Contato

Manchete

Sigma prevê mudança radical do clima depois desta terça-feira abafada

Notícia boa! Depois do período prolongado de tempo seco, umidade e chuvas devem voltar a afetar parte do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina nesta semana

Um intenso fluxo de ar quente oriundo do norte da América do Sul direcionado para o sul do continente, já vem se estabelecendo ao longo dos últimos dias. No RS, ontem já tivemos marcas entre 37°C e 38°C em muitos municípios da Fronteira Oeste e Noroeste, ao passo que municípios da faixa leste ainda com predomínio de ventos do quadrante leste (ventos oceânicos mais frescos) não tiveram tanto calor, como Porto Alegre que anotou 30,7°C na estação do INMET localizada no Jardim Botânico. Entretanto, a massa de ar quente se intensifica entre hoje e amanhã, tornando o calorão generalizado e proporcionando marcas entre 35°C e 40°C (pontualmente superiores) em grande parte do RS e do oeste de SC e do PR, especialmente na quarta-feira (25/11), que é quando o chamado “calor pré-frontal”, ou simplesmente “calor que antecede a chegada da frente fria” deve ser mais intenso em áreas do leste, incluindo a região dos Litorais e próximo da Lagoa dos Patos, incluindo Porto Alegre. 

 

No Uruguai e no centro Argentino, o calor deve ser mais intenso hoje, já que amanhã, a instabilidade associada ao sistema de baixa pressão atmosférica no interior do continente (cavado em superfície) e frente fria com trajetória marítima deve provocar chuvas e tormentas, trazendo diminuição das temperaturas. Em algumas Províncias do norte Argentino são aguardadas marcas entre 40°C e 44°C, com valores pontualmente superiores. No Uruguai, a advecção quente (transporte de ar aquecido) deve ser tão intenso, que algumas localidades de departamentos do sudoeste, oeste e noroeste do país podem ter marcas entre 38°C e 40°C (pontualmente superiores) na tarde de hoje. As figuras abaixo mostram a projeção de temperaturas máximas para a tarde desta terça e quarta-feira no Sul do Brasil, norte da Argentina e Uruguai. 

Projeção de temperaturas máximas do modelo WRF para essa terça e quarta-feira (25/11).
Projeção de temperaturas máximas do modelo alemão ICON para essa terça e quarta-feira (25/11).

A notícia boa depois desse calorão todo é que diferentemente do que ocorreu na última semana, com predomínio de dias com grande amplitude térmica e ensolarados, os próximos 7/10 dias serão de maior quantidade de umidade e de chuvas em áreas do Cone Sul (Argentina, Uruguai e Sul do Brasil). Isso não quer dizer necessariamente que irá chover em todas as áreas e durante todos os dias a partir de amanhã, mas que teremos um período marcado por dias de instabilidade e condição para chuvas em diferentes pontos. A imagem de satélite (Canal 2 do Goes-16) do início da tarde de hoje já mostrava uma grande quantidade de nuvens (tons brancos) e de descargas elétricas (pontos amarelos) associados a aproximação de uma nova frente fria pelo centro da Argentina (figura abaixo).

 

Imagem de satélite mostrava instabilidade associada ao avanço de uma nova frente fria pelo centro da Argentina. 

Entre o final do dia de hoje e ao longo de quarta-feira, essas instabilidades devem alcançar o Uruguai, provocando pancadas de chuva, algumas fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento entre 50/70 km/h, pontualmente fortes (> 80 km/h). A partir da tarde de quarta, o ar mais frio e denso associada as chuvas no Uruguai, deve alcançar a Fronteira com o RS, e ao encontrar um ambiente muito aquecido e instável no RS, deve desencadear a formação de uma “frente de rajada” ou simplesmente “viração de vento” conhecida por muitos. Apesar das chuvas alcançarem pontos do Sul gaúcho, Campanha e Fronteira Oeste até a noite de quarta, essas rajadas de vento do quadrante sul e “secas”, ou seja sem precipitação, devem ocorrer em pontos do centro e noroeste do estado, incluindo a região de Santa Maria, São Borja e próximo de Santa Rosa, Capital e Região Metropolitana. De maneira geral, são aguardas rajadas de vento entre 50/80 km/h, no entanto, em função do ambiente muito instável, há possibilidade de rajadas fortes de vento pontualmente superiores aos 80-100 km/h, nas regiões anteriormente citadas, o que merece atenção.  

