Contato

Corona Vírus

Relatos da linha de frente chocam e comovem. Horas tensas de dor e emoção

O que estava previsto, infelizmente aconteceu.

Na sexta-feira um comunicado interno da Secretária da Saúde, Haracélli Fontoura, para um grupo de enfermeiras vazou e em seguida estava nas redes sociais.

Um cilindro de oxigênio que falte é uma vida que é perdida. Pacientes sendo atendidos em ambulância em frente à UPA, pelo esgotamento da estrutura interna da Santa Casa, que foi incrementada nas últimas semanas, mas que em poucos dias até ultrapassou o limite.

O comunicado quase desesperado trouxe a dimensão tensa de um grupo exaurido, que busca se superar minuto à minuto para salvar vidas em Alegrete.

Mas no início deste fim-de-semana outra postagem tem comovido os internautas. É um relato emocionado de uma profissional que está no epicentro desta tragédia humanitária, que já levou dezenas de conterrâneos neste último ano, e que nesta semana ceifou a média de dois pacientes por dia.

 

É forte, humano e tem recortes dos momentos mais tristes e comoventes da relação destes pacientes com os profissionais que atuam ali.

 

Leia abaixo o comunicado repassado pela Secretária Haracelli ao grupo de enfermeiras nesta sexta-feira:

Boa tarde! Colegas estamos hj na pior situação, sem leito com oxigênio e tb pessoas dentro da ambulância na frente da Upa pq não tem onde acomodar!
Ja providenciamos mais cilindros, arrumei com o exército e tb dos nossos EsfS, amanhã vamos levar a Santa Maria cilindro vazio para recarregar, exército vai mandar uma viatura la.
Sobre o que falamos na reunião de segunda( aquela no salão azul) PREPARAR PARA O.PIOR, está acontecendo…. vamos nos reunir agora para montar escalas dos prof dos postos para ajudar a salvar pessoas la na Upa e Hospital de campanha!
Assim que der ja passaremos a vcs as instruções!
Contamos com o apoio e União de todos neste momento de Guerra.Nunca imaginaríamos passar por tudo isso!!

 

Depois disto, à noite, a Secretária informou ao EQ que a situação dos pacientes dentro das ambulâncias havia sido resolvida. Eles foram levados à UPA. Abriu vaga.

A partir deste sábado 17 enfermeiras que atuam nas ESFs farão rodízio no hospital de campanha e estão reunidas nesta manhã para instruções dos protocolos.

 

Agoram leiam abaixo o texto emocionado de uma profissional da Santa Casa de Caridade…

 

“A COVID é um desprazer.
É um desprazer pra quem tenta acalmar um paciente de 30 anos, sem comorbidades que vai ser entubado porque já não consegue mais respirar sozinho.
É um desprazer ver idosos perguntando porque Deus fez aquilo com eles.
É um desprazer ver aquela mãe a 8 dias, com 37 anos e não conhece seu bebê, e que provavelmente não irá ver seu rostinho, nem uma única vez.
O covid é um soco no estômago quando a gente tem que conversar com um paciente e ele pergunta se vai morrer e a gente não pode dizer que não, pq ele tem mais de 80% do pulmão comprometido.
É um soco no estômago quando alguém percebe que vai ser entubado e pede segurando a tua mão para ir pra casa. Para falar com a família, para ficar perto. Só que não temos tempo, já é tarde.
É um soco no estômago quando 5 minutos antes da entubação eles falam que irão te ver em uma semana. Quando eles nos últimos segundos não choram.
Eu nem tenho como descrever a sensação que é reanimar uma pessoa que a 2 dias estava bem e hoje parou.
Eles morrem sozinhos, os familiares não podem segurar sua mão. Eles morrem conosco.
Fiquem em casa, estamos sem leito, sem respirador, e não é a mídia que está dizendo, somos nós, estamos lá, vendo, vivendo e a cada pouco que passa, morrendo!
Não é uma guerra política!
No início muito se ouviu a frase: Você só vai entender quando for alguém próximo.
E agora, é tarde pra ela fazer algum sentido pra vc!
Não falamos, não choramos, não nos comovemos, não ali, não na hora, mas quando saímos, quando entramos no carro, quando deitamos no travesseiro, passam as imagens, os olhos brilham de tristeza, a cabeça dói por segurar as lágrimas, o coração sangra”.
.
R. B que trabalha na santa casa.
E na linha de frente.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Semana abre com tendência de alta em novos casos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta terça feira (12/4) foram registrados 18 casos positivos, 11 mulheres e 07 homens, com idades entre 02 e 76 anos.

Até o fechamento deste boletim, foram registrados 14 recuperados.
Não foram registrados óbitos.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete.
Atualmente são 19.014 casos confirmados e 18.574 recuperados. Há 114 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.313 testes, sendo 35.299 negativos, 19.014 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 72 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

A pendular média de novos casos positivos esteve pra cima nesta sexta

Nesta sexta-feira (08/4) foram registrados 14 casos positivos, 08 mulheres e 06 homens, com idades entre 16 e 88 anos.
Até o fechamento deste boletim, foi registrado 02 recuperados.
 
Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.969 casos confirmados e 18.544 recuperados. Há 99 casos ativos no Município.
Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.
 
Foram realizados 54.177 testes, sendo 35.208 negativos, 18.969 positivos e há 01 pessoa aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 62 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Idoso não vacinado morre de Covid-19 em Alegrete

Nesta quinta-feira (07/4) foram registrados 12 casos positivos, 08 mulheres e 04 homens, com idades entre 08 meses e 83 anos.

Até o fechamento deste boletim, foi registrado 08 recuperados. Foi registrado o óbito de um homem com 87 anos sem histórico vacinal.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.955 casos confirmados e 18.542 recuperados. Há 87 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.163 testes, sendo 35.208 negativos, 18.955 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 47 pessoas.

Continue lendo

Popular