Contato

Cidade

Atendimento no terceiro turno prova que havia demanda reprimida

Terceiro turno da saúde no Centro Social Urbano

 

 

A Prefeitura se rendeu os fatos. O atendimento até mais tarde em postos da periferia aliviam a tensão e o “para raio” da UPA

 

O terceiro turno nas unidades básicas de saúde começou no Bairro Piola e Centro Social Urbano em 1/6 e na Cidade Alta em 6/6. A medida visa a ampliação do atendimento de casos emergenciais de baixa complexidade durante as estações frias, fora do expediente normal da Atenção Básica, desafogando a rede de urgência e emergência.

No complexo da zona leste, o tempo de espera não ultrapassa 10 minutos, com média de 10 atendimentos por noite. Na noite desta quarta-feira (15), a equipe formada pela atendente Belquis Martins, a técnica de enfermagem Francielli Knierim e o médico João Guilherme Schossler atendeu nove pacientes entre as 18 e 21 horas. Segundo o médico, o atendimento é basicamente de crianças pequenas trazidas pelas mães após o trabalho ou a escola, idosos e doentes crônicos. “Os casos mais comuns são resfriados e febres. Também asmáticos, tabagistas e problemas decorrentes do frio”, resume Schossler, que considera como vantagens a inexistência de filas, a baixa circulação de pessoas com potencial contaminação e a interligação com a UPA para casos mais graves.

Em geral, os usuários restringem-se à área coberta pela ESF da região, em especial do Capão do Angico e Santos Dumont. Eliza Rocha Brutti, do Bairro Capão do Angico, buscou atendimento para as filhas Rafaela e Izabela, com sintomas de resfriado, e gosta do serviço. “Antes já tinha trazido o pai e gostei, fomos muito bem atendidos, são atenciosos”, afirma.

A média de atendimentos é semelhante nas demais unidades. A secretária de saúde, Adelina Tubino, percebe como um período de adaptação. “A população realmente tem acessado abaixo do previsto, que seriam 30 atendimentos por unidade. Com a divulgação, pretendemos atingir os objetivos”, acredita.

FOTO: Paulo André Dutra/Depcom-PMA

Publicidade
Comentários

Cidade

Corsan anuncia ampliação da rede de esgoto em Alegrete

Alegrete receberá novas obras de ampliação da rede de esgoto entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte dos investimentos da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033.

As intervenções ocorrerão em dois bairros da cidade. No Capão do Angico, os trabalhos serão realizados na Rua Carvalho, Avenida Espinilho e Avenida Ibicuí. Já no bairro Vera Cruz, as obras acontecem nas ruas Colômbia e Maximino Grilo. As ações incluem a implantação de novas redes coletoras e a recomposição do pavimento.

Durante o período, os locais estarão devidamente sinalizados. Equipes de Responsabilidade Social da Corsan acompanharão os trabalhos para orientar os moradores sobre o funcionamento da rede e os próximos passos após a instalação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9676-8548 ou pelos canais oficiais da Companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e telefone 0800 646 6444.

 

Continue lendo

Cidade

Corsan realiza obra de emergência no centro de Alegrete

A Corsan realiza uma intervenção emergencial, nesta quinta-feira, 5, para desobstruir a rede de esgoto na rua Barão do Cerro Largo, visando interromper o extravasamento de esgoto presente na via e normalizar o sistema o mais breve possível.

Com o auxílio de um caminhão hidrojato, as equipes buscam remover o material asfáltico que ingressou na tubulação. O trânsito estará bloqueado no trecho entre a Doutor Quintana e a General Sampaio.

A situação foi decorrente de danos causados à estrutura da tubulação durante os serviços de repavimentação executados pela prefeitura, que acabaram obstruindo a rede e cobrindo os acessos ao coletor de esgoto da região.

Ao longo da avenida, o asfalto também foi aplicado sobre outros pontos de visita, cobrindo registros da rede de água que garantem o abastecimento da região central e da Avenida Eurípides Brasil Milano, o que pode acarretar oscilações no abastecimento de água e a necessidade de futuras intervenções operacionais.

Caso a limpeza por hidrojateamento não seja suficiente, a Companhia já programou uma nova intervenção com abertura da via para esta sexta-feira, 6.

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

 

Continue lendo

Cidade

Verão com “cara” de inverno em Alegrete nesta segunda-feira

Cerração intensa marca o dia após a entrada do verão em Alegrete no RS. A formação desta visão turva e espessa iniciou na madrugada e deu à manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro uma “cara” do inverno gaúcho, naqueles dias de combinações climáticas de umidade e frio.

Em pleno verão, a cerração em Alegrete ocorre devido à combinação de alta umidade, noites mais longas e temperaturas amenas que favorecem a condensação do vapor d’água próximo ao solo. Para a virada do ano, a previsão indica calor intenso, com máximas acima de 30 °C, alternando momentos de sol e pancadas rápidas de chuva típicas da estação.

🌫️ Por que a cerração aparece em dezembro?

– Alta umidade relativa do ar: após dias de chuva ou noites com forte saturação de vapor, o ar próximo ao solo fica carregado de umidade.
– Resfriamento noturno: mesmo no verão, a madrugada pode registrar temperaturas mais baixas. Esse resfriamento favorece a condensação e a formação da cerração.
– Topografia da região: Alegrete, na Fronteira Oeste, possui áreas de relevo suave e várzeas que acumulam umidade, intensificando o fenômeno.
– Transição climática: dezembro marca o início do verão astronômico, mas ainda há resquícios de massas de ar frio que interagem com o calor diurno, criando condições típicas de inverno gaúcho.

🌦️ Previsão para a virada do ano em Alegrete

– Dias 29 e 30 de dezembro: tempo firme, com sol predominante e máximas de até 32 °C.
– 31 de dezembro (Réveillon): céu parcialmente ensolarado, calor forte (33 °C) e baixa chance de chuva (23%). A noite deve ser quente e úmida, com poucas nuvens.
– 1º de janeiro: segue o padrão de verão, com 34 °C e possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde ou à noite.

📌 Em resumo
A cerração que marcou o início da semana é um reflexo da umidade elevada e do resfriamento noturno, mesmo em pleno verão. Já para a virada do ano, os moradores e visitantes da Fronteira Oeste podem esperar um Réveillon quente e abafado, com clima típico da estação: sol forte durante o dia e apenas risco moderado de chuvas rápidas no período noturno.

 

 

Continue lendo

Popular