Ao longo da quinta-feira, as chuvas se espalham por todas as áreas do RS e praticamente por toda SC, incluindo a região de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Chapecó e Lages e há condição para chuvas localmente fortes acompanhadas de trovoadas, sem descartar novos episódios de vento mais forte e com granizo em pontos isolados. Na quinta e sexta-feira, o forte calor e abafamento ainda se farão presentes em algumas áreas do Uruguai e SC e principalmente do PR, onde a condição maior para chuvas e temporais fica por conta da sexta.

 

As figuras abaixo mostram a projeção de alguns modelos para as rajadas de vento associadas a a aproximação das chuvas nesta quarta-feira (25/11):

 

Rajadas de vento em km/h projetadas pelo modelo alemão ICON.
Rajadas de vento em km/h projetadas pelo modelo WRF.

Os dias posteriores devem ser marcados por condições favoráveis a ocorrência de pancadas de chuva e alguns temporais em diferentes pontos do Cone Sul. A imagem abaixo mostra a projeção de acumulado de chuva (mm) por diferentes modelos de previsão do tempo para o Sul do Brasil. 

Precipitação acumulada projetadas por diferentes modelos determinísticos e ensemble de previsão do tempo até o próximo dia 01/12/2020.

Serviços mais personalizados e detalhados com maior antecedência para diferentes segmentos civis, você pode obter entrando em contato pelo WhatsApp da Sigma (53) 9705-3213 ou pelo nosso e-mail: [email protected].  

Fonte da imagem de capa desta matéria: Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte/2018.

Conheça o SIGMA WEB

a partir de 16,65

Imagens de satélite, modelos numéricos, climatologia e muito mais.

 

 

Publicidade
Comentários

Manchete

Caso Márcio dos Anjos. Tios do bebê morto pelo pai, também irão à Júri

Os dois réus, tios do menino Márcio dos Anjos Jaques, de 1 ano e 11 meses, morto em agosto de 2020, devem ir à júri popular. A decisão é do Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, titular da Vara Criminal da Comarca de Alegrete, proferida em sentença de pronúncia nesta segunda-feira (7/4). Cabe recurso da decisão.

Eles respondem por homicídio qualificado majorado, na forma comissiva por omissão, por terem se omitido nos cuidados com a criança entre os dias 14 e 16/8/20, quando o menino já havia sido agredido pelo pai. Os réus respondem também pelo crime de maus-tratos majorado, ocorrido entre maio e agosto de 2020, contra pessoa menor de 14 anos.

Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime de homicídio foi cometido com crueldade, contra pessoa vulnerável, e os tios tinham assumido a responsabilidade de impedir o resultado ao ficarem cuidando da criança. Inicialmente, os tios estavam no processo apenas por maus-tratos seguidos de morte, mas após a decisão do magistrado, a denúncia foi aditada para incluir homicídio qualificado majorado e maus-tratos majorado.

Na sentença de pronúncia, o Juiz destacou que há elementos nos autos que apontam para a possível responsabilização dos réus pela omissão diante do sofrimento da criança. Segundo o magistrado, “uma vertente da prova existente nos autos indica a possibilidade de ambos os réus terem exposto a perigo a vida e a saúde do infante, privando-o de cuidados indispensáveis e omitindo-se diante das agressões realizadas por Luís Fabiano (pai). Posteriormente, estando a criança espancada aos seus cuidados, não buscaram atendimento médico para o infante”.

Ainda, conforme a decisão, ao assumirem a guarda da criança enquanto o pai trabalhava os réus passaram a responder pelo dever de proteção e cuidado, e, ao não agirem, por omissão.

Como pontuou o juiz: “essa prova indica que ambos os réus ficaram com a guarda fática da criança espancada, enquanto o genitor estava trabalhando na campanha, razão pela qual, em tese, assumiram a responsabilidade de impedir o resultado ao assumir a proteção da criança de forma tal a conduzir o garantido a uma decisiva dependência em relação aos sujeitos garantes enquanto da ausência do genitor”.

O Caso

O Ministério Público, inicialmente, imputou aos réus o crime de maus-tratos que resultou em morte. No entanto, após decisão judicial, o Ministério Público aditou a denúncia no caso Márcio dos Anjos, incluindo os tios da vítima como acusados pelo crime de homicídio qualificado majorado por omissão.

Eles passaram a responder criminalmente por maus-tratos majorado pela idade da vítima no período de maio até agosto de 2020 e, também, entre os dias 14 e 16/8/20, pelo crime de homicídio qualificado majorado, pois, mesmo cientes das agressões sofridas pelo menino, praticadas pelo pai, Luís Fabiano Quinteiro Jaques, não o levaram para atendimento médico.

Durante esse período, os tios deixaram de prestar os cuidados básicos indispensáveis à saúde da vítima, o que agravou seu estado clínico. A criança apresentava lesões graves, como hemorragia subdural e edema cerebral, e só foi levada ao hospital em 16/8/20, já em estado crítico. Ela faleceu no dia seguinte, 17/8/20.

O pai da vítima foi pronunciado e julgado, em outubro de 2023, pelo Tribunal do Júri, sendo condenado por homicídio qualificado majorado, com emprego de tortura, além do crime de tortura por submeter o filho a intenso sofrimento físico e mental por meio de castigos repetitivos.

Continue lendo

Manchete

Tragédia no Vale do Taquari: Acidente com ônibus de estudantes da UFSM deixa ao menos oito mortos em Imigrante

Imigrante, Vale do Taquari (RS) – Uma grave tragédia abalou o município de Imigrante, no Vale do Taquari, na manhã desta sexta-feira (4). Um acidente de trânsito envolvendo um ônibus resultou na morte de pelo menos oito pessoas.

O veículo transportava estudantes e docentes do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que realizavam uma visita técnica.

Segundo informações preliminares fornecidas pelo subcomandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Douglas da Rosa Soares, o ônibus teria perdido os freios e capotado em uma ribanceira. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) detalhou que o veículo seguia no sentido Teutônia/Imigrante quando saiu da pista pelo lado esquerdo, vindo a perder o controle e despencar.

Além das oito vítimas fatais, um número ainda não confirmado de feridos foi socorrido e encaminhado para hospitais da região. A rodovia chegou a ser totalmente bloqueada nos dois sentidos para o atendimento da ocorrência, sendo liberada posteriormente.

O grupo de estudantes e professores da UFSM estava em Imigrante para uma visita técnica ao cactário Horst. Em nota oficial, a universidade manifestou profundo pesar e informou que está deslocando uma equipe multidisciplinar para prestar apoio às vítimas e seus familiares. A instituição também decretou luto oficial de três dias em decorrência da fatalidade.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Lajeado para os procedimentos legais. A Prefeitura de Imigrante informou que os feridos resgatados foram distribuídos entre o Hospital Ouro Branco, em Teutônia, o Hospital Estrela e o Hospital Bruno Born, em Lajeado, para receberem atendimento médico.

As causas precisas do acidente ainda serão investigadas pelas autoridades competentes. A comunidade acadêmica da UFSM e os moradores do Vale do Taquari lamentam profundamente a perda irreparável de vidas nesta trágica ocorrência.
Com informações do CP
Imagem: BM

Continue lendo

Manchete

Confira a programação do Festival da Linguiça

SEXTA-FEIRA – 04/04/2025

Mangueirão
8h – início Prova do Redomão

Pavilhão de Negócios – FEIND
9h – Pronunciamentos de abertura do Pavilhão de Negócios
9.30h – Programa Exporta RS da SEDEC /Governo do Rio Grande do Sul
10.30h – Reunião de Secretários de Desenvolvimento Econômico do RS
14h – Palestra “A importância dos RTs e das Agroindústrias para o Desenvolvimento Regional” – Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV
15.30h – Palestra “A Estância de Yapejú no Oriente do Rio Grande” – Daniel Cortazzo – historiador de Montevideo/Uruguai
16.30h – Reunião Conselho Municipal de Turismo

Casarão
8h – Reunião Técnica de Fruticultura da Fronteira Oeste
14h – I Seminário de Irrigação IRRIGA+RS da SEAPI/Governo do Rio Grande do Sul
16h – Reunião dos Prefeitos da AMFRO/Codepampa
18h – Abertura do Calendário Municipal de Eventos Esportivos da SECEL/PMA
19 h – Reunião Citadinho

Arena do conhecimento – Pista de remates
10h: Palestra “Oportunidades e Desafios” – Patrícia Reis da Luz. – Analista Sebrae/RS
11h: Palestra “Turismo Rural, um novo conceito de desenvolvimento em espaços rurais” – Gladis Pippi – consultora Sebrae/RS
12h: Case de Turismo Rural da Região – com a produtora Anita Rodrigues

Pavilhão do Artesanato – bovinos
10.30h – Pronunciamentos de abertura do Pavilhão do Artesanato e Turismo do Baita Chão

Estande SRA
18h- Oficina de harmonização de vinhos, linguiça e produtos Sabor do Alegrete. Inscrições pelo whats 55 991593470 – valor R$ 30,00
19h – Oficina de harmonização de azeite de oliva, linguiça e produtos Sabor do Alegrete. Inscrições pelo whats 55 991593470 – valor R$ 30,00

Restaurante do Parque
19h – Solenidade de Abertura Oficial do III Festival Estadual da Linguiça Campeira

Palco Principal
19h – Sorteio do Carro Fiat Mobi pela Nota Fiscal Gaúcha da PMA
21h – Show Os Chacreiros
22h – Show Flor y Truco
23.30h – Show Quarteto Coração de Potro e Marcelo Oliveira

No parque
14h às 17h – Visita Técnica IG linguiça campeira nos estandes das agroindústrias

SÁBADO – 05/04/2025

Mangueirão
8h – início prova Redomão
A partir das 15h – início prova da Gineteada

Pavilhão de negócios – FEIND
9h – Programa Exporta RS
10h – Reunião Regional de Entidades Empresariais da Fronteira Oeste

Casarão
10h – Reunião técnica da SARGS e CREA/RS
11h – Palestra “Desafios da cadeia de suprimentos automotivos no Brasil” – Marco Antônio Machado – Presidente do Sincopeças do RS

Restaurante
9h – Início Concurso Gastronômico “Tudo que tiver Linguiça” – 3ª edição
16h – workshop gastronômico com chef Gabriel Freitas

Estande do SRA
9h – Reunião com Agroindústrias sobre o SISBI com a SEAPI/Governo do Rio Grande do Sul

Palco Principal
21h – show Patricia Pedrozo
22h – show Taureando
23.30h – show Catherine Wernes

No Parque
12h – Baita Linguiça – frente ao casarão

DOMINGO- 06/04/2025

Mangueirão
8h – início Redomão
A partir das 15h – final da gineteada com apresentação do Bruxo dos Potros

Restaurante
11h – workshop gastronômico com chef Matheus Troglio – Sistema Fecomércio. Inscrições gratuitas no local.

Praça de Alimentação
16h – Mateada da Tradição 4ª RT

No Parque
16.30h – Mostra de Cães / URCAMP – área verde próxima remates

Palco Principal
18h – show do Evandro do Carmo e Grupo Rincão
19h – Show Adair de Freitas e Juliano Moreno
20.30h – Show Joca Martins

 

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO E ATIVIDADES DO EVENTO NO INSTA @FESTIVALDALINGUICAALEGRETE

Continue lendo

Popular