Contato

Saúde

Câmara Aplaude Trabalho da Pneumologista Simone Estivalet Pedroso no Combate à Pandemia

A pneumologista Simone Estivalet Pedroso  foi alvo de homenagem na Câmara Municipal de Alegrete, na sessão ordinária desta quinta-feira, ao ser aprovada  pelos vereadores  Moção de Aplauso à médica pelos relevantes serviços  prestados à comunidade e região no enfrentamento da pandemia da COVID-19. A iniciativa foi da vereadora Firmina Martins Soares, presidente da Câmara. A vereadora  afirmou que  o reconhecimento  à atuação das médica Simone vem da manifestação de  pacientes   dela que sobreviveram à COVID-19 e familiares de pacientes que foram por ela atendidos e que se sentiram e se sentem   gratificados  pela dedicação, compreensão e acolhimento.
    Cinco vereadores   fizeram uso da palavra para destacar o trabalho da médica Simone no enfrentamento à pandemia. O vereador Bispo Ênio Bastos  disse do aplauso e reconhecimento pelo trabalho da médica e a todos que atuam na linha de frente.
                    ”Uma pessoa com uma sensibilidade enorme  e sem medir esforços. Além de seu trabalho técnico profissional, leva aos familiares  dos enfermos  a informação, o carinho e o conforto”, resumiu o vereador Cléo Trindade. 
    Em sua participação, o vereador Fábio Bocão  disse que o agradecimento era  pelas vidas, por cada suor e lágrima  que derramou  na luta contra esse terrível mal. Alegrete aplaude e agradece  a essa heroína, guerreira e mãe. Cumprimentou a vereadora Firmina pela feliz iniciativa.
    O vereador Eder Fioravante afirmou que  a doutora Simone estava recebendo da Casa  o reconhecimento  pelo excelente trabalho  prestado na área da saúde. Abdicou da família para salvar vidas no ambiente hospitalar, ressaltou. O vereador aproveitou para estender a homenagem a todos os profissionais da saúde que contribuem  para que a Alegrete tenha uma saúde m ais bem sucedida  no Estado. 
    O vereador Glênio Bolsson focou em caráter, capacidade de trabalho, conhecimento  e entrega da homenageada dentro da especialidade. Disse o vereador Bolsson ter certeza de que a alegria  que ela tem de receber receber  essa Moção, estenderia  a todos que trabalharam e trabalham  nessa pandemia, porque há uma equipe por trás em todos os setores, dando o melhor de sí nesse  enfrentamento, considerou.
             
 
    Os 59 Anos da AABB
 
    O plenário aprovou também voto de louvor e congratulatório à Associação Atlética Banco do Brasil que completou, no dia primeiro de maio, 59 anos  de fundação. O autor do louvor, vereador Moisés Fontoura, reforçou que  a data evidencia  as marcas de um espaço para os associados e para a comunidade alegretense. A  AABB tem como lema  “AABB mais que um clube.
 
         Os 35 Anos de Congregação No bairro Boa Vista
 
    De autoria do vereador Vagner Fan, foi aprovada moção de aplauso  à Congregação da Assembleia de Deus do bairro Boa Vista., pelos 35 anos  de existência naquele bairro. A moção foi endereçada  aos senhores  Togo Enei Becker e Jose Dorneles Leite, Pastores da Congregação, bem como ao  Senhor Antonio Valsyr Lambert Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Alegrete pelo trabalho social e espiritual  que  prestam às  comunidades.
    O autor da moção, vereador Vagner Fan, destacou o trabalho de evangelização e assistência. Disse que  dedicação e exemplo de homens e mulheres que se doam em favor do evangelho. O vereador Ênio Bastos  classificou o trabalho como um evangelho de bravura e que a igreja pode fazer muito mais tirando  as pessoas da rua. O vereador Jaime Duarte  falou em guerreiros valentes  na missão e estendeu a todos os que estão na linha de frente. Já o vereador Eder Fioravante  classificou como um reconhecimento  pelo serviço prestado à sociedade. Referiu-se à  atuação da bancada  cristã que chamou de bancada mortal,  constituída por pessoas com vida direcionada à espiritualidade e à moralidade, respeitando todas as crenças.
 
   
 
         Pedido de Providências
 
Vereador Eder Fioravante/PDT – Solicita que sejam realizados reparos no calçamento da rua Emeraldo Gamino 1451, bairro Maria do Carmo, que se encontra esburacada conforme foto anexo, prejudicando o trânsito local.
Em outro trabalho, solicita que seja colocada FRESA (Resíduo asfáltico) na Rua Princesa Isabel no Bairro Piola.
Também Solicitou que seja colocada FRESA (resíduo asfáltico) na Av. Espinilho e Av. Cedro no bairro Capão do Ângico, nos locais onde não há calçamento, principalmente nas duas últimas quadras da Av. Cedro.
 
