Contato

Corona Vírus

Prefeitura está correndo para adquirir vacinas e negocia com mais dois consórcios

Nesta quarta-feira o Prefeito Márcio Amaral ocupou sua página no facebook, bem como o vice Prefeito Jesse Trindade, para garantirem que o município vai comprar vacina e o negócio estaria sendo estudado por mais de um consórcio.O Em Questão enviou perguntas  que o jornal considera pertinentes e relevantes para a opinião pública. As respostas foram encaminhadas pela SECOM, e nesta tarde o Prefeito respondeu às plataformas de jornalismo do EQ. Desde já agradecemos à disponibilidade do Executivo para prestar tais informações.

EQ- De onde vai sair o dinheiro? 

 Prefeito- Dinheiro há. O município poderá adquirir vacinas. Existe conversas inclusive com a Câmara para agilizar o processo e alocar recursos.  O valor será definido de acordo com a cota que poderá ser adquirida. A princípio, os municípios tentarão impor um número “x”. Vamos ver se as fabricantes conseguem ou se interessam pela demanda.  

 

Pagamento como acontece? 

• Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas. Então os procedimentos estão em estudo. Acho que a Prefeitura repassa o valor ao Consórcio.

 
Prazos…quantidade de doses estimada e público alvo? 

Não temos como prever, mas espera-se que seja mais rápido que o Governo Federal e Estadual. 
O que isto muda em relação à estratégia do Ministério da Saúde e do Governo Estadual?
Acredito que muito pouco. O município pretende seguir o Plano Nacional de Vacinação e as orientações  do Governo do Estado, mas vacinará com mais celeridade.

Quais os fabricantes serão priorizados?

Temos hoje 10 vacinas aprovadas e 230 em estudo. A Granpal ( que é um consórcio gaúcho) já abriu contato com muitas marcas. Os Consórcios irão ver com cada município a quantidade. O Consórcio da FNP não solicitou ainda isso…Eles só estarão juridicamente funcionando a partir do dia 22 de março. Só existe a carta de intenção das prefeituras. Os fabricantes serão escolhidos pelos consórcios, que negociam. Não existe prazo, mas existe a possibilidade de nos próximos dias acontecer. A FNP acredita que se os municípios comprarem, eles podem  ser reembolsados pelo governo federal.

Qtas doses pretendem comprar?

O município está estudando e até sexta-feira deve ter a quantidade exata de compra.

 

Quais os públicos serão priorizados?

Também estão sendo estudados.  A partir da definição da quantidade, será realizado um planejamento de vacinação. Claro que respeitando a legislação.

Prazo e negociação?

As negociações começaram forte na segunda-feira. Dependemos muito de outros municípios e outros consórcios.

 

Quais ou qual fabricante?

 Os 10 aprovados aqui são alvo. Claro que algumas vacinas como da Pfizer, que exigem mais estrutura, tornam-se difíceis para o interior.

 

Como está sendo avaliada e por quem estas marcas?

As marcas serão analisadas pelos Consórcios, conforme disponibilidade. Eles não vendem pouca quantidade, por isso a união dos municípios.

 

Qual o valor estimado e o total das doses?

Não tenho como te precisar por enquanto, mas acredito que nos próximos dias a coisa vai encorpar. É que há movimentos como o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) que não quer que os municípios adquiram. O presidente Bolsonaro também já mostrou insatisfação.

De qual rubrica sairá o recurso?

A Prefeitura vai tratar com a Câmara, até porque após a criação do Consórcio, em 15 dias, os municípios terão para aprovar um projeto de lei nas câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Já estão liberadas vacinas para 60 anos

A longa fila de carros na Rua Bento Manoel na manhã deste sábado causou novamente problema de trafegabilidade como das outras vezes.

Mesmo assim, o segmento de 61 anos foi vacinado. Agora no início da tarde a Secretaria da Saúde informou na página da Prefeitura que o público dos 60 anos já pode se dirigir ao PAM para se vacinar.

Continue lendo

Corona Vírus

Números caem, mas hoje teve mais dois óbitos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta sexta-feira (16) foram registrados 57 casos positivos, 30 mulheres e 27 homens, com idades entre 01 ano e 92 anos. Também foram registrados 45 recuperados. Hoje, até a publicação do boletim, foram registrados os óbitos de uma mulher de 83 anos e de um homem de 49 anos.

Há 15 pacientes na UTI Covid, sendo 08 confirmados. No Hospital de Campanha há 19 pacientes, 15 confirmados e na UPA não há internados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma não há leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 11 leitos disponíveis. Na UPA há 25 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 05 estão ocupados.

Atualmente são 8.934 casos confirmados, com 8.490 recuperados, 249 ativos (227 estão ativos em isolamento domiciliar e 22 hospitalizados positivos de Alegrete) e 195 óbitos.

Foram realizados 28.135 testes, sendo 19.112 negativos, 8.934 positivos e 89 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 860 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Vacinação para a faixa de 61 anos será neste sábado

 

Alegrete começa a vacinar idosos de 61 anos ou mais neste sábado
Alegrete vai receber nesta sexta-feira (16) mais 3.055 doses de vacinas contra a Covid-19. A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde, começa a vacinar a população alegretense a partir das 8h deste sábado no antigo PAM e em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. “Vamos vacinar das 8h às 16h ou até quando durarem as doses. Quem tem 60 anos fique atento às redes sociais, porque poderemos chamar”, destacou a Secretária de Saúde Haracelli Fontoura.
As doses serão repassadas para o município ainda no início da noite desta sexta-feira pela 10ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), da Secretaria Estadual de Saúde. O novo lote é composto por 1845 da Oxford/AstraZeneca e 1.210 da CoronaVac. Dessas 1.510 doses são destinadas a segunda dose e 1.545 para a aplicação da primeira dose em idosos com 61 anos ou mais.

ESTADO
Um avião com 441,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul por volta das 05h50 desta sexta-feira (16). Ele pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O novo lote tem 173,8 mil doses da CoronaVac e 267.750 mil da Oxford/AstraZeneca.
Com isso, o estado deve ultrapassar os 3,6 milhões de vacinas recebidas.

Continue lendo

Popular