Contato

Cidade

CREAS destaca a importância da lei Maria da Penha

Há treze anos, nesta data, a Lei 11.340 conhecida como Lei Maria da Penha foi sancionada. Nesta data comemorativa, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, salienta a grande relevância dessa lei que representa principalmente uma mudança de paradigma no que tange ao enfrentamento da violência doméstica, e mais especificamente da violência contra a mulher.

O CREAS é um órgão estatal, veiculado a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Alegrete, que tem como atribuição o atendimento e o acompanhamento de indivíduos e famílias vítimas de violência e violação de direitos. Em meio a vasta demanda atendida no CREAS, encontram-se as mulheres vítimas das mais diversas violências.

Através de acompanhamento/atendimento psicológico, social e jurídico, disponibilizados por uma equipe especializada, o CREAS é referência no tocante ao trabalhado com mulheres vítimas de violências.

Embora seja relativamente nova, pois completa pouco mais do que uma década, a Lei Maria da Penha já produziu um impacto significativo na sociedade brasileira, representando assim um marco para a proteção dos direitos femininos ao endurecer a punição pelas agressões cometidas contra mulheres no âmbito familiar e doméstico. Agressões que antes eram aceitas pela sociedade brasileira hoje são concebidas como crimes. A Lei Maria da Penha permite ainda que a justiça adote medidas de proteção para essas mulheres vitimadas.

A referida lei leva o nome de Maria da Penha Maia que ficou paraplégica após levar um tiro do seu marido. Posteriormente, ele ainda tentou matá-la durante o banho. Além disso, Maria da Penha sofreu agressões do marido durante anos. Historicamente subalternizadas pela cultura machista e patriarcal no Brasil, as mulheres sofreram e sofrem diferentes tipos de violência e violações de direitos. O CREAS apresenta-se como um espaço de cuidado e fortalecimento para estas mulheres e suas famílias. Em Alegrete estamos localizados na Praça Getúlio Vargas, 3º andar do Centro Integrado Renato Jaques (antigo Fórum). Os telefones para contato são: 3961 1123 e 0800 644 1622.

Equipe CREAS

Publicidade
Comentários

Cidade

Corsan anuncia ampliação da rede de esgoto em Alegrete

Alegrete receberá novas obras de ampliação da rede de esgoto entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte dos investimentos da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033.

As intervenções ocorrerão em dois bairros da cidade. No Capão do Angico, os trabalhos serão realizados na Rua Carvalho, Avenida Espinilho e Avenida Ibicuí. Já no bairro Vera Cruz, as obras acontecem nas ruas Colômbia e Maximino Grilo. As ações incluem a implantação de novas redes coletoras e a recomposição do pavimento.

Durante o período, os locais estarão devidamente sinalizados. Equipes de Responsabilidade Social da Corsan acompanharão os trabalhos para orientar os moradores sobre o funcionamento da rede e os próximos passos após a instalação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9676-8548 ou pelos canais oficiais da Companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e telefone 0800 646 6444.

 

Continue lendo

Cidade

Corsan realiza obra de emergência no centro de Alegrete

A Corsan realiza uma intervenção emergencial, nesta quinta-feira, 5, para desobstruir a rede de esgoto na rua Barão do Cerro Largo, visando interromper o extravasamento de esgoto presente na via e normalizar o sistema o mais breve possível.

Com o auxílio de um caminhão hidrojato, as equipes buscam remover o material asfáltico que ingressou na tubulação. O trânsito estará bloqueado no trecho entre a Doutor Quintana e a General Sampaio.

A situação foi decorrente de danos causados à estrutura da tubulação durante os serviços de repavimentação executados pela prefeitura, que acabaram obstruindo a rede e cobrindo os acessos ao coletor de esgoto da região.

Ao longo da avenida, o asfalto também foi aplicado sobre outros pontos de visita, cobrindo registros da rede de água que garantem o abastecimento da região central e da Avenida Eurípides Brasil Milano, o que pode acarretar oscilações no abastecimento de água e a necessidade de futuras intervenções operacionais.

Caso a limpeza por hidrojateamento não seja suficiente, a Companhia já programou uma nova intervenção com abertura da via para esta sexta-feira, 6.

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

 

Continue lendo

Cidade

Verão com “cara” de inverno em Alegrete nesta segunda-feira

Cerração intensa marca o dia após a entrada do verão em Alegrete no RS. A formação desta visão turva e espessa iniciou na madrugada e deu à manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro uma “cara” do inverno gaúcho, naqueles dias de combinações climáticas de umidade e frio.

Em pleno verão, a cerração em Alegrete ocorre devido à combinação de alta umidade, noites mais longas e temperaturas amenas que favorecem a condensação do vapor d’água próximo ao solo. Para a virada do ano, a previsão indica calor intenso, com máximas acima de 30 °C, alternando momentos de sol e pancadas rápidas de chuva típicas da estação.

🌫️ Por que a cerração aparece em dezembro?

– Alta umidade relativa do ar: após dias de chuva ou noites com forte saturação de vapor, o ar próximo ao solo fica carregado de umidade.
– Resfriamento noturno: mesmo no verão, a madrugada pode registrar temperaturas mais baixas. Esse resfriamento favorece a condensação e a formação da cerração.
– Topografia da região: Alegrete, na Fronteira Oeste, possui áreas de relevo suave e várzeas que acumulam umidade, intensificando o fenômeno.
– Transição climática: dezembro marca o início do verão astronômico, mas ainda há resquícios de massas de ar frio que interagem com o calor diurno, criando condições típicas de inverno gaúcho.

🌦️ Previsão para a virada do ano em Alegrete

– Dias 29 e 30 de dezembro: tempo firme, com sol predominante e máximas de até 32 °C.
– 31 de dezembro (Réveillon): céu parcialmente ensolarado, calor forte (33 °C) e baixa chance de chuva (23%). A noite deve ser quente e úmida, com poucas nuvens.
– 1º de janeiro: segue o padrão de verão, com 34 °C e possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde ou à noite.

📌 Em resumo
A cerração que marcou o início da semana é um reflexo da umidade elevada e do resfriamento noturno, mesmo em pleno verão. Já para a virada do ano, os moradores e visitantes da Fronteira Oeste podem esperar um Réveillon quente e abafado, com clima típico da estação: sol forte durante o dia e apenas risco moderado de chuvas rápidas no período noturno.

 

 

Continue lendo

Popular