Manchete
Semana da Arte desenha galeria a ceu aberto
A II Semana da Arte de Alegrete, no mês de outubro, será marcada por intervenções em pontos diferentes da cidade, numa espécie de galeria a céu aberto. Com tinta e pincel nas mãos e muitas ideias na cabeça, os artistas da terra vão transformar a cidade num mosaico contemporâneo de cores e criatividade para assinalar mais um aniversário de Alegrete.
A abertura da Semana da Arte será no dia 24 de outubro, no Museu Oswaldo Aranha, às 19h, com a mostra “Familiaridade”, da artista plástica Ainez Aranha Rosito, sobrinha de Oswaldo Aranha e o lançamento do livro “Abrindo Porteiras”, da professora Andréa Oliveira. Na oportunidade, o prefeito Márcio Amaral estará anunciando oficialmente a Semana da Arte como evento oficial da cultura do Município através da Lei 6159, de 11 de setembro de 2019.Como atrações artísticas para o momento, o violino de Agler Honorato e Luis e Os Cadillacs – Os Anos 80 Voltaram.
A programação terá prosseguimento no dia 25, com mateada e abertura da exposição fotográfica “Retratos do Alegrete”, a cargo de Moisés Nemitz, com apresentações do CTG Farroupilha e as empresas parceiras Ervateira Taura e Pampa Arrozal Cervejas Artesanais. O Coletivo Multicultural, na rua Barros Cassal,dia 26, terá a exposição fotográfica “Qeqeucoso – Aura de Benzedeira” com fotos de benzedeiras de Alegrete assinadas por Pedro do Amaral e a exibição “Ibirapuitã, o rio Vivo (filme produzido em Alegrete).
Intervenções na Praça Nova e Largo da Viação Férrea
A II Semana da Arte será marcada pela manifestação da arte nas ruas. No dia 27, com a realização da Feirinha da Praça Nova, ocorrerá a entrega das intervenções “Florais” da artista plástica Tina Santos. Haverá mateada e apresentações artísticas. No dia 29, no Largo da Viação Férrea, a entrega da Galeria de Arte a Céu Aberto, a cargo das ceramistas do Casarão das Artes – Simone Carvalho, Lérida Faraco, Zilá leite, Nara Tubino e Jeferson Sanchotene, com apresentações artísticas.
A programação será completada com a Mostra Fotográfica “Olhares Sobre o Campus” Instituto Federal Farroupilha, com professora Rebecca Correa e Silva; Intervenções Artísticas em mosaico “Escadaria da Aba II a cargo do Ateliê Brincando com as Cores, seguindo-se apresentações artísticas e, no dia 31, no SESC, a exibição de Curtas produzidas por alunos da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira-CIEP: “Dandara” – “Generosa”, “As Mães de Romário”, “Inclusão Escolar” e Alegre-te, a Comicidade e o Afeto”.
A II Semana da Arte é promovida pela Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Diretoria de Cultura.
DPCom PMA
Manchete
Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete
Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol
Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.
A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.
A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.
Manchete
Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação
O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.
Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes. Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.
“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais. O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.
Manchete
Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã
Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul
O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.
A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.
O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado