Cidade
Prefeitura promove o VI Seminário de Benzedeiras e Benzedores de Alegrete no dia 17 de dezembro
PROGRAMAÇÃO:
8h45 – Benção dos Benzedores
9H – Mesa Oficial de Abertura – (Prefeito, Câmara, AUFAMISMA, Coordenação do Evento, CTG Farroupilha, Representante do Governo do Estado – Cézar Oliveira)
9h30 – Apresentação do Projeto Fluir Alegrete (Nadia mileto/Márcia Amaral)
9h45 – Manifestação da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) – Live Deputado Federal Giovani Cherini (PL) / Presidente)
9h50 – Manifestação do Prof. Dr. Ricardo Monezi – (Atuação nas PICS/MS )
10h – Manifestação da Coordenação de PICS DE PORTO ALEGRE – Dra. Márcia Jacobsen)
10h15-Apresentação do Projeto “Benzedeiras e Benzedores no SUS” – Secretária de Saúde Haracelli Fontoura/Mariana Santos (Diretora da Atenção Primária em Saúde)
10h30 – APRESENTAÇÃO “Proposta de uma “Rota das Benzedeiras e Benzedores do Baita Chão Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo – Caroline Figueiredo
10h45 – Benzedeiras e Benzedores Do Rio Grande – Escritora e Folclorista Elma Sant’anna
11h05 – “A ressignificação das Práticas Tradicionais do Povo Gaúcho”(Psicanalista Iolanda Oliveira)
11h25 – Cézar Oliveira – Cantor/Compositor – Adido Cultural do Governo do Estado
12h00 – Apresentação Musical Cézar Oliveira e Artistas do Baita Chão;
12h30 às 13h30 – INTERVALO DE ALMOÇO
13h30 – Dançando as “Mães Antigas” – a Dança Circular Sagrada com a Focalizadora Maria Izabel Ziani
14h – Homenagem às benzedeiras que partiram (Dona olga, Vó Tina, Vó Gena – Filme com depoimento das mesmas)
15h30 – Roda de depoimentos de benzedeiras e benzedores (Coordenação dos Benzedores do Projeto Fluir Alegrete – Felipe Gerúntio, Otacílio Ribeiro, Terezinha Veloz)
16h – Bênção de encerramento– (Benzedores presentes)
Durante toda a realização o evento terão benzedores benzendo os participantes e bancas com produtos da nossa terra, além dos livros de Elma Sant’anna, neste evento é aguardando a confirmação do cantor e Adido Cultural do governo do estado, Cezar Oliveira, o qual quer ver como desenvolvem e como estão resgatando está prática aqui em Alegrete
Cidade
FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE
Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS.
No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.
“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).
📸 Cristiano Guerra
Cidade
Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.
Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada
Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.
A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.
Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Cidade
MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete
Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.
Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.
A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.
O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).
“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.
O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia11 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado