Contato

Cidade

Morre João Braz, uma lenda do carnaval e da cultura popular de Alegrete

Morreu nesta tarde em Alegrete, aos 95 anos, João Braz da Silva, carnavalesco e ativista cultural, que influiu em várias frentes o carnaval, o entretenimento e à cultura afro-brasileira em nossa cidade.

Fundou a Escola Império do Braz, teve papel decisivo para a criação da MICA, Mocidade Independente da Cidade Alta, e garantiu emprego à dezenas de músicos, durante anos, no seu Clube o Duque de Caxias, depois 31 de março. O local foi uma tradução viva do tropicalismo em Alegrete, durante os anos 70, até o início dos 80, quando foi engolfado pela chegada das discotecas.

Todas tribos, todas às classes, toda a diversão dos anos efervescentes da década de 1970, passavam pelo Duque. Músicos consagrados anos depois, como Cézar Passarinho, João Chagas Leite e outros tantos tocaram naquele palco.

João era um radar à captar o imaginário social e apoiou e, também acolheu, os primeiros ensaios e planos para o surgimento da azul e branco, sua escola do coração a MICA.

Teve atuação forte no Clube União Operária e quando candidato à vereança criou um bordão célebre: Não vote em branco, vote em João Braz, com o duplo sentido intencional.

João tinha uma agitação íntima e um bom humor impressionante com os temas do cotidiano e várias vezes publicou crônicas no EQ. Carismático, bom de papo, era apaixonado pela política e lia alguns clássicos, tanto que brindou o nome de Bergson ao filho e a tradição continuou em seu neto, jogador de futebol pelos gramados do Brasil.

De paletó e gravata e com uma altura acima de 1,90m, o João era surpreendente, parecia sempre estar pronto para integrar uma banda de Jazz nos clubs norte-americanos. Crítico do racismo, e um instinto acima da média para decifrar as pessoas tinha ooinião forte e interferia e influenciava no debate público local.

Ele deixa a viúva, duas filhas e o filho e vários netos, além de um legado marcante entre amigos e pessoas dos diferentes andares de nossa cidade e um nome que nunca se apagará na cultura local.

 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Cancelada a pedalada de inauguração da ciclovia que ocorreria neste sábado

A Prefeitura de Alegrete informa que está cancelada a pedalada de inauguração da Ciclovia da Av. Tiaraju devido aos falecimentos da médica Larissa Sampaio, de 31 anos, em um trágico acidente ocorrido nesta sexta-feira na BR-290, em Cachoeira do Sul e da professora Lenira Berquó, de 77 anos, em decorrência da Covid-19.

A Prefeitura de Alegrete manifesta profundo pesar e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor e tristeza.

Continue lendo

Cidade

Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

Continue lendo

Cidade

Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

Continue lendo

Popular