Contato

Saúde

Centros de referência ao trato do autismo é pauta de tele-conferência

 

Por meio de uma videoconferência realizada na tarde desta quarta-feira (14/04), o Deputado Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia Legislativa, promoveu uma reunião com o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild e vereadores e lideranças da Fronteira Oeste, para tratar do _Programa TEAcolhe,_lançado por decreto na semana passada pelo Governo do Estado.

 

A Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também chamado de _TEAcolhe,_prevê a implantação de 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e sete Centros Macrorregionais de Referência (CMR), com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde, de educação e de assistência social, no atendimento às pessoas com autismo e suas famílias. O investimento total do governo será de R$ 950 mil mensais.

 

A reunião de trabalho realizada hoje com lideranças da Fronteira Oeste, tratou de questões técnicas, como critérios dos editais, suporte às gestões municipais, mapeamento dos locais de atendimento e criação do sistema de cadastro e armazenamento de dados.

O prefeito de Uruguaiana Ronnie Mello, que também preside a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO), participou da videoconferência.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Saúde

Secretaria da Saúde realiza atendimentos aos presidiários

A prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, desde domingo, dia 9 de maio, diversas ações de promoção de acesso à saúde no Presídio Estadual de Alegrete. Uma equipe formada por médicos, técnicos de enfermagem, ambulância e transporte estão atendendo no local, promovendo testes de Covid-19. Somente no domingo à tarde, segundo a secretária Haracelli Fontoura, foram realizados 51 atendimentos.

Continue lendo

Saúde

Câmara Aplaude Trabalho da Pneumologista Simone Estivalet Pedroso no Combate à Pandemia

A pneumologista Simone Estivalet Pedroso  foi alvo de homenagem na Câmara Municipal de Alegrete, na sessão ordinária desta quinta-feira, ao ser aprovada  pelos vereadores  Moção de Aplauso à médica pelos relevantes serviços  prestados à comunidade e região no enfrentamento da pandemia da COVID-19. A iniciativa foi da vereadora Firmina Martins Soares, presidente da Câmara. A vereadora  afirmou que  o reconhecimento  à atuação das médica Simone vem da manifestação de  pacientes   dela que sobreviveram à COVID-19 e familiares de pacientes que foram por ela atendidos e que se sentiram e se sentem   gratificados  pela dedicação, compreensão e acolhimento.
    Cinco vereadores   fizeram uso da palavra para destacar o trabalho da médica Simone no enfrentamento à pandemia. O vereador Bispo Ênio Bastos  disse do aplauso e reconhecimento pelo trabalho da médica e a todos que atuam na linha de frente.
                    ”Uma pessoa com uma sensibilidade enorme  e sem medir esforços. Além de seu trabalho técnico profissional, leva aos familiares  dos enfermos  a informação, o carinho e o conforto”, resumiu o vereador Cléo Trindade. 
    Em sua participação, o vereador Fábio Bocão  disse que o agradecimento era  pelas vidas, por cada suor e lágrima  que derramou  na luta contra esse terrível mal. Alegrete aplaude e agradece  a essa heroína, guerreira e mãe. Cumprimentou a vereadora Firmina pela feliz iniciativa.
    O vereador Eder Fioravante afirmou que  a doutora Simone estava recebendo da Casa  o reconhecimento  pelo excelente trabalho  prestado na área da saúde. Abdicou da família para salvar vidas no ambiente hospitalar, ressaltou. O vereador aproveitou para estender a homenagem a todos os profissionais da saúde que contribuem  para que a Alegrete tenha uma saúde m ais bem sucedida  no Estado. 
    O vereador Glênio Bolsson focou em caráter, capacidade de trabalho, conhecimento  e entrega da homenageada dentro da especialidade. Disse o vereador Bolsson ter certeza de que a alegria  que ela tem de receber receber  essa Moção, estenderia  a todos que trabalharam e trabalham  nessa pandemia, porque há uma equipe por trás em todos os setores, dando o melhor de sí nesse  enfrentamento, considerou.
             
 
    Os 59 Anos da AABB
 
    O plenário aprovou também voto de louvor e congratulatório à Associação Atlética Banco do Brasil que completou, no dia primeiro de maio, 59 anos  de fundação. O autor do louvor, vereador Moisés Fontoura, reforçou que  a data evidencia  as marcas de um espaço para os associados e para a comunidade alegretense. A  AABB tem como lema  “AABB mais que um clube.
 
         Os 35 Anos de Congregação No bairro Boa Vista
 
    De autoria do vereador Vagner Fan, foi aprovada moção de aplauso  à Congregação da Assembleia de Deus do bairro Boa Vista., pelos 35 anos  de existência naquele bairro. A moção foi endereçada  aos senhores  Togo Enei Becker e Jose Dorneles Leite, Pastores da Congregação, bem como ao  Senhor Antonio Valsyr Lambert Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Alegrete pelo trabalho social e espiritual  que  prestam às  comunidades.
    O autor da moção, vereador Vagner Fan, destacou o trabalho de evangelização e assistência. Disse que  dedicação e exemplo de homens e mulheres que se doam em favor do evangelho. O vereador Ênio Bastos  classificou o trabalho como um evangelho de bravura e que a igreja pode fazer muito mais tirando  as pessoas da rua. O vereador Jaime Duarte  falou em guerreiros valentes  na missão e estendeu a todos os que estão na linha de frente. Já o vereador Eder Fioravante  classificou como um reconhecimento  pelo serviço prestado à sociedade. Referiu-se à  atuação da bancada  cristã que chamou de bancada mortal,  constituída por pessoas com vida direcionada à espiritualidade e à moralidade, respeitando todas as crenças.
 
   
 
         Pedido de Providências
 
Vereador Eder Fioravante/PDT – Solicita que sejam realizados reparos no calçamento da rua Emeraldo Gamino 1451, bairro Maria do Carmo, que se encontra esburacada conforme foto anexo, prejudicando o trânsito local.
Em outro trabalho, solicita que seja colocada FRESA (Resíduo asfáltico) na Rua Princesa Isabel no Bairro Piola.
Também Solicitou que seja colocada FRESA (resíduo asfáltico) na Av. Espinilho e Av. Cedro no bairro Capão do Ângico, nos locais onde não há calçamento, principalmente nas duas últimas quadras da Av. Cedro.
 
Vereador Vagner Fan/MDB – Vagner Fan, Vereador da bancada do Partido MDB, nos termos do art. 164 do Regimento Interno da Câmara Municipal, por meio deste expediente, apresenta Pedido de Providência ao Poder Executivo para que seja feita (Manutenção) patrolamento e colocação de Fresa (resíduo asfáltico) em duas ruas no bairro Boa Vista a saber a rua Pedro de Souza Bisch (última quadra) e a rua Dona Nelvi, pois devido aos buracos e mato alto fica intransitável, quando chove entra água nas residências, as referidas ruas estão ligadas pois ficam na divisa com o quartel 6° RCB.
Um segundo trabalho, o vereador Solicita ao Poder Executivo para que seja realizada a manutenção (patrolamento e encascalhamento) no corredor dos VAQUEANOS entre o Louro nos Pinheiros e a BR 290 próxima a Fundação Marona.
 
Vereadora Dileusa Alves/PDT – Requer ao poder Executivo através da Secretaria de Infraestrutura, a realização de patrolamento e disposição de resíduo asfáltico na rua Hortência, Bairro Capão do Angico.
Requer ao poder executivo, a realização da limpeza dos bueiros e a colocação das tampas nas bocas de lobo das ruas Hortência com rua Ipê no bairro Capão do Angico.
 
Vereador Fábio Perez/Progressistas – Solicita restauração do calçamento e colocação de contêineres na Rua Álvaro Inácio de Medeiros nº 648, localizada no Bairro Atlântida.
Vereador Ênio Bastos/Progressistas- Solicita conserto de calçamento da rua Ícaro Ferreira da Costa.
 
