Contato

Corona Vírus

Segunda dose. Mais de 120 mil gaúchos não retornaram

Um relatório divulgado nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação contra o coronavírus nos Estados aponta que 123,5 mil gaúchos aptos a receber a segunda dose ainda não buscaram o serviço. Esse contingente representa 6,9% do total de pessoas que já receberam a primeira injeção de Coronavac ou Oxford no Rio Grande do Sul.

Conforme o portal da Secretaria Estadual da Saúde (SES), até o começo da noite desta terça-feira a primeira dose já havia sido aplicada a 1.786.583 habitantes do Rio Grande do Sul, o que equivale a 35,2% da população geral nos 497 municípios, que é de 11.329.605 pessoas. Já a segunda dose contemplou 418.072 gaúchos (8,2% do total).

No Brasil inteiro, eram cerca de 1,5 milhão de pessoas com esse tipo de atraso. O Estado com mais pessoas em atraso é São Paulo (343,9 mil), seguido por Bahia (148,8 mil), Rio de Janeiro (143 mil), Rio Grande do Sul (123,5 mil), Minas Gerais (89,1 mil) e Paraná (71,8 mil).

Já os Estados com menos doses em atraso são Amapá (5,7 mil), Tocantins (6 mil), Acre (6,1 mil), Alagoas (7,6 mil) e Roraima (8,5 mil).

A grande maioria dos atrasos está em doses da vacina Coronavac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No total, 1.514.340 doses do imunizante estão em atraso, sendo 287 da Oxford/Astrazeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Conforme o Ministério, mesmo quem perdeu o prazo previsto no cronograma de vacinação deve procurar uma unidade de saúde para regularizar a situação. Para acelerar a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus na população gaúcha, as vigilâncias municipais de Saúde receberão relatórios das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) com os nomes de todos os idosos que já podem tomar a segunda dose.

A base dos dados é o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni), abastecido pelos municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas. Os relatórios serão encaminhados nos próximos dias.

“O objetivo é apoiar os municípios para que planejem ações de busca ativa dessas pessoas e vacinem ainda mais, para que consigamos continuar em destaque positivo na vacinação no país”, diz Ana Costa, diretora de Atenção Primária e Políticas de Saúde da SES.

Com as duas últimas remessas de vacinas que chegaram ao Estado, nos dias 2 e 8 de abril, foram distribuídas aos municípios cerca de 550 mil doses somente para a segunda aplicação em idosos.

“Essas informações nominais, que os próprios municípios podem gerar, é uma tentativa de auxiliar no reforço de estratégias locais, para facilitar a busca pelos faltosos e entender por que ainda não vacinaram”, explica Tani Ranieri, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Ela acrescenta:

“Pode ter acontecido, por exemplo, de a pessoa ter adoecido, ou então já ter sido vacinada e o município ainda não ter tido tempo de registrar. Mas ressalto que, mesmo que o prazo tenha passado, é preciso que a pessoa tome a vacina, a qualquer tempo”.

O Estado recebeu 12 lotes que totalizam cerca de 3,1 milhões de vacinas e não há retenção de doses – nesta terça (13), 69% do total já estava aplicado. Assim que chegam ao aeroporto, na capital, são transportadas à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), onde são separadas, embaladas e enviadas às 18 CRS espalhadas pelo Estado.

No último sábado (10), o Estado alcançou a marca de 2 milhões de doses aplicadas – 20 dias após ter chegado a 1 milhão. “Nesta semana, precisamos ampliar muito a aplicação da D2 (segunda dose) em idosos a partir de 73 anos. Todos os que já se vacinaram com a primeira dose devem olhar a caderneta de vacinação para saber se não está na hora de voltar ao posto de saúde para a dose de reforço”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Vacinas contra a covid-19 serão distribuídas nesta quinta-feira às 18 Coordenadorias Regionais

Chegada de doses da Pfizer nesta quarta-feira (28/7) no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre – Foto: Maicon Hinrichsen/ Palácio Piratini
A partir do início da tarde desta quinta-feira (29/07), as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) receberão a nova remessa de vacinas contra a covid-19 referentes aos seus municípios de abrangência. No total, serão distribuídas 119.578 doses para primeira aplicação (D1) da Pfizer e da Coronavac, e 128.344 doses para segunda aplicação (D2) das mesmas marcas. Os números exatos da distribuição foram calculados e fechados na tarde desta quarta-feira (28/7) pela equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES).
As doses para D1 fazem parte do lote que chegou ao Estado entre terça (27/7) e quarta-feira (28/7), composto, ainda, de vacinas da AstraZeneca. Os imunizantes não distribuídos nesta semana ficarão reservados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para garantir a segunda aplicação no momento oportuno da população que receber a primeira neste momento.
As doses para D2 que serão distribuídas na quinta-feira (29/7) já estavam reservadas na Ceadi desde um recebimento anterior e devem ser aplicadas em quem atingiu o período ideal de reforço de cada imunizante.
Poderão retirar na Ceadi, a partir das 13h30 de quinta-feira (29/7), as CRSs: 1ª (Porto Alegre), 3ª (Pelotas), 8ª (Cachoeira do Sul), 10ª (Alegrete), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Carros do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) sairão da capital com destino a Caxias do Sul com carga da 5ª CRS (Caxias do Sul), e com destino a Passo Fundo com carga das 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim) CRSs.
Por via aérea, serão entregues as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) por um helicóptero da Polícia Civil, e um avião da Brigada Militar levará as vacinas da 7ª CRS (Bagé), em Bagé; da 2ª (Frederico Westphalen) e da 15ª (Palmeira das Missões), em Palmeira das Missões; e da 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí), em Santo Ângelo.
Público-alvo
As doses desta remessa deverão ser aplicadas, conforme definição de gestores municipais e estaduais de saúde em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em gestantes e puérperas que receberam apenas uma dose da vacina AstraZeneca e ainda não completaram o esquema vacinal, adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, ampliar a faixa etária da população em geral e aplicar a D2 em quem atingiu o período para o reforço.
Continue lendo

Corona Vírus

Relatório semanal aponta dados do Covid-19 em Alegrete registrou uma diminuição no volume diário

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o monitoramento de regiões distribuídas por unidades de ESFs. O levantamento é feito pelas equipes das ESFs, organizado e analisado pelo analista de dados da SMS, Marco Rego.

Segundo o relatório do dia 21 a 27 de julho, nesta semana todas as ESFs apresentam risco baixo, em cor azul, sendo elas as ESFs Prado, Macedo, Cidade Alta, Vera Cruz, Bento Gonçalves, Saint Pastous, Promorar, Dr. Romário e Centro Social Urbano, Vila Nova, Nova Brasília, Rondon, Piola e Boa Vista.

No mapa a classificação é feita em quatro níveis que indicam o número de contaminados e o risco de contaminação. A cor preta representa altíssimo risco de contágio, a cor vermelha indica risco alto, a amarela significa risco médio e a azul baixo risco de contágio. Os indicadores são: de 0% à 1,25% da população monitorada, marcado em azul; De 1,26% à 2,50% da população monitorada, em amarelo; De 2,51% à 3,75% da população monitorada, em vermelho; Acima de 3,76% da população monitorada, em preto.

Conforme o relatório, Alegrete registrou uma diminuição no volume diário acumulado semanal de monitorados de 157 em 20 de julho para 101 em 27 de julho.

De 21 a 27 julho, foram 24 casos acumulados de novas infecções, sendo que na semana anterior houve a confirmação de 45 casos, demonstrando diminuição de 46,67% com relação aos últimos sete dias.

Nessa semana, de 21 a 27 de julho, também foram registrados 41 casos de recuperações, comparado com os últimos sete dias foram registrados 61 casos, dessa forma, houve queda de 32,79% no índice de recuperados.

Na presente semana houve uma melhora na média móvel diária de novas confirmações para COVID-19, totalizando 3,4 novos casos diários, de modo que nos últimos 7 dias foi registrado a média de 6,4 novos casos diários, o que representa queda de 46,67% com relação à semana anterior.

A semana corrente também apresentou queda no volume de casos ativos, totalizando 29 casos, em contraponto com os 50 casos ativos contabilizados na semana anterior, apresentando assim uma diminuição de 42%. De 21 a 27 de julho, foram registrados 04 óbitos ocorridos no município, o que representa média de 0,57 pacientes por dia.

Continue lendo

Corona Vírus

Quatro pessoas jovens são os novos positivos

Nesta segunda-feira (26) foram registrados 04 casos positivos, 04 mulheres, entre 16 e 32 anos. Também foram registrados 05 recuperados. Hoje, até a publicação do boletim, não foram registrados óbitos.
Há 04 pacientes na UTI Covid, sendo 04 confirmados. No Hospital de Campanha há 03 pacientes, 03 aguardando resultado. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma há 11 leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 27 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 08 estão ocupados.
Atualmente são 11.857 casos confirmados, com 11.540 recuperados, 31 ativos (28 estão ativos em isolamento domiciliar e 03 hospitalizados positivos de Alegrete) e 286 óbitos.
Foram realizados 37.316 testes, sendo 25.450 negativos, 11.857 positivos e 09 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 100 pessoas.
Pode ser uma imagem de texto que diz "BOLETIM olho no Corona EPIDEMIOLÓGICO virus 26/07 18h30 EM OBSERVAÇÃO INICIAL Pessoas com sintomas gripais 100 TESTADOS 37316 Desde o Início dos Testes Negativos Positivos Aguardando Resultado 25450 11857 09 Ativos CONFIRMADOS 11857 Casos testados que deram positivo Recuperados 31 11540 286 Ãbitos Em Isolamento Domiciliar Hospitalizados 28 03 紧 ALEGRETE PREFEITURA ONTRUINDOUMNOVOFUTUR"
 
 
 
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular