Contato

Cidade

Associação dos Arrozeiros apresenta programação da 11ª Semana Arrozeira de Alegrete

Com o tema “Modelos Econômicos e Comerciais”, evento promovido pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete acontece entre os dias 27 de maio e 1º de junho no CTG Aconchego dos Caranchos. Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (17), Fátima Marchezan, presidente da Associação, apresentou a programação das atividades.  Um dos destaques da edição é que a semana contará com mais uma noite de palestra, devido à grande procura de patrocinadores.  Também ocorrerão eventos descentralizados nos polos educacionais da zona rural do município. Outra novidade é a redução do número de palestras por noite. Segundo Fátima, será apenas uma palestra,  onde o painelista contará com mais tempo de fala. O jantar, com pratos típicos à base de arroz, ficará por conta do Panela Campeira.

A expectativa da organização é ter um público igual ou superior ao do ano passado, que atingiu o maior número de participantes do evento promovido pela entidade.  As noites de palestras serão patrocinadas pela John Deere, Super Tratores, Heringer, CAAL, Irga e Sicredi. No domingo,  durante a abertura oficial da Semana Arrozeira, a presidente da Federasul, Simone Leite, fará o Lançamento do Núcleo das Mulheres Empreendedoras do Agronegócio. Na mesma noite, será apresentado o Plano Safra, com o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Wilson Vaz de Araújo.

Confira a programação:

Apesar de haver palestra marcada para a quinta-feira (24), a Semana Arrozeira iniciará  oficialmente com uma Missa de Ação de Graças na sexta-feira, dia 25, às 19h, na Igreja Matriz.

Na quinta-feira a palestrante Fernanda Barth, Jornalista e  Mestre em Ciência Política abre os trabalhos com a palestra “Perspectivas para 2018 – do campo à cidade”.A primeira palestra tem o apoio do Sindicato Rural de Alegrete e acontecerá no Casarão do Parque Dr Lauro Dornelles.

A abertura oficial do evento, no domingo, contará com o lançamento do Núcleo das mulheres empreendedoras do Agro, além da apresentação do Plano Safra 2018/19.

Na segunda-feira, o tema será o “Impacto Econômico da Agricultura nos Setores Não Agrícolas: agro é um negócio do Estado e não dos produtores”, a cargo do economista chefe da Farsul, Antônio da Luz.

 Na terça-feira, a palestra será sobre “Mecanismos de Exportação ao alcance dos Produtores e Relações Comerciais com a Indústria”, com os palestrantes Guilherme Mello, da ArrozSul, Jair Almeida, da Expoente, e Elton de Quadro Machado, presidente da Associação de Arrozeiros de Arroio Grande.

Na noite de quarta-feira, Vlamir Brandalizze, abordará o tema “Tendências do Agronegócio Mundial e Brasileiro para Grãos e Carnes”.

Na quinta-feira, ocorrerá a entrega do Selo Ambiental, e o consultor do Fundo Latino-Americano de Arroz Irrigado no Brasil, Luciano Carmona, falará sobre o Projeto 10 +: Uma nova etapa para o aumento da sustentabilidade da lavoura arrozeira.

Na sexta-feira acontecerá a Noite das Homenagens, com a entrega do Troféu O Taipeiro e de placas de homenagens, além do lançamento da 12ª Semana Arrozeira de Alegrete com o show da Patrícia Pedrozo.

O encerramento do evento acontece no sábado, dia 2 de junho, com o 18º Baile do Arroz, onde ocorre a escolha das soberanas do Arroz, com jantar típico italiano e animação da banda Sax. O baile acontecerá também no CTG Aconchego dos Caranchos, a partir das 19h30min.

PROGRAMAÇÃO PELA MANHÃ

Na segunda-feira haverá uma sessão descentralizada da Câmara Municipal de Vereadores do município, onde será abordada a importância de colocar os derivados de arroz no mercado, com a palestra “Derivados de Arroz – Novos Caminhos para o aumento do consumo”, com a diretora social da Associação de Arrozeiros de Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Cidreira e Balneário Pinhal, Lívia Carvalho. Na oportunidade,  a prefeita de Alegrete, Cleni Paz da Silva, vai fazer a entrega da proposta de projeto de lei para a inclusão dos derivados de arroz na merenda escolar das escolas municipais. Também será apresentado um projeto para a instalação de uma fábrica de farinha de arroz no município.

Na quarta-feira, entre 8h e 12h, acontece  o Workshop “Desafios Futuros para o Desenvolvimento Rural” – Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário.

Na sexta-feira, também entre 8h e 12h acontece a 2ª Jornada Técnico-comercial Arrozeira.

CONCURSO CULINÁRIO NOS PÓLOS EDUCACIONAIS

Além das palestras, a Semana Arrozeira contará ainda com um concurso culinário nos pólos educacionais, com as comunidades rurais. “Nós temos apoio da Emater para a organização do concurso que terá duas categorias. Uma de reaproveitamento de sobra de arroz, que pode ser um prato doce ou salgado, e Inovação, com a elaboração de um prato novo, ou uma nova roupagem para um carreteiro ou um arroz doce, por exemplo, que já são pratos tradicionais”, explica Fátima Marchezan.

PROGRAMAÇÃO CONTA COM EVENTOS NO FINAL DE JUNHO

Nos dias 20 e 21 de junho, serão realizados mais dois cursos e oficinas de culinária à base de farinha de arroz, que são eventos ligados à Semana Arrozeira, mas que em função da agenda das palestrantes, vão ocorrer mais tarde. “São dois dias, portanto, de treinamento e cursos com culinária à base de farinha de arroz. A equipe da Panela Campeira vai apresentar alguns quitutes à base de arroz e a nutricionista Jacira Santos fará receitas à base de farinha de arroz, com pães, lanches e salgadinhos sem glúten e sem lactose. Também serão oferecidas receitas com farinha de arroz pelo projeto Arroz na Escola, do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), com Carolina Pitta, nutricionista do Irga. Esses cursos e oficinas são uma promoção do Primeiro Núcleo de Mulheres Empreendedoras do Agronegócio do Rio Grande do Sul”.

PROGRAMAÇÃO RURAL

A programação rural acontece nos pólos educacionais Mariano Pinto, Conceição e Rincão de São Miguel. As palestras vão tratar da questão da alimentação saudável e qualidade de vida, produção orgânica de hortaliças, além de uma oficina de mandalas. Na parte técnica, a importância em observar alguns detalhes no manejo da lavoura de arroz para evitar perdas que podem impactar na produtividade. “Também teremos uma conversa entre mulheres que irá abordar temas como casos de depressão, suicídio e violência contra as mulheres no campo”, ressalta Fátima.

 

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Popular