Contato

Polícia

Estudante registra meteoro longo sobre Alegrete

No início da noite de Terça-Feira (18/05), as 22:23 UTC (19:23 Horário Local), um meteoro longo e brilhante passou sobre o céu de Alegrete/RS e foi registrado pelo estudante e astrônomo amador José Eduardo. Ele é o responsável pela Estação (1200 – JCN1) de monitoramento de meteoro da Rede Exoss, ligado ao Projeto CAMS (O Sistema CAMS é ligado ao Instituto SETI da Nasa, onde visa formar um banco mundial de dados de meteoros, fornecendo dados para estudos e pesquisas ( http://cams.seti.org/ 

 

 

“Quem conseguiu visualizar esse meteoro, pedimos que faça o relato no site: exoss.imo.net”, solicita o estudante, , “raramente eventos como esses acontecem de meteoros longos e com brilho intenso como esse e também possivelmente regiões próximas da cidade de Alegrete também conseguiu visualizar esse evento”, observou.

Os meteoros são eventos que ocorrem diariamente, todos os dias, o Planeta Terra é bombardeado de fragmentos de detritos de rochas espaciais ou lixo espacial.

Não conseguimos visualizar de dia pelo motivo de ter a presença da luz solar e além que os detritos são muito pequenos e magnitude (Brilho) Fraco, mas já ocorreu algumas visualizações de meteoros do tipo Fireball/Superbólido com brilho incrivelmente elevado no turno diurno.

Um exemplo foi no dia 15 de fevereiro de 2013, na Rússia, e outro avistamento durante o entardecer, em 25 de Março de 2019, em Florianópolis/SC.  Entrando no contexto do Termo Meteoro, é quando uma luz associada ao fenômeno físico resultante da entrada em altíssima velocidade de um objeto sólido do espaço em nossa atmosfera.

“Estudar meteoros é muito importante, quando o meteoro é detectado, realizamos as analises, podemos ver as classificações do radiante que aquele meteoro faz parte”, ressalta José Eduardo.

Mas, afinal, o que é um radiante? Ponto a partir do qual parece irradiar uma chuva de meteoros. Os meteoros seguem um curso paralelo, porém do nosso ponto de vista a linha parece voltar para uma região, o radiante. O efeito é o mesmo dos trilhos de trem que parecem se unir no horizonte. Embora os percursos permaneçam paralelos, eles parecem divergir a partir de um ponto.

 

O nome das chuvas de meteoros é dado de acordo com a constelação em que está o radiante. “Algumas semanas atrás tivemos a visualização do pico (Auge/Aumento) de meteoros na Chuva de Meteoros Liryds, que tinha seu radiante na constelação de Lira)”, informou o astrônomo amador.

Com os dados analisados e enviado à instituição de pesquisa então é feito o estudo: se é possível, e se há algum novo radiante de meteoro, ou se há algum perigo de colisão de algum fragmento de rocha. No entanto, as chuvas de meteoros podem oferecer uma pista.

A Rede de Monitoramento Exoss, tem objetivos de registrar meteoros e desenvolver estudos astrométricos e astrofísicos, além de catalogar novos radiantes do hemisfério sul, colaborar com instituições de ensino e pesquisas contribuindo com a sociedade e incentivar a produção de artigos científicos.

Para obter mais informações sobre os tipos de nomenclaturas de meteoros acesse o nosso site que está logo abaixo na descrição.

SAIBA MAIS: http://press.exoss.org

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

PRF prende homem com carga de agrotóxicos contrabandeados

Na tarde desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando agrotóxicos em um Kadett com placas de Itaqui. A ação ocorreu na BR 472 em Uruguaiana.

Os policiais realizavam uma operação de combate aos crimes transfronteiriços quando deram ordem de parada ao veículo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram a mercadoria, acondicionada nos bancos traseiros e no porta-malas. Foram apreendidos 17 galões, totalizando 160 litros, além de 2 sacos contendo 29 kg de agrotóxicos de origem uruguaia, uma substância proibida no Brasil.

O homem, de 58 anos e natural de Itaqui, com antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a mercadoria e o carro apreendidos.

Continue lendo

Polícia

Veículo cai de cima de uma ponte e deixa uma vítima fatal

Na manhã desta sexta-feira, (3), por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um grave acidente que envolveu um carro que caiu de uma ponte, ocasionando o óbito de uma passageira e deixou o motorista ferido. O fato ocorreu no Km 152 da BR 293, em Candiota, na ponte sobre o rio Jaguarão.

 

Pelos levantamentos preliminares realizados no local, foi verificado que se tratou de um acidente do tipo saída de pista envolvendo um HB20 com placas de Santa Maria.

A passageira do carro, uma mulher de Santiago, 36 anos, foi a óbito no local do acidente. O motorista, 37 anos, também de Santiago, foi socorrido com lesões leves pelo SAMU para o hospital em Bagé.

O trânsito não foi afetado. Os Bombeiros de Bagé auxiliaram no resgate do motorista. O IGP foi acionado para realizar a perícia no local.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil identifica o corpo encontrado nos Canudos

Sobre o corpo encontrado ontem à noite: a vítima foi identificada pelos familiares como sendo TALISSON DOS SANTOS MOMBAQUE, de 19 anos, morador da cidade.

A causa da morte foi estrangulamento e a vítima possuía sinais de espancamento. A Polícia Civil já trata o caso como homicídio doloso e está investigando a fim de apurar, o quanto antes, a autoria do fato.

A investigação é sigilosa e qualquer informação que contribua pode ser feita no número (55) 984511689 (sigilo garantido).

Continue lendo

Popular