Contato

Cidade

No calçadão, prefeito Márcio abre a Feira Regional do Artesanato

O prefeito Márcio Amaral participou, na manhã desta terça-feira, no Calçadão, da abertura oficial da Feira Regional do Artesanato, promovida pela Coordenação do Programa Gaúcho do Artesanato, da Fundação Gaúcha do Trabalho. Alegrete foi a cidade escolhida para o lançamento da primeira edição da feira. O chefe do Executivo cumprimentou os artesãos que participam do evento, pela contribuição em favor da valorização do artesanato local e da cultura. Um grupo altamente preparado e atuante, frizou. Referiu-se ao giro turístico realizado no fim de semana e as possibilidades que se abrem na cidade para o turismo. É nesse caminho que o artesanato também vai crescer ainda mais, enfatizou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jesse Trindade Santos, acompanhou o prefeito na visita à Feira do Artesanato e teve a oportunidade de dirigir a palavra aos artesãos e público presente no Calçadão, em que destacou as parcerias para estimular o setor e abrir novas vagas de emprego. Não deixou de valorizar o trabalho que a Coama realiza na cidade com o puro artesanato.

O vereador Rudi Pinto esteve presente e parabenizou os artesãos pelo trabalho. Também se pronunciaram o presidente da Casa do Artesão, João Paulo Etchepare Leães e a vice presidente, Marta Falcão que desejou uma proveitosa feira do artesanato para o grupo. Pedro Alex Xavier, coordenador do Sine/FGTAS; Marlene Leal, coordenadora do programa Gaúcho do Artesanato que acenou com a possibilidade de uma visita turística de artesãos gaúchos a Alegrete.

A propósito, a produção das ovelhinhas artesanais está em alta. Recentemente, a Coama colocou esse produto na cidade de Ribeirão Preto-SP, atendendo encomenda.
Participam da feira que vai até o fim de semana, artesãos não só de Alegrete mas também de Livramento, Rosário do Sul e Caçapava.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Daniel Gindri e a chefe de gabinete Cleide Cáurio, acompanharam o prefeito na abertura da Feira Regional do Artesanato, no Calçadão.
A Feira do Artesanato vai funcionar até o dia 8, no horário das 9h às 18h. Foi encaminhada solicitação ao prefeito Márcio e ao secretário Jesse no sentido de que pelo menos uma vez ao mês seja realizada feira do artesanato no Calçadão.

DPCom PMA
Alair Almeida

 

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular