Contato

Corona Vírus

Covid-19: Itália diz que não há evidência de que Ômicron é ‘mais perigosa’

 

 

source
Covid-19: Itália diz que não há evidência de que Ômicron é 'mais perigosa'
Viktor Forgacs / Unsplash

Covid-19: Itália diz que não há evidência de que Ômicron é ‘mais perigosa’

O coordenador da Comissão Técnico-Científica da Itália, Franco Locatelli, afirmou esta segunda-feira (29) que a  nova variante da Covid-19, denominada Ômicron, é seguramente “mais contagiosa”, mas ressaltou que não há provas de que possa ser mais perigosa.

Segundo o especialista italiano, “esta variante teve importante difusão na África do Sul,” e supõe-se que tem “um maior contágio”, tendo que “ser mantida sob controle” e “não se subestimar nem dramatizar”.

Locatelli, que também é presidente do Conselho Superior de Saúde da Itália (CSS), explicou à Sky TG24, que seria “excessivo” usar o termo “preocupado” em relação à cepa, porque “o tempo para se tornar predominante foi muito menor em comparação às outras variantes”.

“Houve um aumento de quase 260% dos casos. Tudo isso apoia [a hipótese] que tem uma contagiosidade maior. Mas não temos evidências de que possa causar doenças mais graves ou escapar de forma importante do efeito protetor das vacinas”, explicou.

Para ele, embora “tudo nos leve a assumir que é mais contagiosa, precisamos entender se há uma patogenicidade maior, mas parece que não, embora a população da África do Sul seja mais jovem que a italiana”.

Leia Também

De acordo com Locatelli, os vacinados “estão amplamente protegidos” e, “até o momento, nenhuma das variantes isoladas, Alpha ou Delta, se mostrou resistente ao efeito das vacinas”.

“Há mais de 30 mutações na proteína Spike, é possível que a eficácia [da vacina] com esta nova variante seja ligeiramente reduzida, mas os estudos imunológicos precisam ser conduzidos com rigor. As próximas duas semanas vão esclarecer a situação”, acrescentou ele, convidando a todos a se vacinar.

Por fim, o executivo italiano comentou as medidas restritivas apresentadas por diversos países, incluindo o Japão, que fechou as fronteiras para estrangeiros.

“Eu seria francamente muito cauteloso em uma escolha deste tipo. O que já foi decidido com absoluta tempestividade pelo ministro [da Saúde, Roberto] Speranza me parece uma medida mais adequada, a resto parece-me neste momento não suportado pela evidência”, concluiu.

Fonte: IG SAÚDE

Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Semana abre com tendência de alta em novos casos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta terça feira (12/4) foram registrados 18 casos positivos, 11 mulheres e 07 homens, com idades entre 02 e 76 anos.

Até o fechamento deste boletim, foram registrados 14 recuperados.
Não foram registrados óbitos.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete.
Atualmente são 19.014 casos confirmados e 18.574 recuperados. Há 114 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.313 testes, sendo 35.299 negativos, 19.014 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 72 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

A pendular média de novos casos positivos esteve pra cima nesta sexta

Nesta sexta-feira (08/4) foram registrados 14 casos positivos, 08 mulheres e 06 homens, com idades entre 16 e 88 anos.
Até o fechamento deste boletim, foi registrado 02 recuperados.
 
Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.969 casos confirmados e 18.544 recuperados. Há 99 casos ativos no Município.
Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.
 
Foram realizados 54.177 testes, sendo 35.208 negativos, 18.969 positivos e há 01 pessoa aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 62 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Idoso não vacinado morre de Covid-19 em Alegrete

Nesta quinta-feira (07/4) foram registrados 12 casos positivos, 08 mulheres e 04 homens, com idades entre 08 meses e 83 anos.

Até o fechamento deste boletim, foi registrado 08 recuperados. Foi registrado o óbito de um homem com 87 anos sem histórico vacinal.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.955 casos confirmados e 18.542 recuperados. Há 87 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.163 testes, sendo 35.208 negativos, 18.955 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 47 pessoas.

Continue lendo

Popular