Contato

Meio Ambiente

Frio da região Sul é recorde e recém está no início

ALERTA MÁXIMO DE FRIO EXTREMO!
Atenção! A partir do dia 04 e principalmente de 05 a 07/07 uma potente massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil, como não se via a mais de 50 anos. As simulações computadorizadas indicam temperaturas extremas no estado gaúcho abaixo de zero graus!!!

A onda polar desta primeira metade da semana na região Centro-Sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai traz a maior anomalia negativa de frio no mundo fora do polos. 

Segundo a Metsul, em nenhum lugar do planeta a temperatura estão tão abaixo da média fora das regiões polares como a parte central da América do Sul. 

Nevou hoje cedo em Santa Catarina, no Planalto Sul Catarinense, e caiu chuva congelada em São José dos Ausentes e em Pato Branco, no Sudoeste do Paraná.

O frio será por demais intenso como há anos não se via! Temperaturas negativas generalizadas e geada de forte intensidade. A região de Santa Maria, CruZ alta, Ijuí, Santo Ângelo poderá registrar entre -7 e -12°C.

Na serra Paranaense o frio vem com intensidade e nas regiões de Palmas , Pinhão e Guarapuava as temperaturas podem chegar proximas a – 10°C negativos;
Região de Guarapuava , chácara Sol Nascente no Guairaca a previsão é de temperaturas chegando a -15°C.
Lagoa Seca, Três Pinhero e Arraiá do Mandioca – 12⁰C.

Defesa civil municipal, é altamente recomendável a inicialização de um plano para moderadores de rua e baixa renda, e ajuda humanitária de todos será bem vinda!!! O frio será extremo, não saiam de suas casas à noite e vedem bem as janelas!!!

Na serra gaúcha e Catarinense não se descartam temperaturas de até -19°C (19 graus negativos).

Atualizações nos próximos dias!
Pedimos ajuda a toda a população !!! Alerta de caos devido às baixas negativas e a super frente fria!!! Como não se via ha mais de cinquenta anos!!!
Risco de neve ❄ em todo o Sul !!!

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Meio Ambiente

Alunos do CFGS realizaram o plantio de mudas de Ipês

Semana do Meio Ambiente:

No dia 11 de junho de 2021 os  alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) do 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB) realizaram o plantio de mudas de Ipês para celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente no âmbito do “Regimento José de Abreu”.

A atividade foi coordenada pelo Comando do Regimento e teve por finalidade revitalizar o Bosque dos Ipês da Organização Militar e despertar nos futuros Sargentos a importância da preservação ambiental. Na Semana do Meio Ambiente o 6º RCB relembra sobre suas ações de preservação, em suas áreas patrimoniais, e promove boas práticas ambientais.

Na atividade foram tomadas todas as medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID19.

Continue lendo

Meio Ambiente

Prefeitura realiza Semana Municipal do Meio Ambiente de 01 a 11 de junho

A Semana Municipal do Meio Ambiente deste ano acontece de 01 a 11 de junho. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece em 05 de junho, é restauração de ecossistemas. A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Meio Ambiente, preparou uma série de ações para a semana.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é marcado pelo lançamento da Década das Nações Unidas de Restauração de Ecossistemas. Esta pode assumir várias formas: plantação de árvores, tornar cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas.

Confira a programação:

Dia 01/06 – Terça-feira

Live: “Avifauna da Fronteira Oeste”
Horário: 18h
Palestrante: Oziel Soares (Observador de aves, fotógrafo, acadêmico do curso de Ciências Biológicas IFFar e atualmente integrante do projeto “Turismo de observação de aves na Apa do Ibirapuitã”).
Público alvo: Estudantes do ensino médio, professores, graduandos e público em geral.
Transmissão: Página da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Facebook

Dia 02/06 – Quarta-feira

Palestra virtual com Escolas do Município.
Público alvo: estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e anos iniciais do Ensino Médio.
Tema: Meio Ambiente
Horário: 14h
Escolas interessadas podem entrar em contato via e-mail [email protected] ou telefone (55) 3961-1678.

Dia 05/06 – Sábado

Trilha Ecológica
Horário 10h
Local: Parque Ecológico Eloísi Paim
Parceria com Movimento Pró-Rio Ibirapuitã

Dia 07/06 – Segunda-feira

Ação descentralizada de coleta de eletrônicos e divulgação das ações SEMMAN em parceria com a EMEB Waldemar Borges.
Horário: 8h às 12h
Local: Bairro Dr. Romário

Oficina reduzir, reciclar e reutilizar
Horário: 14h
Público alvo: Estudantes do Ens. Fundamental

Live: “Fauna ameaçada do Pampa”
Horário: 18h
Mediador: Prefeito Márcio Amaral
Palestrante: Flávia Tirelli (Doutora em Ecologia de Felídeos no bioma Pampa, atualmente, pós-doutoranda (PNPD) junto ao Bird and Mammal Evolution, Systematics and Ecology Lab, na UFRGS. Possui experiência em ecologia e conservação. Flávia é membro do Instituto Pró-Carnívoros, assessora de felídeos silvestres do Instituto Curicaca e membro do GAT no PAN dos Pequenos Felinos. Flávia também lidera o Grupo Internacional de Trabalho do gato-do-mato-grande)
Público alvo: Estudantes do ensino médio, professores, graduandos, técnicos da área e público em geral.
Transmissão: Página da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Facebook.

Dia 08/06 – Terça- feira

Coleta de Eletrônicos e II Feira de troca Sustentável
Horário: 8h às 16h
Local: Ao lado do centro cultural

Dia 09/06 – Quarta-feira

Palestra virtual com Escolas do Município.
Horário: 09h
Público alvo: Ensino Fundamental II
Tema: Restauração de ecossistemas
Escolas interessadas podem entrar em contato via e-mail [email protected] ou telefone (55) 3961-1678.

Live: Atuação do Biólogo nas diferentes áreas e em Unidade de Conservação.
Horário: 18h
Palestrante: Danise Alves (Formada em Ciências biológicas com especialização em Educação Ambiental. Atualmente analista ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Gestora da Reserva Biológica do Ibirapuitã)
Público alvo: Estudantes do ensino médio, professores, graduandos e público em geral.
Transmissão: Pagina Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Facebook

Para as lives da Página da SEMMAM é necessária inscrição pelo link https://forms.gle/MwPkBeH6sGnwL8mP9

Dia 10/06

Live: 29 anos da APA do Ibirapuitã
Horário: 18h
Transmissão: Página no Facebook do prefeito Márcio Amaral

Dia 11/06

Live: Resumo da Semana do Meio Ambiente
Horário: 11h
Transmissão: Página da Prefeitura de Alegrete no Facebook

Foto: Alex Stanrlei

Local: Sitio Santa Helena/Caverá

Continue lendo

Meio Ambiente

Maior reserva ambiental da Fronteira faz aniversário

 

 

 

A Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Ibirapuitã completou 29 anos de história. A unidade de conservação federal e de uso sustentável conta com uma área de 316.882,75 hectares, distribuídos entre os municípios de Alegrete, Quaraí, Rosário do Sul e Santana do Livramento. Foi criada em 20 de maio de 1992, através do Decreto Federal nº 529, protegendo uma significativa amostra do bioma pampa e parte da bacia do rio Ibirapuitã, onde vivem espécies ameaçadas.

A APA do Ibirapuitã abriga 11 espécies de mamíferos raros ou ameaçados de extinção e 22 espécies de aves nesta mesma situação. “Hoje, mais do que nunca, é dia de parabenizar a todos que têm buscado preservar o nosso meio ambiente, tão fundamental para nossas vidas”, ressalta um post da página da Prefeitura de Alegrete.

SAIBA MAIS

Seguindo o contexto de preservação em 1992 , através do Decreto n.º 529 de 20.05.1992, foi criado o APA Ibirapuitã(Área de Proteção Ambiental Ibirapuitã), com uma área de 316.882,75 ha, atinge os seguinte municípios:

O desenho dos limites da APA do Ibirapuitã foi pensado de forma a abrigar a porção superior da Bacia Hidrográfica do Rio Ibirapuitã. Ela está localizada na fronteira internacional Brasil-Uruguai, na região conhecida como Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, e seu limite sul coincide com o limite internacional, não havendo acidentes geográficos (rios, vales, etc) e nem muros ou barreiras físicas separando-a do território Uruguaio.

 

Muitos dos aspectos da paisagem, contidas na APA são valorizados como lugares históricos, e belas paisagens. Em Alegrete o Rio Ibirapuitã, Lagoa do Parobé, Balneário do Caverá e Ruina dos Cambraias; Quaraí o Cerro do Tarumã e o Morro das Caveiras; Santana do Livramento o Parque Municipal Lago do Batuva, marcos da Divisão de Fronteira entre Brasil e Argentina. Caracterizada como estepe gramíneo-lenhosa (campo nativo) e floresta estacional decidual aluvial (mata ciliar). A fisionomia é de extensas planícies de campo limpo.

Importância

Inserida na Campanha Gaúcha,contém áreas ornitologicamente importantes, como o Parque Espinilho, os arredores do rio Ibirapuitã e o banhado São Donato. A Campanha Gaúcha conta atualmente com quatro unidades de conservação: a Área de Proteção Ambiental do Ibirapuitã (APAI), a Reserva Biológica do Ibirapuitã, o Parque Estadual do Espinilho e a Reserva Biológica de São Donato.

 

 

Fotos: Apa do Ibirapuitã, SEMA e arquivo digital

Continue lendo

Popular