Contato

Corona Vírus

Relatos da linha de frente chocam e comovem. Horas tensas de dor e emoção

O que estava previsto, infelizmente aconteceu.

Na sexta-feira um comunicado interno da Secretária da Saúde, Haracélli Fontoura, para um grupo de enfermeiras vazou e em seguida estava nas redes sociais.

Um cilindro de oxigênio que falte é uma vida que é perdida. Pacientes sendo atendidos em ambulância em frente à UPA, pelo esgotamento da estrutura interna da Santa Casa, que foi incrementada nas últimas semanas, mas que em poucos dias até ultrapassou o limite.

O comunicado quase desesperado trouxe a dimensão tensa de um grupo exaurido, que busca se superar minuto à minuto para salvar vidas em Alegrete.

Mas no início deste fim-de-semana outra postagem tem comovido os internautas. É um relato emocionado de uma profissional que está no epicentro desta tragédia humanitária, que já levou dezenas de conterrâneos neste último ano, e que nesta semana ceifou a média de dois pacientes por dia.

 

É forte, humano e tem recortes dos momentos mais tristes e comoventes da relação destes pacientes com os profissionais que atuam ali.

 

Leia abaixo o comunicado repassado pela Secretária Haracelli ao grupo de enfermeiras nesta sexta-feira:

Boa tarde! Colegas estamos hj na pior situação, sem leito com oxigênio e tb pessoas dentro da ambulância na frente da Upa pq não tem onde acomodar!
Ja providenciamos mais cilindros, arrumei com o exército e tb dos nossos EsfS, amanhã vamos levar a Santa Maria cilindro vazio para recarregar, exército vai mandar uma viatura la.
Sobre o que falamos na reunião de segunda( aquela no salão azul) PREPARAR PARA O.PIOR, está acontecendo…. vamos nos reunir agora para montar escalas dos prof dos postos para ajudar a salvar pessoas la na Upa e Hospital de campanha!
Assim que der ja passaremos a vcs as instruções!
Contamos com o apoio e União de todos neste momento de Guerra.Nunca imaginaríamos passar por tudo isso!!

 

Depois disto, à noite, a Secretária informou ao EQ que a situação dos pacientes dentro das ambulâncias havia sido resolvida. Eles foram levados à UPA. Abriu vaga.

A partir deste sábado 17 enfermeiras que atuam nas ESFs farão rodízio no hospital de campanha e estão reunidas nesta manhã para instruções dos protocolos.

 

Agoram leiam abaixo o texto emocionado de uma profissional da Santa Casa de Caridade…

 

“A COVID é um desprazer.
É um desprazer pra quem tenta acalmar um paciente de 30 anos, sem comorbidades que vai ser entubado porque já não consegue mais respirar sozinho.
É um desprazer ver idosos perguntando porque Deus fez aquilo com eles.
É um desprazer ver aquela mãe a 8 dias, com 37 anos e não conhece seu bebê, e que provavelmente não irá ver seu rostinho, nem uma única vez.
O covid é um soco no estômago quando a gente tem que conversar com um paciente e ele pergunta se vai morrer e a gente não pode dizer que não, pq ele tem mais de 80% do pulmão comprometido.
É um soco no estômago quando alguém percebe que vai ser entubado e pede segurando a tua mão para ir pra casa. Para falar com a família, para ficar perto. Só que não temos tempo, já é tarde.
É um soco no estômago quando 5 minutos antes da entubação eles falam que irão te ver em uma semana. Quando eles nos últimos segundos não choram.
Eu nem tenho como descrever a sensação que é reanimar uma pessoa que a 2 dias estava bem e hoje parou.
Eles morrem sozinhos, os familiares não podem segurar sua mão. Eles morrem conosco.
Fiquem em casa, estamos sem leito, sem respirador, e não é a mídia que está dizendo, somos nós, estamos lá, vendo, vivendo e a cada pouco que passa, morrendo!
Não é uma guerra política!
No início muito se ouviu a frase: Você só vai entender quando for alguém próximo.
E agora, é tarde pra ela fazer algum sentido pra vc!
Não falamos, não choramos, não nos comovemos, não ali, não na hora, mas quando saímos, quando entramos no carro, quando deitamos no travesseiro, passam as imagens, os olhos brilham de tristeza, a cabeça dói por segurar as lágrimas, o coração sangra”.
.
R. B que trabalha na santa casa.
E na linha de frente.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Sábado com apenas 12 casos novos em Alegrete

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Neste sábado (10) foram registrados 12 casos positivos, 06 mulheres e 06 homens, com idades entre 01 e 85 anos. Também foram registrados 90 recuperados. Ontem (09), após a publicação do boletim, foi registrado o óbito de um homem de 51 anos. Hoje, até a publicação do boletim, foram registrados os óbitos de duas mulheres, de 63 e 78 anos.

Há 15 pacientes na UTI Covid, sendo 14 confirmados. No Hospital de Campanha há 28 pacientes, 21 confirmados e na UPA são 10 internados, 08 confirmados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma não há leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 02 leitos disponíveis. Na UPA há 15 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, os 08 estão ocupados.

Atualmente são 8.629 casos confirmados, com 8.228 recuperados, 219 ativos (176 estão ativos em isolamento domiciliar e 43 hospitalizados positivos de Alegrete) e 182 óbitos.

Foram realizados 27.385 testes, sendo 18.663 negativos, 8.629 positivos e 93 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.172 pessoas.

 

Continue lendo

Corona Vírus

Zero óbito nesta sexta-feira por Covid-19 em Alegrete

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta sexta-feira (09) foram registrados 31 casos positivos, 14 mulheres e 17 homens, com idades entre 16 e 86 anos. Também foram registrados 99 recuperados. Ontem, após a publicação do boletim, foram registrados dois óbitos, de um homem de 43 anos e de uma mulher de 75 anos. Hoje, até a publicação do boletim, não foram registrados óbitos.

Há 15 pacientes na UTI Covid, sendo 13 confirmados. No Hospital de Campanha há 30 pacientes, os 27 confirmados e na UPA são 10 internados, 04 confirmados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma não há leitos disponíveis. No Hospital de Campanha também não há leitos disponíveis. Na UPA há 15 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 06 estão ocupados.

Atualmente são 8.617 casos confirmados, com 8.138 recuperados, 300 ativos (257 estão ativos em isolamento domiciliar e 43 hospitalizados positivos de Alegrete) e 179 óbitos.

Foram realizados 27.348 testes, sendo 18.630 negativos, 8.617 positivos e 101 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.172 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Vacinação para a faixa de 63 anos nesta sexta-feira

A sequência da vacinação da primeira dose contra o Covid-19 de idosos com 63 anos ou mais acontece nesta sexta-feira a partir das 13h30, nas UBSs com salas de vacinas e no antigo PAM (UBS Bento Gonçalves). A população deve ficar atenta aos meios de comunicação e canais oficiais de comunicação da Prefeitura, pois se sobrarem doses poderá iniciar a vacinação de pessoas com 62 anos.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF. Pessoas que apresentarem sintomas gripais ou estão positivadas com a Covid-19 devem respeitar o período de isolamento e esperar a melhora dos sintomas para comparecer aos locais de vacinação.

Ao total foram destinadas 1060 doses de Coronavac para para a vacinação da segunda dose e 1060 doses de vacina da Astrazeneca para a primeira dose, estas são distribuídas proporcionalmente nas UBSs com salas de vacina e no antigo PAM.

Continue lendo

Popular