Contato

Tempo

Fenômeno raro: Neve chega ao Oeste do RS

Neve chegou à Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul nesta noite. Imagens da NNTV, canal parceiro da MetSul Meteorologia no município de Quaraí, mostram queda de neve fraca nesta noite na cidade de fronteira com Artigas, no Uruguai, situada no Oeste gaúcho. Veja:
A ocorrência de neve na região é extremamente rara. A última recordação de neve no Oeste do Rio Grande do Sul da MetSul é durante uma potente onda de frio em 2005 que chegou a trazer neve com trovoadas na área de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense.
 
A temperatura em Quaraí, no momento da precipitação, era de 5°C. Com o perfil muito seco em baixos níveis da atmosfera pela circulação ciclônica os flocos de neve que deixam as nuvens se conservam e a neve alcança a superfície mesmo com temperatura alta pra nevar (não perto de 0°C).
 
A neve no Oeste do Rio Grande do Sul sinaliza uma dinâmica atmosférica totalmente distinta da observada ao longo desta segunda-feira em que a neve ocorreu entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto de Palmas por conta da interação do ar gelado com uma frente fria. Agora, fenômenos invernais podem ocorrer por conta da circulação de umidade de um ciclone intenso situado a Leste do Uruguai e que começa a espalhar nuvens pelo Rio Grande do Sul.
 
Por isso, ao longo das próximas horas e no decorrer da terça não se pode descartar neve ou chuva congelada em locais em que os modelos numéricos sequer indicam chance de precipitação invernal, um cenário que a MetSul vem enfatizando deste o domingo, uma vez que as simulações computadorizadas não conseguem projetar com precisão estes eventos isolados de circulação.
 
Assim, não será surpresa se nas próximas horas e ao longo da terça surgirem mais relatos de chuva congelada ou neve em diferentes pontos da geografia gaúcha, inclusive de baixa altitude e ao nível do mar, uma vez que a circulação ciclônica estará interagindo com um perfil vertical extremamente frio da atmosfera e o pico de intensidade desta erupção polar que deve ocorrer entre a madrugada e a manhã desta terça-feira.
 
Publicidade
Comentários

Tempo

O Ibirapuitã está com 12,78m e parou de subir

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 03/05/2024
Horário: 18h00
Nível do rio Ibirapuitã: 12,78m (estabilizando)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 439
Total de famílias atingidas: 154
Famílias desabrigadas: 75
Pessoas desabrigadas: 203
Famílias desalojadas: 79
Pessoas desalojadas: 236
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha, SAAIA, Ginásio EMEB Euripedes Brasil Milano, Quadra da Nós Os Ritmistas, IRMA, Parque Dr Lauro e Igreja Quadrangular
Bairros atingidos: Vila Nova, Santo Antônio, Macedo, São João, Ibirapuitã, Promorar, Canudos, Tancredo Neves, Renascer, Centro e Rui Ramos
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544
Observação: *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Alegrete com o apoio do Exército Brasileiro e voluntários.
Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Tempo

231 pessoas atingidas pela enchente em oito bairros de Alegrete

Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 02/05/2024
Horário: 08h00
Nível do rio Ibirapuitã: 12,34 (em elevação)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 231
Total de famílias atingidas: 77
Famílias desabrigadas: 35
Pessoas desabrigadas: 101
Famílias desalojadas: 42
Pessoas desalojadas: 130
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha, SAAIA, Ginásio EMEB Euripedes Brasil Milano e Quadra da Nós Os Ritmistas
Bairros atingidos: Vila Nova, Santo Antônio, Macedo, São João, Ibirapuitã, Promorar, Canudos e Tancredo Neves
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544

Observação: *Acumulado de chuvas nas últimas 24h: 63.4mm 48h: 119.8mm 72h: 191.8mm (fonte CEMADEN). *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Alegrete com o apoio do Exército Brasileiro e voluntários.

Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.

Continue lendo

Tempo

Mudou o clima em Alegrete no final da manhã

O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul.  Nuvens escuras cobriram Alegrete no final da manhã.  As imagens de radar meteorológico mostram a chuva avançando pela fronteira com o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul enquanto a maior parte do território gaúcho segue com sol, nuvens e temperatura elevada.

A tendência para as próximas horas é a instabilidade se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, avançando até a noite para pontos do Centro do Estado, o que pode fazer Santa Maria ter chuva ainda hoje.

Segundo a MetSul Metereologia, este é o começo de um período de vários dias com abundante nebulosidade, alta umidade, instabilidade e chuva.

A mudança do tempo mais generalizada vai ocorrer amanhã, quando se espera a instabilidade atinja todas as regiões gaúchas, inclusive a de Porto Alegre que tem uma quarta-feira de sol e nuvens com temperatura de 28ºC à tarde.

A sequência de vários dias com instabilidade fará com que a maior parte do estado gaúcho feche maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.

 

Nos próximos dias, não vai chover o tempo todo e ocorrerão vários intervalos sem chuva, e alguns até com registro de aberturas e a presença do sol, mas o tempo não firma ao menos até segunda-feira.

A previsão é que chova no Rio Grande do Sul de hoje até segunda-feira.

 

 

Continue lendo

Popular