Cidade
Abertura da 40ª Feira do Livro dá destaque aos que promovem arte e cultura no município
Momento alto para a arte e a cultura alegretenses na abertura oficial da 40ª Feira do Livro de Alegrete realizada na noite de terça-feira, no Largo do Centro Cultural. Autoridades e público em geral prestigiaram o evento que começou com o tradicional ritual da condução da luz do conhecimento simbolizado por um lampião que foi colocado pela patrona da Feira, Eleonora Medeiros, em local de destaque no palco principal.
Na hora dos pronunciamentos, a gerente do Sesc, Cláudia Rizzatti destacou a parceria com o município e desejou uma excelente feira do Livro para todos os envolvidos. A secretária Marcia Dornelles, da Educação, Cultura, Esporte e Lazer referiu-se à Feira como ‘uma jovem senhora que chega aos 40 anos e é importante cuidar bem dela’. Disse que a criatividade não está morrendo, apesar do salto da tecnologia nos tempos atuais. Desejou sucesso à Feira e agradeceu a todas as secretarias municipais que se engajaram no evento, assim como aos parceiros envolvidos.
A patrona Eleonora Medeiros, bem descontraída, lembrou que estivera em Alegrete em outras oportunidades para contação de histórias, mas que desta vez, honrada com o convite para ser patrona da Feira. Referiu-se à centelha da Feira do Livro como luz que não se apaga porque simboliza a cultura. Ao final, recitou uma poesia de sua autoria e ganhou o aplauso dos presentes.
O presidente da Câmara Municipal, Cléo Severo Trindade foi na tribuna da Feira para destacar a importância do evento para a cultura de nosso município e desejou uma excelente Feira do Livro a todos, colocando o Poder Legislativo à disposição.
Prefeito Márcio Destaca a Importância da Leitura
O prefeito Márcio Amaral homenageou a patrona Eleonora Medeiros, referindo-se a ela carinhosamente como a ‘guria do Alegrete’. Disse da importância da leitura para o crescimento pessoal e agradeceu aos seus pais Airton e Vera Amaral – que estavam na primeira fila – que propiciaram a que ele tivesse o hábito da leitura, ‘mas poderia ter aproveitado bem mais’, confessou. O prefeito agradeceu às empresas que são parceiras na Feira e referiu-se à diretora de Cultura Andrea Oliveira pelo seu esforço em favor da cultura e de sua obstinação em manter vivos esses espaços.
Homenagens e Reconhecimento
No segundo momento da abertura da Feira do Livro, a patrona Eleonora Medeiros recebeu uma homenagem dos promotores, através de um troféu entregue pelo prefeito Márcio Amaral.
Também foram homenageados o professor e escritor Marcelo Rocha, doutor em Teoria da Literatura, professor na UNIPAMPA São Borja e ganhador de vários prêmios literários. O homenageado agradeceu o gesto e disse do significado daquele momento mágico com os livros na praça e a democratização da cultura. Marcelo fez um afago à cidade dizendo ter dupla cidadania, sendo um ‘portoalegretense’ desde a época que atuou na Uergs.
Jacqueline Zacarias: letras e movimento se fundem
A professora Jacqueline Zacarias foi a homenageada especial da Feira, por sua trajetória com a Escola de Dança Ballerina, premiada na Itália, e com intercâmbio com o Miami City Ballet dos Estados Unidos e Lopus Danza, da Itália e Festival Dançarte de Algarve, Portugal. Jacqueline, idealizadora e criadora do projeto Primeiros Passos que completa 23 anos de democratização e popularização da arte em Alegrete. Ao agradeceu a homenagem recebida, a professora Jacqueline expressou o misto de orgulho e alegria ao receber o convite para o importante evento. Através de passos e gestos tem escrito suas obras em que o movimento é o símbolo que concretiza sua inspiração, afirmou. Para ela, letras e movimento se fundem nessa noite e fazem de Alegrete um celeiro de arte para celebrar mais um encontro com a cultura.
José Rubens Pillar, um entusiasta pela Leitura
José Rubens Pillar, que foi prefeito de Alegrete por quatro vezes, recebeu homenagem póstuma dos organizadores da Feira do Livro por sua contribuição à educação e à cultura do Município. Implantou os polos educacionais no interior, criou escolas na zona urbana, o centro Profissionalizante de Alegrete, o Calçadão, o Distrito Industrial e a área para a Unipampa.
Em nome da família, recebeu a homenagem seu filho, José Rubens Rosa Pillar, Procurador Geral do Município. Em sua fala, disse que seu pai tinha orgulho de ser professor. Um entusiasta da leitura que comprava livros como se estivesse comprando alimentos, revelou. José Rubens disse também que foi na administração de seu pai que foi realizada a primeira feira do livro. Ao final, exteriorizou sua emoção como filho e o orgulho pelo pai que teve.
Entrega das Premiações
Ao final, ocorreu a premiação dos vencedores do Concurso de Crônicas Daniela Cunha e destacados os leitores mais assíduos da Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana.
Do Concurso de Crônicas, os vencedores foram: Categoria Especial, “Leitura”, aluna Nathaly Salermo, com a crônica “Futuro Colorido”, EMEB José Antônio Vilaverde Moura, professora Letícia de Mendonça.
Modalidade Ensino Fundamental 6º e 7º Anos, aluno Alisson Grillo Pilecco, com a crônica “Meus Tempos de Criança”, EMEB João Cadore (Polo do Angico), professora Suélen de Lanes.
Modalidade Ensino Fundamental 8º e 9º Anos, aluna Nathani de Oliveira Anacleto, com a crônica “Lugar Onde Vivo”, EMEB Alcy Vargas Cheuiche, professora Vaneia Lima Soares.
Ensino Médio, aluna Eduarda da Costa, com a crônica “Meu Pedaço de Chão”, EMEB Costa Leite (Polo do Jacaquá), professora Silvana da Silva Silveira.
Os Leitores Mais assíduos da Biblioteca Mário Quintana: leitores que leram mais de 15 livros em 2018, quando a média de leitura do brasileiro é de 4,6 livros no ano. As leitoras destaque receberam cada uma um vale-livro oferecido pelo vereador Paulo Berquó, presidente da Frente Parlamentar do Livro, leitura e Bibliotecas da Câmara Municipal de Alegrete e troféu da Coordenação da Feira.
Leitora Juvenil: Gabrielli Brites Petrocelli
Leitora Adulta: Marta Ross
DPCom PMA
Alair Almeida
Fotos: Alisson Silveira
Cidade
FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE
Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS.
No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.
“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).
📸 Cristiano Guerra
Cidade
Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.
Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada
Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.
A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.
Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Cidade
MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete
Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.
Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.
A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.
O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).
“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.
O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia11 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado