Contato

Tecnologia

Estudante registra meteoro longo sobre Alegrete

No início da noite de Terça-Feira (18/05), as 22:23 UTC (19:23 Horário Local), um meteoro longo e brilhante passou sobre o céu de Alegrete/RS e foi registrado pelo estudante e astrônomo amador José Eduardo. Ele é o responsável pela Estação (1200 – JCN1) de monitoramento de meteoro da Rede Exoss, ligado ao Projeto CAMS (O Sistema CAMS é ligado ao Instituto SETI da Nasa, onde visa formar um banco mundial de dados de meteoros, fornecendo dados para estudos e pesquisas ( http://cams.seti.org/ 

 

 

“Quem conseguiu visualizar esse meteoro, pedimos que faça o relato no site: exoss.imo.net”, solicita o estudante, , “raramente eventos como esses acontecem de meteoros longos e com brilho intenso como esse e também possivelmente regiões próximas da cidade de Alegrete também conseguiu visualizar esse evento”, observou.

Os meteoros são eventos que ocorrem diariamente, todos os dias, o Planeta Terra é bombardeado de fragmentos de detritos de rochas espaciais ou lixo espacial.

Não conseguimos visualizar de dia pelo motivo de ter a presença da luz solar e além que os detritos são muito pequenos e magnitude (Brilho) Fraco, mas já ocorreu algumas visualizações de meteoros do tipo Fireball/Superbólido com brilho incrivelmente elevado no turno diurno.

Um exemplo foi no dia 15 de fevereiro de 2013, na Rússia, e outro avistamento durante o entardecer, em 25 de Março de 2019, em Florianópolis/SC.  Entrando no contexto do Termo Meteoro, é quando uma luz associada ao fenômeno físico resultante da entrada em altíssima velocidade de um objeto sólido do espaço em nossa atmosfera.

“Estudar meteoros é muito importante, quando o meteoro é detectado, realizamos as analises, podemos ver as classificações do radiante que aquele meteoro faz parte”, ressalta José Eduardo.

Mas, afinal, o que é um radiante? Ponto a partir do qual parece irradiar uma chuva de meteoros. Os meteoros seguem um curso paralelo, porém do nosso ponto de vista a linha parece voltar para uma região, o radiante. O efeito é o mesmo dos trilhos de trem que parecem se unir no horizonte. Embora os percursos permaneçam paralelos, eles parecem divergir a partir de um ponto.

 

O nome das chuvas de meteoros é dado de acordo com a constelação em que está o radiante. “Algumas semanas atrás tivemos a visualização do pico (Auge/Aumento) de meteoros na Chuva de Meteoros Liryds, que tinha seu radiante na constelação de Lira)”, informou o astrônomo amador.

Com os dados analisados e enviado à instituição de pesquisa então é feito o estudo: se é possível, e se há algum novo radiante de meteoro, ou se há algum perigo de colisão de algum fragmento de rocha. No entanto, as chuvas de meteoros podem oferecer uma pista.

A Rede de Monitoramento Exoss, tem objetivos de registrar meteoros e desenvolver estudos astrométricos e astrofísicos, além de catalogar novos radiantes do hemisfério sul, colaborar com instituições de ensino e pesquisas contribuindo com a sociedade e incentivar a produção de artigos científicos.

Para obter mais informações sobre os tipos de nomenclaturas de meteoros acesse o nosso site que está logo abaixo na descrição.

SAIBA MAIS: http://press.exoss.org

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Tecnologia

Diretoria de Serviço Militar lançou o perfil @alistamento_oficial no Instagram.

No dia 7 de Junho , a Diretoria de Serviço Militar lançou o perfil @alistamento_oficial no Instagram.

Tal perfil tem por objetivo difundir informações institucionais sobre o alistamento militar, alcançado o público de jovens em idade de prestar o serviço militar obrigatório e também seus pais,ampliando o alcance dessa ferramenta.

No perfil também é possível acompanhar uma série do alistamento à incorporação 
Com 3 capítulos, a série explica a entrada e os primeiros dias do recruta no Exército Brasileiro. O que vem depois do alistamento militar? Confira nesta web série os momentos iniciais da caminhada de um soldado do Exército Brasileiro. Dos primeiros dias no quartel, passando pelo campo básico até o momento do recebimento da boina de soldado.

O perfil pode ser acessado através do link:

https://www.instagram.com/alistamento_oficial/

Continue lendo

Tecnologia

Prefeitura realiza reunião para promover aproximação entre Pampatec e Tecnosinos

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na última sexta-feira, 21, uma reunião virtual com o propósito de aproximar o Parque Tecnológico do Pampa (PAMPATEC) da UNIPAMPA com o Parque Tecnológico de São Leopoldo (TECNOSINOS), ligado à UNISINOS.

O objetivo da reunião foi aprimorar as relações entre os parques tecnológicos, de forma a atender a perspectiva institucional do planejamento estratégico para a área de inovação e tecnologia, a fim de atrair empresas de inovação e tecnologia para Alegrete.

A reunião foi coordenada pelo prefeito Márcio Amaral e contou com a participação do vice-prefeito, Jesse Trindade dos Santos, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Figueiredo, do diretor de Empreendedorismo da Unipampa, Vitor Almada, da diretora do Tecnosinos, da diretora de Inovação da Unisinos, Susana Maria Kakuta, da coordenadora de Relações Institucionais e Internacionais do Tecnosinos, Sandra Schimidt Schafer e do diretor de Inovação e Tecnologia da Sedetur, Alex de Souza.

A coordenadora de Relações Institucionais e Internacionais do Tecnosinos, Sandra Schimidt Schafer, em nome do Tecnosinos, explanou sobre o programa de Interiorização do Parque Tecnológico, com o propósito de dar suporte às futuras empresas e startups de Alegrete e colocou à disposição os laboratórios de prototipagem e instalações do parque de São Leopoldo.

O diretor de Empreendedorismo da Unipampa, Vitor Almada, representando o Pampatec, elucidou que a Unipampa é uma formadora de mão de obra tecnológica, a qual pode ser usada pelo Tecnosinos e destacou a importância de investimentos em Alegrete, para fortalecer a economia local.

O prefeito Márcio Amaral, destacou a importância das parcerias institucionais, que devem ser proveitosas para todas as partes. Lembrou que o objetivo dos parques tecnológicos e também do Governo Municipal é promover o empreendedorismo para contribuir com a geração de emprego e renda em nossa cidade.

Continue lendo

Tecnologia

Prefeitura denuncia fake news e nega falta de insumos

Mas que barbaridade. A gente pisca o olho e todo dia surge uma fakenews ou um novo golpe na praça.
Agora, tem gente aproveitando o período de vacinação contra a Covid-19 para aplicar uma nova fraude. Falsas mensagens em nome da Prefeitura são enviadas e divulgadas. Algumas pessoas acabam compartilhando essas fraudes com boas intenções, outras cheiras de más intenções.
Não caia nessa. Evite compartilhar mensagens falsas.
A prefeitura informa que não procede a informação que circula em redes sociais de que o ambulatório de fisioterapia precisa de doações de álcool líquido para higienizar o material utilizado durante as sessões de fisioterapia. A Prefeitura esclarece que possui estoque de álcool e material de higienização e fornece toda estrutura necessária aos serviços.
Continue lendo

Popular