Contato

Corona Vírus

Em um dia salta de 11 para 35 casos positivos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta segunda-feira, 28, foram registrados 35 casos positivos de Covid-19 e 41 recuperados. Os positivos são 17 mulheres, 17 homens e 01 criança, com idades entre 4 e 77 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Dois pacientes receberam alta hospitalar.

São 2.546 casos confirmados, com 1.801 recuperados, 710 ativos (706 em isolamento domiciliar e 4 hospitalizados positivos de Alegrete) e 35 óbitos. Os 4 hospitalizados estão na UTI Covid.

Foram realizados 12.837 testes, sendo 10.231 negativos, 2.546 positivos e 60 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 638 pessoas.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Laboratórios e universidade iniciam pesquisa de controle da pandemia em Uruguaiana

Os laboratórios Biosul e Hermes Pardini, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estão realizando pesquisa em nível nacional para o planejamento de medidas de controle da pandemia de Covid-19.

Em Uruguaiana, o trabalho teve início nesta segunda-feira, e consiste na coleta de sangue para detectar se a pessoa já foi contaminada pela Covid-19. A participação é gratuita e o resultado do teste será divulgado em quatro semanas, quando a pesquisa na cidade for encerrada. 

O paciente vai retirá-lo no próprio laboratório. O objetivo do projeto é planejar ações para a adoção de futuras medidas de controle da disseminação do vírus. A iniciativa é denominada EpiCovid-19 BR e tem o apoio da Prefeitura Municipal.

O estudo faz apontamentos dos níveis de contaminação baseados em faixa etária, classe social, localidades, entre outros tópicos. As coletas são residenciais. As áreas foram pré-determinadas pela UNIFESP e serão oito casas em 25 bairros – totalizando 200 residências. Os responsáveis pela análise dividem cada cidade em 25 setores diferentes.

Uruguaiana está inserida na quinta fase do estudo iniciado na segunda-feira. Nas outras quatro fases, 100 mil pessoas foram testadas em 133 municípios. Um dos indicadores mais importantes até agora foi o de que 60% das pessoas apresentaram sintomas. A universidade acredita que a quinta fase vai ser a mais importante e significativa do projeto em razão do fechamento de um ano da pandemia e por ser feita nos primeiros dias do início da vacinação em massa.

A entidade afirma que 149.280 vão ser testadas em ao menos 133 municípios – um acréscimo de 50% em relação às quatro fases anteriores. As outras cidades gaúchas que também vão participar são: Santa Maria, Pelotas, Ijuí, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. A EPICOIVD-19 BR é o estudo epidemiológico mais abrangente do país. O Biosul esclarece que não há nenhum tipo de agendamento ou contato a ser feito pela população para participar dos testes. 

POR: Fred Marcovici/CP

Continue lendo

Corona Vírus

São 132 recuperados de Covid-19 nesta segunda feira

Nesta segunda-feira, 25, foram registrados 71 casos positivos, sendo 45 mulheres, 25 homens e uma criança entre 03 e 89 anos. São 132 recuperados, 07 pacientes que estão na UTI covid e 08 no hospital de campanha.

São 3.861 casos confirmados, com 3.038 recuperados, 776 estão ativos (761 em isolamento domiciliar e 15 hospitalizados positivos de Alegrete) e 47 óbitos.

Foram realizados 16.409 testes, sendo 12.447 negativos, 3.861 positivos e 101 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.057 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Alegrete recebe 600 doses da vacina AstraZeneca/Oxford nessa segunda

Nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde, irá receber a segunda leva de imunização no combate a pandemia da Covid-19. As novas doses são referentes à vacina AstraZeneca/Oxford, que serão produzidas no Brasil numa parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e o laboratório AstraZeneca.

Segundo a secretária de saúde Haracelli Fontoura, a cidade receberá a remessa de 600 doses destinadas aos profissionais da área da saúde, que não foram vacinados na primeira leva da Coronavac, e estão na linha de frente de combate ao Coronavírus.

Alegrete possui hoje 2.033 profissionais da área da saúde ativos e a perspectiva é entre 60% e 70% desse público sejam vacinados, ou seja, aproximadamente 1.200 a 1.400 pessoas.

O prefeito em exercício Jesse Trindade, acredita que “é importante dar continuidade na vacinação dos profissionais que estão atuando na linha da frente. Esperamos, em breve, poder noticiar o início da imunização da população em geral, mas, mesmo assim, não podemos deixar de cumprir as medidas de enfrentamento à pandemia, mantendo os protocolos sanitários e o distanciamento social”.

A previsão da chegada das novas doses da AstraZeneca na cidade será pela parte da tarde desta segunda-feira. O transporte será realizado pela 10ª CRS para receber as doses encaminhadas pelo governo do estado até Santa Maria.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular