O Ministério da Saúde confirmou 77 casos do novo coronavírus no Brasil. O boletim foi divulgado na tarde desta quinta-feira. Além disso, a pasta divulgou que o país tem 1.422 suspeitas de Covid-19. São Paulo é o estado com o maior número de pacientes com testes positivos para o vírus, com 42 casos; seguido de Rio de Janeiro, com 16 casos confirmados.
O estado de São Paulo é também o que possui o maior número de casos suspeitos do vírus, com 704 pacientes sendo investigados; seguido de Minas Gerais com 117 casos suspeitos do novo coronavírus.
Mais cedo, o Ministério da Saúde regulamentou os critérios de isolamento e quarentena que deverão ser incorporados pelas autoridades de saúde local para pacientes com suspeita ou confirmação para o novo coronavírus. A medida faz parte das ações para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) decorrentes do coronavírus. Outra medida anunciada hoje foi a ampliação do número de leitos que podem ser montados nos estados para receber pacientes com Covid-19. De acordo com a pasta, serão 2 mil leitos. O ministério informou que há 28 mil leitos habilitados pelo governo federal no SUS.
Rio de Grande do Sul
Conforme os dados epidemiológico atualizados, o Rio Grande do Sul permanece com quatro casos confirmados para o Covid-19 e 81 casos suspeitos do vírus. Destes, dois pacientes estão em Porto Alegre, um em Caxias do Sul e um em Campo Bom.