Contato

Polícia

Comenda para alegretenses ligados à literatura e à medicina

Em ato solene realizado na manhã desta quarta-feira, abrindo as comemorações dos 187 anos de Alegrete, a prefeita Cleni Paz da Silva procedeu a entregue da Comanda Oswaldo Aranha a dois alegretenses ilustres, professora doutora Maria Luiza Vargas Ramos e ao médico Cyro Alfredo Leães.

O salão Azul do Centro Administrativo Municipal ‘José Rubens Pillar’ acolheu grande número de convidados, familiares e amigos dos homenageados que prestigiaram a solenidade. A Comenda Oswaldo Aranha, concedida a cada dois anos, é a mais alta distinção oferecida pelo Município.

Professora Maria Luiza: santo de casa também faz milagre

 

Ao agradecer a honraria, a professora Maria Luiza, que estudou no Instituto Estadual de Educação Oswaldo Aranha, graduada em Letras pela Fundação Educacional de Alegrete e doutora em Letras e Literatura Brasileira pela UFRGS, disse de sua felicidade e emoção por ter sido indicada para a homenagem. Alegrete é uma terra única, onde “santo de casa também faz milagres”, disse a homenageada ao destacar as qualidades desta terra de homens e mulheres ilustres e notáveis.

“Receber a Comenda do Mérito Oswaldo Aranha tem um significado imenso para mim! E me sinto cada vez mais pertencente a esta terra onde nasci, estudei, lecionei, trouxe meus filhos ao mundo e deixei minha alma morando ali na rua Mariz e Barros, enquanto seguia para os novos rumos aonde a vida me levava”, afirmou em seu discurso. No final, agradeceu aos órgãos culturais e às pessoas que indicaram seu nome para esta honaria. Foi patrona da Feira do Livro em 2017 e este não homenageada pela Escola João André Figueira, do Durasnal.

Dr. Cyro Alfredo: a gente saía de Alegrete, mas Alegrete não saía da gente!

O segundo homenageado foi o médico alegretense Cyro Alfredo Leães, nascido nesta cidade em 1947 de onde saiu há 40 anos para atuar na medicina na Capital e onde foi distinguido com o título de Cidadão Portoalegrense.

 

Emocionado, disse que a sua presença naquele ato era como estivesse em seu consultório, com seus pacientes, se sentia um privilegiado. Historiou sua infância e adolescência em Alegrete, tendo estudado no Instituto de Educação Oswaldo Aranha, “espetacular escola, era a continuidade de nossa casa”. Lembrou dos preparativos para a Semana da Pátria, a honra de cantar o Hino Nacional, o respeito à educação e aos professores, citou. Que saia da escola e ia para o Rincão de São Miguel para a propriedade da família. Depois foi estudar em Porto Alegre onde formou-se médico. E emocionou-se ao afirmar: “a gente saía de Alegrete, mas Alegrete não saía da gente”. Ao final, disse do significado em receber a comenda maior da cidade e ainda com o nome de Oswaldo Aranha que foi o Cidadão do Mundo.

Prefeita Cleni: Reconhecimento e Agradecimento

Em seu pronunciamento, a prefeita Cleni Paz da Silva afirmou que nos 187 anos de emancipação a cidade ganha um presente que se materializa na realização da I Semana da Arte de Alegrete. E nada mais justo do que dentro dessa programação fazer a entrega da distinção importante e significativa para pessoas que não só contribuíram com a cultura do Município, mas levaram positivamente o nome da cidade para além de nossos limites territoriais. Parabenizou a secretária de Educação, Marcia Dornelles e a diretora de Cultura, Andrea Oliveira, bem como todos os secretários e servidores que se somaram no esforço de transformar em realidade a I Semana da Arte de Alegrete.

A prefeita Cleni reforçou que a entrega da Comenda Oswaldo Aranha para a professora Maria Luiza Vargas Ramos e ao dr. Cyro Alfredo Leães não era somente o reconhecimento, mas também um gesto de agradecimento do Poder Público e da comunidade para esses dois queridos e talentosos alegretenses, enfatizou.

 

Semana da Arte

No encerramento, a secretária de Educação e Cultura, Marcia Dornelles, reportou-se sobre a realização da I Semana da Arte como resgate dos espaços internos e externos na cidade. 
Houve um momento artístico com a participação do cantor Robson Fontoura interpretando o Canto Alegretense que foi acompanhado pelo público. A professora Ana Peres e seus alunos da Escola João André Figueira prestaram homenagem à professora Maria Luiza.

O canto do Hino de Alegrete encerrou a solenidade

Publicidade
Comentários

Polícia

Homem é entubado após ser agredido de facão por um vizinho

A briga aconteceu na invasão próxima ao bairro Maria do Carmo. Os dois discutiram e estavam armados.A BM atendeu o B.O

A briga entre dois vizinhos culminou com os dois feridos, mas um deles em estado grave, já estando entubado na Santa Casa de Caridade.

 

A dupla mora na invasão ao lado do bairro Nossa Senhora do Carmo, na zona sul de Alegrete.

Os dois estavam bebendo na rua quando houve um desentendimento. Como estavam portando arma branca, acabaram desferindo golpes de adaga e faca.

Um deles já tinha passagem pela Polícia e ficou com ferimentos mais leves.

O outro, o que foi entubado, é trabalhador rural e ficou com cortes severos na cabeça.

Continue lendo

Polícia

Motorista alcoolizado invade pista a causa morte de policial rodoviário

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF.

Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido Bagé – Pelotas. O motorista da carreta (52 anos e natural de São Borja) fez o teste do bafômetro que constatou que ele dirigia embriagado (0,49 mg/L). Ele recebeu voz de prisão e será encaminhado para a delegacia assim que for liberado do hospital.

O PRF que estava dirigindo a viatura (56 anos e natural de Dom Pedrito) morreu no local. O policial que estava na carona ficou ferido, mas não corre risco de morte.

O motorista do caminhão teve lesões e foi encaminhado para o hospital, o passageiro morreu no local. Ambos ainda não tiveram a identidade confirmada.

O trânsito no local se encontra em meia pista para a realização das perícias, com possibilidade de bloqueios totais ao longo da noite e madrugada.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é preso por receptação de celular furtado

A Polícia Civil, na manhã do dia 21/11 (quinta-feira), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, prendeu em flagrante um indivíduo de 48 anos pelo crime de receptação no bairro Assunção, em Alegrete.

O inquérito policial iniciou a partir de um registro de um furto de aparelho celular, comunicado pela vítima e ocorrido em junho deste ano. A investigação apontou que o celular estava sendo utilizado por e na posse do preso, o qual já é conhecido no meio policial por práticas delituosas, destacando-se os crimes de furto qualificado e receptação, além de outros crimes.

Ao se dirigirem ao local onde o indivíduo se encontrava e onde trabalhava, em contato com o suspeito confirmou-se que este ocultava consigo o aparelho celular da vítima e, diante disso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de receptação. O objeto foi apreendido e já restituído à vítima. O preso pagou a fiança arbitrada pela autoridade policial e foi liberado após interrogatório.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Popular