Contato

Educação

Alegrete é pioneira no Estado na adesão à plataforma digital Clickideia

Garantir que os estudantes continuem aprendendo diante do contexto de pandemia do novo coronavírus, diante da necessidade de suspensão de aulas presenciais é um desafio para professores e gestores da educação em todo o Rio Grande do Sul. As aulas presenciais estão suspensas desde o ano passado, quando as medidas para conter o avanço da doença chegaram às escolas alegretenses.

Enquanto os portões das escolas permanecem fechados, as plataformas de ensino on-line ganham espaço. Em Alegrete, não há data definida para o retorno das atividades presenciais – as aulas, por enquanto, acontecem de forma remota. Por isso, as ferramentas tornam-se mais necessárias.

No fim do mês de abril, a Prefeitura de Alegrete fechou contrato com o Clickideia, uma plataforma de educação digital, criada em 2001 na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), por meio de um convênio para cooperação técnica em atividades de ensino, pesquisa, desenvolvimento, prestação de serviços e formação de recursos humanos na área de tecnologias aplicadas à educação.

Um portal que presta serviços para diversos estados e municípios do Brasil, foi a solução que a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) encontrou para ampliar de forma gratuita o acesso do sistema à toda rede municipal de ensino. O portal elabora e disponibiliza conteúdos didáticos digitais inovadores, utilizando a internet como plataforma.

Em pouco tempo, 33 escolas, 405 professores e 3840 mil alunos passarão a ser beneficiados com a ação, ao se cadastrarem no sistema, mantendo um contato permanente com os estudos. Além de conteúdo liberado aos estudantes, também é proporcionada formação continuada aos professores. “É mais uma inovação para a nossa cidade. Proporcionar educação de qualidade na rede pública sempre será um desafio. Queremos que nossas crianças tenham as mesmas oportunidades. E isso começa com acesso ao mundo tecnológico, de forma avançada como estamos propondo e vamos fazer. A plataforma tem inúmeras alternativas didáticas, propiciando uma aprendizagem colaborativa e dinâmica entre professor e aluno, onde o centro da intencionalidade pedagógica é o aluno. Essa nova realidade é um momento para repensarmos a educação. Acredito que seja uma excelente experiência tanto para alunos, quanto para professores”, explica o prefeito Márcio Amaral.

Segundo Angela Viero, a secretária da Secel, através do sistema pode-se trabalhar dificuldades de alunos que necessitavam de acompanhamento individual para desenvolver algumas habilidades, ampliando os conhecimentos de forma direcionada. “Os alunos adoram atividades lúdicas, com aprendizagem dinâmica e divertida, visto que não é fácil envolver os estudantes a participarem de aulas nesse período tão adverso. Os professores poderão explorar a plataforma nesse período de pandemia e descobrir ferramentas novas que estão tornando o ensino ativo”, relata a secretária.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

IFF abre inscrições para seleção do Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD)

As inscrições para o Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD), para ingresso no 2º semestre letivo de 2021, podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet, através do preenchimento de formulário e envio da documentação especificada no edital. Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jsjQvXRJRrQECCrE6

O objetivo geral do curso é formar professores, em nível superior, para exercer a docência na modalidade de Educação Profissional, capacitando-os para atuar no ensino técnico de nível fundamental e médio.

São ofertadas 160 vagas no campus/polo Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari e Santo Augusto. Podem concorrer à vaga candidatos não licenciados, portadores de diploma de curso de graduação – Bacharelado ou Tecnologia. Não haverá taxa de inscrição. O curso ofertado é 100% gratuito.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância através da Plataforma Moodle. Além das atividades a distância, o curso contará com atividades presenciais, as quais serão desenvolvidas no campus/polo proponente do curso.

A classificação final será por ordem decrescente da nota final dos candidatos. A lista de classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 21 de julho.
Mais informações podem ser acessadas no Edital nº 176/2021.

Continue lendo

Educação

Prorrogado o período de inscrição para o processo seletivo de professores

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informa que, devido a problemas técnicos na plataforma, que serão solucionados até o final desta segunda-feira (14/06), haverá prorrogação do período de inscrição para o processo seletivo de professores.
A SECEL solicita que os candidatos já inscritos confiram o seu cadastro, através do número do CPF. Caso haja qualquer documento faltando ou dados incorretos, os mesmos poderão ser alterados no próprio concorrente. As alterações constam no edital de retificação número 020/2021.
Continue lendo

Educação

IEOA suspende aulas presenciais por confirmação de Covid

O Instituto Educacional Osvaldo Aranha- Escola Cívico Militar, supendeu por 48 horas sua atividades presenciais por conta de um colaborador ter confirmado positivo pára Covid-19.

As atividades escolares continuarão acontecendo de forma remota, conforme a nota emitida pela instituição nesta tarde, confira a nota abaixo:

 

Continue lendo

Popular