Vereador Vagner Fan/MDB – Vagner Fan, Vereador da bancada do Partido MDB, nos termos do art. 164 do Regimento Interno da Câmara Municipal, por meio deste expediente, apresenta Pedido de Providência ao Poder Executivo para que seja feita (Manutenção) patrolamento e colocação de Fresa (resíduo asfáltico) em duas ruas no bairro Boa Vista a saber a rua Pedro de Souza Bisch (última quadra) e a rua Dona Nelvi, pois devido aos buracos e mato alto fica intransitável, quando chove entra água nas residências, as referidas ruas estão ligadas pois ficam na divisa com o quartel 6° RCB.
Um segundo trabalho, o vereador Solicita ao Poder Executivo para que seja realizada a manutenção (patrolamento e encascalhamento) no corredor dos VAQUEANOS entre o Louro nos Pinheiros e a BR 290 próxima a Fundação Marona.
 
Vereadora Dileusa Alves/PDT – Requer ao poder Executivo através da Secretaria de Infraestrutura, a realização de patrolamento e disposição de resíduo asfáltico na rua Hortência, Bairro Capão do Angico.
Requer ao poder executivo, a realização da limpeza dos bueiros e a colocação das tampas nas bocas de lobo das ruas Hortência com rua Ipê no bairro Capão do Angico.
 
Vereador Fábio Perez/Progressistas – Solicita restauração do calçamento e colocação de contêineres na Rua Álvaro Inácio de Medeiros nº 648, localizada no Bairro Atlântida.
Vereador Ênio Bastos/Progressistas- Solicita conserto de calçamento da rua Ícaro Ferreira da Costa.
 
 
    Indicações
 
Vereador João Baptistas Leivas Neto/MDB –  Solicita estudos para substituição de lâmpadas comum para lâmpadas de Led , nas ruas João Artigas M. Irizaga e Rua Maria Cristina, no Bairro Boa Vista.
Solicita estudos para a possibilidade de criação de programa de aquisição de postes de iluminação de aço galvanizado para pessoas com baixa renda.
Solicita estudos para a recolocação da academia ao ar livre localizada na rua Vasco Alves, próximo ao número 700, no bairro Macedo.
Solicita estudos para a disponibilização de “Vacinômetro” no site oficial da Prefeitura.
 
Vereadora Dileusa Alves/PDT – Requer a realização da atualização do código de posturas do Município, afim de que este passe a estar em conformidade com as atuais legislações Estaduais e Federais, haja vista que o atual código de posturas possui 25 anos e encontra-se desatualizado.
 
 
    Moção de Aplauso
 
Vereador Vagner Fan/MDB – Requer Moção de Aplauso a ser encaminhada aos Excelentíssimos Senhores Togo Enei Becker e Jose Dorneles Leite, Pastores da Congregação da Assembléia de Deus do Bairro Boa Vista, nesta cidade, bem como também ao Excelentíssimo Senhor Antonio Valsyr Lambert Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Alegrete. Onde pastoreiam a Congregação do  bairro Boa vista e estão  comemorando nesse mês os 35 anos de existência naquela localidade, servindo as comunidades com trabalhos sociais e espirituais.
 
Vereadora Firmina Soares/PDT – Requer  Moção de aplauso a ser encaminhada à Excelentíssima Dra. Simone Estivalet Pedroso, pelo relevante serviço prestado à comunidade Alegretense e região no enfrentamento a Pandemia do covid19.
 
    Dedicação de Sessão
 
Vereadora Firmina Soares, Requer a Dedicação da Sessão do dia  6 de Maio ao  “Dia do Artista Plástico ” em especial ao artista Bolivar Schlottfeldt Marini, comemorado no dia 08 de Maio de 2021.  
 
Vereador Jaime Duarte, pelo transcurso do Dia Nacional do Líder Comunitário que ocorreu no dia 5.
 
Vereador João Leivas, ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que transcorreu no dia 3 de maio. Subscrição das bancadas.
 
Vereador Anilton Oliveira, em respeito à intelectualidade da humanidade, dedicou a sessão pelo transcurso dos 203 anos de nascimento de  Karl Marx, fundador e teórico  do socialismo e autor da obra  mais lida e vendida no Mundo depois da Bíblia que foi O Capital.  Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito e Economia.
 
Vereador Fábio Bocão dedicou a sessão às vítimas  da tragédia de Saudades, em Santa Catarina, manifestando a tristeza pela barbárie.
 
 
    Votos de Pesar
 
Vereador Fábio Bocão   pesar à família de  Celmar da Roisda Gonçalves (Tita ), liderança tradicionalista que morreu  nesta semana. Vereador Cléo Trindade, subscreveu, afirmando  que Tita  foi amigo de infância, militou no MTG, contribuindo não só pelo  Movimento mas foi companheiro e amigo  sempre solidário. Foi um dos que contribuíram nas apresentações temáticas em Alegrete.
 
Anilton Oliveira, pesar à família de Francisco Flores Filho, o Chiquinho, filho de ferroviário, seu Francisco Flores  e primo do ex-vereador Élbio Flores.
 
Vereadora Firmina Soares, votos de pesar à família de Pedro Rodrigues Jacques,  do Durasnal, falecido no domingo. Subscrição das bancadas.
 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Saúde

Secretaria de Meio Ambiente recebe doação de sonômetro digital do Ministério Público

Nesta terça-feira (8/06), às 14 horas, no auditório das Promotorias de Justiça do Alegrete, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu da promotora Luiza Trindade Losekann, atualmente responsável pela Promotoria Especializada, a entrega de equipamentos adquiridos a partir de Termo de Ajustamento de Conduta firmado por uma empresa alegretense e o Ministério Público. A 1ª Delegacia da Polícia Civil também foi beneficiada pela ação.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, representou o prefeito Márcio Amaral no ato e recebeu a doação de um (01) sonômetro digital e seus respectivos acessórios para fim de auxiliar o setor de fiscalização do órgão. “Agradecemos muito ao Ministério Público pela sensibilidade e a doutora Luiza Losekann, que sempre está muito atenta às demandas da nossa comunidade. Certamente, faremos muito bom uso do equipamento”, enfatiza a secretária.

A 1ª DP de Alegrete recebeu duas (2) mini filmadoras de alta definição, duas (2) câmeras GoPro e dois (2) rastreadores veiculares, que servirão para auxiliar as equipes que atuam na investigação de crimes cometidos no Município.

Além disso, a empresa investigada realizou a doação de R$ 9 mil reais ao Grupo de Apoio ao Corpo de Bombeiros Militar do Alegrete, entidade que vem sendo beneficiada com valores oriundos de compromissos de conduta firmados pelo Ministério Público para fins de alcançar o valor necessário à aquisição de um desencarcerador veicular, a ser utilizado no atendimento de acidentes de trânsitos com vítimas presas às ferragens.

Na oportunidade, a promotora de Justiça Luiza Trindade Losekann manifestou satisfação em ter contado com a sensibilidade da empresa sediada no Município a qual, através do acordo, deu fim à investigação que tramitava desde o ano de 2009, beneficiando, ainda, três instituições que atuam em prol da comunidade alegretense.

Também compareceram à solenidade o delegado de Polícia Maurício Arruda Coronel, titular da 1ª Delegacia de Polícia do Alegrete, acompanhado do comissário Ceolin e da inspetora Simone, os fiscais ambientais Silvia Cristiane Mafaldo e João Araújo Filho, além do 2º sargento Lagemann, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Alegrete.

Continue lendo

Saúde

Fase 3 da vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira em todas as UBSs com salas de vacina

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, informa que nesta quarta-feira, 09, começa a fase 3 da imunização contra a Influenza em todas as UBSs com salas de vacinas.

Confira os grupos da 3ª etapa (9 de junho até 9 de julho):

Pessoas com comorbidades
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo
Trabalhadores portuários
Forças de segurança e salvamento
Forças Armadas
Funcionários do sistema prisional
População privada de liberdade

A vacina contra a Gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, óbitos e as suas consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença. A vacinação contra a Gripe (Influenza) também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Quem for se vacinar deve-se respeitar um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra Influenza e contra a Covid-19. Recomenda-se levar o cartão de vacinas no dia da vacinação para ajudar na identificação das vacinas já aplicadas.

CATEGORIAS DE RISCO CLÍNICO E INDICAÇÕES PARA VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA

Doença respiratória crônica:
Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
Bronquiectasia;
Fibrose Cística;
Doenças Intersticiais do pulmão;
Displasia broncopulmonar;
Hipertensão Arterial Pulmonar;
Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica:
Doença cardíaca congênita;
Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;
Doença cardíaca isquêmica;
Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica:
Doença renal nos estágios 3,4 e 5;
Síndrome nefrótica;
Paciente em diálise.

Doença hepática crônica:
Atresia biliar;
Hepatites crônicas;
Cirrose.

Doença neurológica crônica:
Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica;
Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares;
Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular;
Deficiência neurológica grave.

Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida Imunossupressão por doenças ou medicamentos

Obesos: Obesidade grau III.

Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.

Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.

Continue lendo

Saúde

Santa Casa recebe emenda do deputado federal Pedro Westphalen

 

Nesta manhã, o Vereador Glenio Bolsson, ex Vereadora Miriam Suhre e a assessoria do Deputado Frederico Antunes, fizeram a entrega simbólica de uma Emenda Parlamentar, a Provedoria do Hospital Santa Casa de Caridade, no valor de R$200 mil reais, recurso esse que será utilizado na compra de equipamentos para o Bloco Cirúrgico.


O Presidente Roberto Segabinazzi, agradeceu o apoio dos Deputados Pedro e Frederico, que nesse momento tão complicado da saúde mundial, foram sensíveis com o nosso hospital e quem ganha é a nossa comunidade. Também estiveram presentes: Dra Marielene Campagnolo, Dr. João Alberto, Carlos Mello, Elizandra Severo, Tailise Ribeiro e Ciro Prates.

Continue lendo

Popular