Contato

Polícia

Produtora rural denuncia esquema de agiotagem em São Gabriel

Um esquema de agiotagem, envolvendo nomes de advogados, empresários e produtores rurais de São Gabriel, está sendo investigado pela Delegacia de Polícia Civil (DPC), enquanto a Polícia Federal (PF) investiga crimes relacionados a importação ilícita de insumos químicos para lavoura de arroz e soja. A representação acerca da prática de agiotagem financeira e real – feita ao Ministério Público Estadual ainda em 2015 – começou a ter desdobramentos somente no ano passado, quando uma das vítimas também começou a receber ameaças e a sofrer com outras práticas ilícitas, explica o advogado Carlos Henrique Rey.

A produtora rural Roselba Medianeira Saccol também deu início a uma ação cível para recuperar o patrimônio imobiliário que lhe fora tirado, que segundo ela, foi “pego” de forma ardilosa dentro do esquema criminoso operado por estas pessoas que emprestam dinheiro a juro, com taxas extorsivas e usam das supostas dívidas para tomar propriedades, rurais e urbanas, em São Gabriel.
Entre os envolvidos no esquema criminoso, conforme relata Saccol, está uma das principais famílias de produtores de arroz e soja de São Gabriel. Hoje, esta família usa parte de uma fazenda da vítima, na localidade do Bolso – no interior de Santa Margarida do Sul, para ampliar a sua área de produção.
Passaram-se dois anos e as partes envolvidas, segundo ela, começaram a serem ouvidas no começo deste semestre. “Eu fui ouvida na última quarta-feira, na Delegacia de Polícia… Relatei o golpe, desde os primeiros empréstimos, a maneira que eles usaram para justificar e se apossarem dos meus bens e de familiares… No começo, ofereceram-me uma assessoria jurídica e alegaram que eu receberia um financiamento do BNDES ou BRDE na casa dos milhões (… enquanto entregavam dinheiro a juro onzenário). Só que o financiamento nunca chegou e, quando notei, já estava devendo um monte, inclusive por conta de valores por eles industriados. Hoje, alguns deles, encontram-se na posse dos meus bens. Basicamente, este é resumo do estelionato”, comenta Saccol.
“Na verdade, o passo seguinte à escolha da pessoa a lesar é o da desestruturação da vítima e de sua família, para depois tirarem tudo. E se tu falar, se denunciar, sofre ameaça e a tua família fica exposta. Enquanto respirar, manterei a determinação de romper com este estado de coisas especialmente o silêncio. Sei de outras vítimas na cidade”, argumentou.

BENEFÍCIOS
A propriedade de Saccol já foi usada para a liberação de recursos do governo federal em apoio ao produtor rural. Evidência disso que a área de terra que a vítima cultivava consta em garantia de financiamentos e de assunções de dívidas pela apontada família, somando milhões a contar do final de 2015. Ainda que, na prática, de acordo com as instituições bancárias, por regra, a liberação do crédito encontra-se condicionada ao preço do imóvel a ser entregue em garantia hipotecária.

fonte : A  Notícia

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil identifica o corpo encontrado nos Canudos

Sobre o corpo encontrado ontem à noite: a vítima foi identificada pelos familiares como sendo TALISSON DOS SANTOS MOMBAQUE, de 19 anos, morador da cidade.

A causa da morte foi estrangulamento e a vítima possuía sinais de espancamento. A Polícia Civil já trata o caso como homicídio doloso e está investigando a fim de apurar, o quanto antes, a autoria do fato.

A investigação é sigilosa e qualquer informação que contribua pode ser feita no número (55) 984511689 (sigilo garantido).

Continue lendo

Polícia

Ainda é um mistério a identidade do corpo encontrado nos Canudos

Em 01 de maio de 2024, às 22 h e 20 min, uma guarnição da Brigada Militar, por determinação da sala de operações deslocou até o bairro Canudos, após informações de que alguns indivíduos teriam adentrado em direção aos trilhos carregando um carro de mão e um carro utilizado para coletar reciclagem.

Logo após foi localizado o corpo de um homem já sem vida apresentando ferimentos no rosto. O corpo estava envolto em lixo e algumas lonas e embaixo do carro de reciclagem.

Foi realizado o isolamento do local e acionada a Polícia Civil que por sua vez acionou a Perícia. A perícia se fez presente, realizou o levantamento fotográfico para identificar as circunstâncias do fato.

No momento não foi possível realizar a identificação da vítima, apenas que trata-se de um homem com idade aproximada de 20 anos, o qual apresentava lesões na cabeça e rosto, indicando que sua morte teria sido recente.

 

Continue lendo

Polícia

Encontradas mais peças da moto do rapaz desaparecido

APREENSÃO DE OBJETO

Em 28 de Abril de 2024, às 21 h e 00 min, uma guarnição da Brigada Militar, por determinação da sala de operações deslocou até o final da Av. Dr Lauro Dornelles, as margens do Rio Ibirapuitã, onde teriam sido avistadas peças de uma motocicleta dentro do rio.

Ao chegar no local, avistaram dois sacos brancos e ao retirar de dentro do rio confirmaram a informação repassada.

Dentro de um dos sacos estavam o cano, o farol e as rodas, no outro saco o motor o qual após consulta ao sistema constatou-se ser da motocicleta de cor azul, que há dias atrás foi localizado o chassi e o tanque próximo a ponte no Bairro Macedo.

Que tal veículo seria do jovem que esta desaparecido. Foram feitas varreduras no local sendo que nada mais foi constatado. Os objetos foram encaminhados até a delegacia de polícia de pronto atendimento, para registro do fato.

*DESCUMPRIMENTO DE MEDIDA PROTETIVA*

Em 28 de Abril de 2024, às 23 h e 15 min, uma guarnição da Brigada Militar, por determinação da sala de operações deslocou até o Bairro Tancredo Neves, onde de uma mulher de 46 anos, tinha denúncias para fazer.

Ela qual possui medida protetiva contra seu ex companheiro de 62 anos, e está separada há 3 meses, que ele estava em frente sua residência lhe chamando para fora e proferindo vários xingamentos levando a mão na cintura insinuando que estaria armado, relata ainda que não foi agredida fisicamente pois não saiu para fora da residência.

Na chegada da guarnição ao local o suspeito já não se encontrava, foi feita averiguação nas proximidades mas este não foi localizado.

A vítima foi encaminhada a delegacia de polícia para efetuar o devido registro.

 

Continue lendo

Popular