Contato

Polícia

Estudante registra meteoro longo sobre Alegrete

No início da noite de Terça-Feira (18/05), as 22:23 UTC (19:23 Horário Local), um meteoro longo e brilhante passou sobre o céu de Alegrete/RS e foi registrado pelo estudante e astrônomo amador José Eduardo. Ele é o responsável pela Estação (1200 – JCN1) de monitoramento de meteoro da Rede Exoss, ligado ao Projeto CAMS (O Sistema CAMS é ligado ao Instituto SETI da Nasa, onde visa formar um banco mundial de dados de meteoros, fornecendo dados para estudos e pesquisas ( http://cams.seti.org/ 

 

 

“Quem conseguiu visualizar esse meteoro, pedimos que faça o relato no site: exoss.imo.net”, solicita o estudante, , “raramente eventos como esses acontecem de meteoros longos e com brilho intenso como esse e também possivelmente regiões próximas da cidade de Alegrete também conseguiu visualizar esse evento”, observou.

Os meteoros são eventos que ocorrem diariamente, todos os dias, o Planeta Terra é bombardeado de fragmentos de detritos de rochas espaciais ou lixo espacial.

Não conseguimos visualizar de dia pelo motivo de ter a presença da luz solar e além que os detritos são muito pequenos e magnitude (Brilho) Fraco, mas já ocorreu algumas visualizações de meteoros do tipo Fireball/Superbólido com brilho incrivelmente elevado no turno diurno.

Um exemplo foi no dia 15 de fevereiro de 2013, na Rússia, e outro avistamento durante o entardecer, em 25 de Março de 2019, em Florianópolis/SC.  Entrando no contexto do Termo Meteoro, é quando uma luz associada ao fenômeno físico resultante da entrada em altíssima velocidade de um objeto sólido do espaço em nossa atmosfera.

“Estudar meteoros é muito importante, quando o meteoro é detectado, realizamos as analises, podemos ver as classificações do radiante que aquele meteoro faz parte”, ressalta José Eduardo.

Mas, afinal, o que é um radiante? Ponto a partir do qual parece irradiar uma chuva de meteoros. Os meteoros seguem um curso paralelo, porém do nosso ponto de vista a linha parece voltar para uma região, o radiante. O efeito é o mesmo dos trilhos de trem que parecem se unir no horizonte. Embora os percursos permaneçam paralelos, eles parecem divergir a partir de um ponto.

 

O nome das chuvas de meteoros é dado de acordo com a constelação em que está o radiante. “Algumas semanas atrás tivemos a visualização do pico (Auge/Aumento) de meteoros na Chuva de Meteoros Liryds, que tinha seu radiante na constelação de Lira)”, informou o astrônomo amador.

Com os dados analisados e enviado à instituição de pesquisa então é feito o estudo: se é possível, e se há algum novo radiante de meteoro, ou se há algum perigo de colisão de algum fragmento de rocha. No entanto, as chuvas de meteoros podem oferecer uma pista.

A Rede de Monitoramento Exoss, tem objetivos de registrar meteoros e desenvolver estudos astrométricos e astrofísicos, além de catalogar novos radiantes do hemisfério sul, colaborar com instituições de ensino e pesquisas contribuindo com a sociedade e incentivar a produção de artigos científicos.

Para obter mais informações sobre os tipos de nomenclaturas de meteoros acesse o nosso site que está logo abaixo na descrição.

SAIBA MAIS: http://press.exoss.org

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Polícia

BM prende vovó que estava “pedida” pela Justiça

PRISÃO CUMPRIMENTO DE MANDADO

Em 22 de abril de 2024, às 19 h e 00 min no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento ostensivo no Bairro Nilo Soares Gonçalves, uma mulher de 63 anos, onde durante a consulta ao sistema foi constatado que possuía mandado de prisão em seu desfavor pela comarca de Alegrete Lei 2848, ART 217, sendo esta conduzida a UPA e posterior apresentada na DP.

PRISÃO CUMPRIMENTO DE MANDADO

Em 22 de abril de 2024, às 18 h e 40 min no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento ostensivo no Bairro Saint Pastous, abordou uma mulher de 38 anos, onde durante a consulta ao sistema foi constatado que possuía mandado de prisão em seu desfavor pela comarca de Alegrete, Lei 11343, Art. 33, sendo esta conduzida a UPA e posterior apresentada na DP.

 

Continue lendo

Popular