 
    Indicações
 
Vereador João Baptistas Leivas Neto/MDB –  Solicita estudos para substituição de lâmpadas comum para lâmpadas de Led , nas ruas João Artigas M. Irizaga e Rua Maria Cristina, no Bairro Boa Vista.
Solicita estudos para a possibilidade de criação de programa de aquisição de postes de iluminação de aço galvanizado para pessoas com baixa renda.
Solicita estudos para a recolocação da academia ao ar livre localizada na rua Vasco Alves, próximo ao número 700, no bairro Macedo.
Solicita estudos para a disponibilização de “Vacinômetro” no site oficial da Prefeitura.
 
Vereadora Dileusa Alves/PDT – Requer a realização da atualização do código de posturas do Município, afim de que este passe a estar em conformidade com as atuais legislações Estaduais e Federais, haja vista que o atual código de posturas possui 25 anos e encontra-se desatualizado.
 
 
    Moção de Aplauso
 
Vereador Vagner Fan/MDB – Requer Moção de Aplauso a ser encaminhada aos Excelentíssimos Senhores Togo Enei Becker e Jose Dorneles Leite, Pastores da Congregação da Assembléia de Deus do Bairro Boa Vista, nesta cidade, bem como também ao Excelentíssimo Senhor Antonio Valsyr Lambert Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Alegrete. Onde pastoreiam a Congregação do  bairro Boa vista e estão  comemorando nesse mês os 35 anos de existência naquela localidade, servindo as comunidades com trabalhos sociais e espirituais.
 
Vereadora Firmina Soares/PDT – Requer  Moção de aplauso a ser encaminhada à Excelentíssima Dra. Simone Estivalet Pedroso, pelo relevante serviço prestado à comunidade Alegretense e região no enfrentamento a Pandemia do covid19.
 
    Dedicação de Sessão
 
Vereadora Firmina Soares, Requer a Dedicação da Sessão do dia  6 de Maio ao  “Dia do Artista Plástico ” em especial ao artista Bolivar Schlottfeldt Marini, comemorado no dia 08 de Maio de 2021.  
 
Vereador Jaime Duarte, pelo transcurso do Dia Nacional do Líder Comunitário que ocorreu no dia 5.
 
Vereador João Leivas, ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que transcorreu no dia 3 de maio. Subscrição das bancadas.
 
Vereador Anilton Oliveira, em respeito à intelectualidade da humanidade, dedicou a sessão pelo transcurso dos 203 anos de nascimento de  Karl Marx, fundador e teórico  do socialismo e autor da obra  mais lida e vendida no Mundo depois da Bíblia que foi O Capital.  Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito e Economia.
 
Vereador Fábio Bocão dedicou a sessão às vítimas  da tragédia de Saudades, em Santa Catarina, manifestando a tristeza pela barbárie.
 
 
    Votos de Pesar
 
Vereador Fábio Bocão   pesar à família de  Celmar da Roisda Gonçalves (Tita ), liderança tradicionalista que morreu  nesta semana. Vereador Cléo Trindade, subscreveu, afirmando  que Tita  foi amigo de infância, militou no MTG, contribuindo não só pelo  Movimento mas foi companheiro e amigo  sempre solidário. Foi um dos que contribuíram nas apresentações temáticas em Alegrete.
 
Anilton Oliveira, pesar à família de Francisco Flores Filho, o Chiquinho, filho de ferroviário, seu Francisco Flores  e primo do ex-vereador Élbio Flores.
 
Vereadora Firmina Soares, votos de pesar à família de Pedro Rodrigues Jacques,  do Durasnal, falecido no domingo. Subscrição das bancadas.
 

Continue lendo

Manchete

Vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 anos ou mais no interior do município

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, irá realizar a vacinação de idosos com 60 anos ou mais, com a primeira dose contra a Covid-19, nas localidades do interior do município. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF.

“Montamos esse esquema de vacinação especialmente para atender a população do campo que ainda não recebeu a primeira dose. Nosso município possui uma grande extensão territorial e sabemos que isso muitas vezes dificulta o deslocamento da população do campo até a cidade nos dias de vacinação, por isso vamos levar a vacina até eles”, declarou a secretária de Saúde Haracelli Fontoura.

Confira o cronograma abaixo:

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular