Contato

Tempo

Temperatura deve subir acentuadamente nos próximos dias e alguns municípios podem ter até 30°C

Porto Alegre deve completar dez dias seguidos sem que a temperatura tenha alcançado a marca de 20ºC. A última vez em que os termômetros indicaram marca nos termômetro na casa dos 20ºC foi entre 11h e 12h da segunda-feira da semana passada (26/7), quando a estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico registrou 21,1ºC. A partir da tarde daquele dia, a temperatura entrou em queda com a chegada da massa de ar frio e não voltou a alcançar os 20ºC desde então.

Por que a referência de 20ºC de temperatura? É uma marca que indica relativo conforto térmico e ainda o valor que está próximo das médias máximas históricas dos meses tanto de julho como de agosto. De acordo com as normais climatológicas 1961-1990 de Porto Alegre, a média máxima de julho na capital gaúcha é de 19,6ºC e a de agosto de 20,3ºC. Ou seja, são dez dias seguidos praticamente em que a máxima na cidade sequer chega ao seu valor médio máximo histórico para o período.

Este cenário, entretanto, está prestes a mudar. Ar mais quente começará a ingressar no Rio Grande do Sul agora nesta segunda metade da semana a partir do Norte da Argentina e Paraguai, o que vai favorecer uma significativa elevação das temperaturas máximas que passarão de abaixo da média histórica desta época do ano para acima a muito acima. Veja nos mapas do modelo meteorológico canadense a diferença de anomalia de temperatura (desvio da média) entre 9h de anteontem e o que se prognostica para a tarde de sábado.

A máxima hoje (4) em Porto Alegre deve ficar ao redor dos 18ºC, entretanto nesta quinta já pode atingir marcas em tornos dos 22ºC. Para a sexta, a tendência é de 23ºC à tarde. Aquecimento maior é esperado durante o fim de semana com máximas previstas para a capital gaúcha de 26ºC no sábado e 27ºC no domingo. O começo da próxima semana vai seguir com tardes mais quentes do que a média.

CALOR NO INTERIOR GAÚCHO

Passado o frio muito intenso a extremo do final de julho e do começo deste agosto, o Rio Grande do Sul pode ter máximas de até 30ºC ou mais em algumas cidades do interior nos próximos dias. A tendência é que as maiores marcas sejam registradas no Noroeste, no Oeste e na região dos vales.

Em Uruguaiana, por exemplo, as máximas à tarde podem alcançar os 24ºC hoje, 26ºC amanhã, 28ºC no sábado e ao redor de 30ºC no domingo. No Noroeste, a cidade de Santa Rosa poderá ter 24ºC ou 25ºC hoje e amanhã, 27ºC a 28ºC na sexta, 29ºC no sábado e ao redor de 30ºC no domingo. Nos vales, máximas de 27ºC a 29ºC são possíveis durante o fim de semana.

Nas partes mais altas do Estado, no município de Vacaria, que teve 7,2ºC abaixo de zero na última sexta-feira (30), a temperatura pode chegar aos 23ºC no fim de semana. Na área de Gramado e Canela, onde os turistas entraram em êxtase com a neve da noite do dia 28 de julho, os termômetros podem indicar até 25ºC ou 26ºC no fim de semana.

ESQUENTA TAMBÉM EM SANTA CATARINA

O aquecimento dos próximos dias não se limitará ao Rio Grande do Sul e será sentido em outras áreas do Sul do Brasil. Assim como no estado gaúcho, a temperatura pode bater em 30ºC em Santa Catarina dias após o estado ter tido mínimas tão baixas quanto 10ºC abaixo de zero no Planalto Sul.

A elevação da temperatura será maior em Santa Catarina da mesma forma no próximo fim de semana. Os termômetros poderão indicar máximas próximas ou acima dos 30ºC em especial no Oeste catarinense com as maiores marcas esperadas na área de Itapiranga. Na região de Chapecó, os termômetros podem marcar até 27ºC ou 28ºC.

Já em áreas costeiras de Santa Catarina não deve se esperar um aquecimento maior por conta da maior proximidade com a massa de ar frio oceânica. Por isso, cidades como a capital Florianópolis não devem ter calor no fim de semana. Há possibilidade, inclusive, de instabilidade passageira nos próximos dias no Nordeste de Santa Catarina. 
 
 
FONTE: METSUL
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Tempo

Mudou o clima em Alegrete no final da manhã

O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul.  Nuvens escuras cobriram Alegrete no final da manhã.  As imagens de radar meteorológico mostram a chuva avançando pela fronteira com o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul enquanto a maior parte do território gaúcho segue com sol, nuvens e temperatura elevada.

A tendência para as próximas horas é a instabilidade se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, avançando até a noite para pontos do Centro do Estado, o que pode fazer Santa Maria ter chuva ainda hoje.

Segundo a MetSul Metereologia, este é o começo de um período de vários dias com abundante nebulosidade, alta umidade, instabilidade e chuva.

A mudança do tempo mais generalizada vai ocorrer amanhã, quando se espera a instabilidade atinja todas as regiões gaúchas, inclusive a de Porto Alegre que tem uma quarta-feira de sol e nuvens com temperatura de 28ºC à tarde.

A sequência de vários dias com instabilidade fará com que a maior parte do estado gaúcho feche maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.

 

Nos próximos dias, não vai chover o tempo todo e ocorrerão vários intervalos sem chuva, e alguns até com registro de aberturas e a presença do sol, mas o tempo não firma ao menos até segunda-feira.

A previsão é que chova no Rio Grande do Sul de hoje até segunda-feira.

 

 

Continue lendo

Tempo

Um barco naufragou em POA e um tripulante morreu

Um barco com três tripulantes naufragou na noite desta segunda-feira (16), no Lago Guaíba, em Porto Alegre, após colidir com pedras, e causou a morte de um homem de 51 anos. Ademar Silveira da Silva ficou desaparecido durante toda a madrugada e teve seu corpo encontrado na manhã desta terça-feira (17) pelo corpo de bombeiros, na Fazenda Arroio Grande, na Zona Sul da capital.
Outros dois tripulantes, Volmir Crestani Frazão, de 53 anos, e Lindomar da Silva, de 55, conseguiram se salvar nadando até a margem do Rio. O barco, que já foi localizado, estava inteiro mas com algumas escoriações.
No Uruguai, um homem de 24 anos morreu na tarde da segunda-feira depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. O Sul e o Leste do país foram colocados em alerta laranja devido à ventos de até 130 km/h.

Ventos se intensificam

Os ventos começaram a se intensificar, a partir do meio da tarde desta terça, no sul do Estado, na Região Metropolitana e no litoral do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre também sente os efeitos do ciclone Yakecan. À tarde, os equipamentos de medição da Defesa Civil estadual já detectam ventos de em média 70km/h.
A tendência é que à noite as rajadas atinjam velocidade entre 80km/h e 110km/h.
A orientação, de acordo com o soldado Felipe Doyle, é que a população evite sair de casa e ficar em locais de risco para evitar acidentes com destelhamentos e quedas de árvores.

Continue lendo

Tempo

Ciclone se aproxima do continente perto de Rio Grande

Imagem de Satélite RBG GOES + METAR ( informe codificado com as condições observadas em aeródromos)

Descrição: O fluxo de ventos do quadrante oeste converge em direção ao centro do ciclone, que neste momento está entrando (centro da baixa) na região de Rio Grande.

Nas próximas horas o vento tende a ficar mais intenso #Piratini algo entre 60-80km/h #Pelotas 70-90km/h (pontualmente maior valor de vento, como áreas da Lagoa do Patos que devem superar 100km/h).
Nosso monitoramento é prejudicado pela ausência de dados oficiais entre Chuí e Rio Grande, região crucial neste caso.

Fonte dados: MASTER-IAG

Continue lendo

Popular