Contato

Polícia

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nesta terça-feira, 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Prefeitura de Alegrete, através do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, destaca que a data precisa ser lembrada no enfrentamento ao referido fenômeno, pois os casos de violência continuam ocorrendo.
Segundo dados atuais do CREAS Alegrete, de janeiro à abril de 2021, apontam que meninas são as vítimas em 100% dos casos atendidos no serviço, no período citado. São vítimas meninas em 46% das denúncias recebidas, ao longo de 2019, segundo dados levantados pelo Disque Direitos Humanos (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos).

A violência sexual, seja abuso sexual ou exploração sexual, a qual tem como objetivo obter lucro ou gratificação econômica, vem em segundo lugar nos índices coletados no serviço, ficando atrás somente dos índices de violência física ou psicológica, na qual as meninas também são a maioria das citadas nas denúncias recebidas no CREAS no ano de 2021. A família ainda é o espaço, conforme estudos sobre o tema, onde ocorre a maior incidência de violência sexual contra crianças e adolescentes, em 73% dos casos, segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social é um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Trabalha de acordo com os parâmetros do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que atende pessoas em situações de violação de direitos ou de violências. Entre elas, a vitimização sexual de crianças e adolescentes.

Na realidade local, de acordo com suas especificidades, o abuso sexual contra crianças e adolescentes mobiliza atendimentos nas diferentes áreas das políticas públicas, como serviços de assistência social, como o CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e Moradia Transitória e ainda mecanismos da saúde pública, como as ESFs e CAPSI, bem como profissionais que atendem as situações no âmbito privado. “A nossa rede de atendimento atua para dar todo suporte às vítimas de violência. Nossos profissionais são capacitados para oferecer um tratamento e um encaminhamento aos casos de forma rápida, profissional e cuidadosa durante todo o processo. É muito importante que as pessoas denunciem casos de abuso e exploração sexual”, declarou a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferati.

As denúncias de abuso ou exploração sexual podem ser feitas através do Disque 100, Ligue 180, Delegacias de Polícia ou Conselho Tutelar.

Publicidade
Comentários

Polícia

Fim-de-semana agitado no plantão da BM

 

*PRISÃO POR LESÃO CORPORAL*
Em 23 de novembro de 2024, por volta das 00 h e 05 min, uma guarnição da Brigada Militar atendeu ocorrência de lesão corporal no bairro Novo lar. No local foi encontrado um indivíduo de 46 anos esfaqueado com diversos cortes pela cabeça. Foi acionado o SAMU para atendimento. Após informações dos populares a Brigada Militar conseguiu localizar e prender o autor das lesões.

*POSSE DE ENTORPECENTE*

As 02 h e 45 min, após denúncia ao 190, a Brigada Militar procedeu abordagem de indivíduos em um bar na Rua Bento Manoel, no ambiente fiscalizado foi encontrado e apreendido uma porção de cocaína sobre uma das mesas. Feito o registro no local.

*PRISÃO POR DIREÇÃO PERIGOSA*

As 05 h e 42 min, uma guarnição da Brigada Militar flagrou condutor exibindo em via pública manobras perigosas, frenagens e derrapagens, bem como arrancada brusca, colocando assim em risco a integridade física dos demais usuários da via.

Foi abordado, identificado e oferecido o teste do etilômetro, porém o mesmo não aceitou, sendo notificado pela recusa, por direção perigosa, por dirigir sem CNH. Notificado também o proprietário do veículo por permitir a condução por pessoa não habilitada. O veículo foi recolhido ao depósito do Detran/RS.

*LESÃO CORPORAL NA CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR*

As 16 h e 40 min, a Brigada Militar atendeu ocorrência de Lesão Corporal na Condução de Veículo Automotor. A vítima que deslocava de motocicleta pela avenida Dr Lauro Dornelles teve sua frente bloqueada por um automóvel que deslocava em sentido contrário e ao fazer a conversão a esquerda, ocorreu o abalrroamento. A vítima restou lesionada com escoreações e fortes dores na perna e braço do lado direito.

*ISOLAMENTO DE LOCAL*

As 18 h e 30 min, no interior do município, uma guarnição da Brigada Militar efetuou isolamento de local onde foi encontrado sem vida um senhor de 47 anos. Foi acionado a Polícia Civil para os trâmites pertinentes.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é entubado após ser agredido de facão por um vizinho

A briga aconteceu na invasão próxima ao bairro Maria do Carmo. Os dois discutiram e estavam armados.A BM atendeu o B.O

A briga entre dois vizinhos culminou com os dois feridos, mas um deles em estado grave, já estando entubado na Santa Casa de Caridade.

 

A dupla mora na invasão ao lado do bairro Nossa Senhora do Carmo, na zona sul de Alegrete.

Os dois estavam bebendo na rua quando houve um desentendimento. Como estavam portando arma branca, acabaram desferindo golpes de adaga e faca.

Um deles já tinha passagem pela Polícia e ficou com ferimentos mais leves.

O outro, o que foi entubado, é trabalhador rural e ficou com cortes severos na cabeça.

Continue lendo

Polícia

Motorista alcoolizado invade pista a causa morte de policial rodoviário

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF.

Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido Bagé – Pelotas. O motorista da carreta (52 anos e natural de São Borja) fez o teste do bafômetro que constatou que ele dirigia embriagado (0,49 mg/L). Ele recebeu voz de prisão e será encaminhado para a delegacia assim que for liberado do hospital.

O PRF que estava dirigindo a viatura (56 anos e natural de Dom Pedrito) morreu no local. O policial que estava na carona ficou ferido, mas não corre risco de morte.

O motorista do caminhão teve lesões e foi encaminhado para o hospital, o passageiro morreu no local. Ambos ainda não tiveram a identidade confirmada.

O trânsito no local se encontra em meia pista para a realização das perícias, com possibilidade de bloqueios totais ao longo da noite e madrugada.

 

Continue lendo

Popular