Contato

Cidade

Internauta registra calor recorde em Alegrete

Você acha que o calor está insuportável? Não está enganado. Alegrete pode ter superado hoje uma sensação térmica inigualável. Um internauta enviou um registro de temperatura acima dos 60 graus centígrados na tarde deste dimingo, no asfalto da rua Bento Gonçalves, próximo ao Parque dos Aguateiros.

As 14h40 a foto do termômetro digital apontou esta temperatura inédita. Na sexta-feira já havia batido os 50 graus, enquanto o relogio digital próximo a ponte Borges de Medeiros marcava 46 graus centígrados conforme post do Em Questão em sua página no facebook.

 

A sala do SEMA apontou naquele dia Bagé como a cidade mais quente com 41C.

O calor intenso, porém, já estragou o verão de vários endereços em Alegrete porque a Prefeitura autorizou à RGE exterminar com dezenas de árvores na zona urbana. Seria um total de 348, mas a pressão da população nas redes sociais levou a Secretaria do Meio Ambiente recuar e suspender o abate de árvores.

Em troca a RGE plantaria um total de 800 mudas de espécie nativa nas margens do rii Ibirapuitã. A alegação da multinacional chinesa é de as árvores colocam em risco a segurança da população em dias de vendavais, uma vez que as vezes elas caem sobre a rede elétrica.

Na semana passada um poste quase tombou na rua Visconde de Tamandaré, no centro da cidade, sem ter árvore por perto, mas por negligência da empresa em não ter feito a substituição em tempo hábil.

Quem já teve árvore abatida pela RGE nada pode fazer. Arcou com o prejuízo da falta de sombra natural em frente à sua casa. Com um termômetro mostrando temperaturas acima de 50C é possivel imaginar o dano causado por esta desastrada ação.

O calor intenso destes últimos dias de dezembro coloca na pauta da cidade esta imprescindível demanda ambiental : Como conciliar ecológicamente o desenvolvimento sustentável frente ao novo cenário do clima?

Publicidade
Comentários

Cidade

União Operária celebra 100 anos de fundação

A instituição tem sido um ponto de apoio e união para a classe trabalhadora ao longo de um século

A União Operária 1º de Maio, um marco na história dos trabalhadores de Alegrete, está completando 100 anos nesta sexta-feira, 25 de abril de 2025. Fundada em 25 de abril de 1925 no antigo Teatro Rio Branco, na Praça Getúlio Vargas.

A presidente da União Operária 1º de Maio, Rosa Irene Madeira, e o advogado do clube, Dr. Sivens Carvalho, comemoram essa data histórica, que representa 100 anos de lutas, conquistas e serviços à comunidade de Alegrete.

Desde sua fundação, a União Operária teve como objetivo unir e ajudar os trabalhadores, organizando campanhas, promovendo a educação sobre direitos trabalhistas e oferecendo apoio em áreas como saúde, assistência funerária e educação para seus membros.

Ao longo dos anos, a União Operária 1º de Maio se tornou um lugar de memória e resistência, mantendo viva a identidade dos trabalhadores de Alegrete e acompanhando as mudanças da cidade.

A celebração deste centenário é um momento para valorizar a história dessa importante instituição e reafirmar seu papel na construção de uma sociedade mais justa para todos.

Continue lendo

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular