Contato

Cidade

Aberta a 40ª Feira do Livro de Alegrete

 

A 40ª Feira do Livro de Alegrete teve inicio nesta terça-feira (11) e teve um bom público nos seus estandes neste primeiro dia, especialmente crianças, que foram conferir as novidades desta edição.

A abertura do evento será as 19h30 com a apresentação da Escola de Dança Balerina no palco principal. O evento também conta com a presença da Unipampa, SESC, SENAC, Interneith, UERGS, Unopar e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A diretora do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek, Valesca de Souza Machado, tem a expectativa de um publico maior que na edição anterior, além de querer aproximar ainda mais o publico infantil dos livros, conta que utilizou a dinâmica de fazer os convites pessoalmente de escola em escola.

Até o domingo (16) terá uma extensa programação que contém exposições dentro do Centro Cultural, shows, apresentação de escolas, contação de histórias, lançamento de livros, oficinas, bate-papos e o cine 8D.

Confira a programação para hoje, Quinta e Sexta.

Quarta:

Das 9h às 16h – Cicerone Cultural – Marcos Caye Lara no palco principal.

9h – Cine 8D e Sesc Lazer

9h30 – Apresentação das escolas no palco principal

10h – Sessão de contação de histórias – Barbara Catarina no palco principal. *público alvo: crianças de 5 a 10 anos.

10h30 – Mesa “Ler é semear o futuro” – Eleonora Medeiros e Marcelo Rocha no auditório do Centro Cultural.

*público alvo: professores, estudantes do ensino médio e público em geral.

11h – Apresentação de Escolas no palco principal.

14h – Sessão de contação de histórias – Barbara Catarina no palco principal. *público alvo: crianças de 5 a 10 anos.

14h15 – Intervenções cênico-literárias – Coletivo Multicultural de Alegrete nos estandes da feira.

Das 14h às 17h – Oficina de escrita literária “Prática e produção textual” com Marcelo Rocha no SESC.

*público alvo: acadêmicos, professores, escritores e interessados.

15h – Sessão de contação de histórias com a Patrona Eleonora Medeiros no palco principal.

*público alvo: crianças entre 5 e 12 anos.

16h – Apresentação de escolas no palco principal.

Das 17h às 18h – Acústico com Kauê Sitó no palco principal.

19h – Painel “Semeando a leitura em Alegrete – Conversas sobre projetos de literatura” com Kauê Sitó, Alexandre Alves, Paulo Amaral, Merlen Alves, Aliriane Almeida, Marlucy Farias Medeiros e Ana Lúcia Vargas no palco principal.

Das 19h às 21h – Oficina de contação de histórias – Barbara Catarina na Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana.

Quinta:

Das 9h às 16h – Cicerone Cultural – Marcos Caye Lara no palco principal.

9h – Cine 8D e Sesc Lazer

9h30 – Apresentação das escolas no palco principal

Das 9h às 12h – Vida ilustrada – Oficina de webtiras – Leticia Pusti na Biblioteca Infantil Mário Quintana. *público alvo: 20 pessoas a partir de 15 anos.

10h – Sessão de contação de histórias com a Patrona Eleonora Medeiros no palco principal.

10h30 – Espetáculo “Kiriku – A lenda do menino guerreiro” no palco principal.

12h – Encontro com a Patrona Eleonora Medeiros no palco principal. *publico alvo: estudantes dos polos educacionais.

14h – Contação “Ananse – O Primeiro contador de histórias” no palco principal.

14h15 – Intervenções cênico-literárias – Coletivo Multicultural de Alegrete nos estandes da feira.

Das 14h às 17h – Oficina de História em Quadrinhos – Rapha Pinheiro na Biblioteca Municipal Mario Quintana. *publico alvo: 20 pessoas a partir de 15 anos.

15h – Sessão de contação de histórias com a Patrona Eleonora Medeiros no palco principal.

16h – Apresentação de escolas no palco principal.

Das 17h às 18h – Clássicos da Guitarra com Igor Fogaça no palco principal.

18h30 – Lançamento de livros no auditório do Centro Cultural.

Das 19h às 21h30 – Oficina “Uma África de histórias: a cultura africana e afro-brasileira na literatura infantil. – Rodrigo Neres no Sesc.

19h30 – Espetáculo “Eu, pessoa e outros eus” – Jairo Klein

Sexta:

Das 9h às 16h – Cicerone Cultural – Marcos Caye Lara no palco principal.

9h – Cine 8D e Sesc Lazer

Das 9h às 11h30 – Oficina “Uma viagem espacial pela leitura” – Marcio Brasil no Sesc. *público alvo: 25 crianças do 1º ao 5º ano.

Das 9h às 11h30 – Oficina “Combinando as palavras e criando poesias” – Ronaldo Prestes Gomes na Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana. *público alvo: 25 estudantes do 7º ao 9º ano.

Das 9h às 11h30 – Oficina “Os horizontes da leitura” – Antonio Augusto Biermann Pinto na Biblioteca Infantil Mário Quintana. *público alvo: estudantes do ensino médio.

9h30 – Apresentação de escolas no palco principal.

11h – Bate-papo com a Patrona Eleonora Medeiros no palco principal.

12h – Animação Cultural com Marcos Caye Lara no palco principal. *público alvo: estudantes dos polos educacionais.

Das 14h às 16h30 – Oficina “Uma viagem espacial pela leitura” – Marcio Brasil no Sesc. *público alvo: 25 crianças do 1º ao 5º ano.

Das 14h às 16h30 – Oficina “Combinando palavras e criando poesias” – Ronaldo Prestes Gomes na Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana. *público alvo: 25 estudantes do 7º ao 9º ano.

14h – Apresentação de escolas no palco principal.

14h15 – Intervenções cênico-literárias nos estandes da feira.

15h – Bate-papo com a Patrona Eleonora Medeiros no palco principal.

16h – Apresentação de escolas no palco principal.

18h30 – Lançamento de livros no auditório do Centro Cultural.

Das 19h às 21h – Roda de conversa sobre o livro “Sofia e seu amigo down – A inclusão do aluno com Síndrome de Down nos anos iniciais” – Sibila Luft na Biblioteca Pública Municipal Mário Quintana. *público alvo: professores e interessados.

19h30 – Show “Deus que dança” – Negra Jaque no palco principal.

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular