Contato

Corona Vírus

19 regiões continuam no vermelho no RS

Na 30ª rodada, o mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado terá, a partir desta terça-feira (1°/12), 19 regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). Apenas dois dos 11 pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais foram acatados pelo Gabinete de Crise nesta segunda-feira (30/11). As regiões de Cachoeira do Sul e Guaíba, portanto, permanecem em bandeira laranja (risco epidemiológico médio).

A equipe técnica rejeitou os pedidos das regiões de Capão da Canoa, Taquara, Santo Ângelo, Santa Rosa, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Porto Alegre e Bagé. As demais regiões não contestaram a classificação do mapa preliminar.

Veja o mapa definitivo em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

O pedido de Cachoeira do Sul foi aceito porque a equipe técnica levou em consideração o fato de que o maior impacto na região resultou dos indicadores da macrorregião e da situação do Estado como um todo. O recurso ponderou que quase todos os indicadores da região se mostraram favoráveis ao longo da pandemia. E, ainda, a região recebeu pacientes de outras áreas em leitos de UTI.

A região de Guaíba também foi impactada pela situação geral do Estado. Houve melhora na média ponderada final em comparação com as semanas anteriores e melhora em dois indicadores da própria região, em especial o que monitora os novos casos acumulados na semana dos internados em leitos clínicos. A equipe que monitora o modelo de Distanciamento Controlado segue alertando que a capacidade de atendimento da macrorregião está bastante tensionada.

Regra 0-0

Na 30ª rodada, o RS tem 10.725.854 habitantes, o que corresponde a 94,7% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes), em bandeira vermelha, distribuídos entre os 466 municípios (do total de 497) classificados como de alto risco de contágio de coronavírus.

Desses, 194 municípios (861.438 habitantes, 7,6% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

Dos 31 municípios em bandeira laranja (603.751 habitantes, 5,3% da população gaúcha), 13 se encaixam na Regra 0-0. Isso equivale a 68.962 habitantes (0,6% da população do RS).

Clique aqui e acesse a lista de municípios que se enquadram na Regra 0-0

 

RESUMO DA 30ª RODADA

BANDEIRA VERMELHA (19)
Novo Hamburgo (em cogestão)
Passo Fundo (em cogestão)
Capão da Canoa (em cogestão)
Canoas (em cogestão)
Ijuí (em cogestão)
Palmeira das Missões (em cogestão)
Erechim (em cogestão)
Uruguaiana
Santa Maria (em cogestão)
Lajeado (em cogestão)
Santo Ângelo (em cogestão)
Santa Rosa (em cogestão)
Cruz Alta (em cogestão)
Bagé
Taquara (em cogestão)
Santa Cruz do Sul (em cogestão)
Pelotas (em cogestão)
Caxias do Sul (em cogestão)
Porto Alegre (em cogestão)

BANDEIRA LARANJA (2)
Cachoeira do Sul (em cogestão)
Guaíba

Clique aqui e acesse o levantamento completo da 30ª semana do Distanciamento Controlado após a avaliação dos pedidos de reconsideração 

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

São 132 recuperados de Covid-19 nesta segunda feira

Nesta segunda-feira, 25, foram registrados 71 casos positivos, sendo 45 mulheres, 25 homens e uma criança entre 03 e 89 anos. São 132 recuperados, 07 pacientes que estão na UTI covid e 08 no hospital de campanha.

São 3.861 casos confirmados, com 3.038 recuperados, 776 estão ativos (761 em isolamento domiciliar e 15 hospitalizados positivos de Alegrete) e 47 óbitos.

Foram realizados 16.409 testes, sendo 12.447 negativos, 3.861 positivos e 101 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.057 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Alegrete recebe 600 doses da vacina AstraZeneca/Oxford nessa segunda

Nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde, irá receber a segunda leva de imunização no combate a pandemia da Covid-19. As novas doses são referentes à vacina AstraZeneca/Oxford, que serão produzidas no Brasil numa parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e o laboratório AstraZeneca.

Segundo a secretária de saúde Haracelli Fontoura, a cidade receberá a remessa de 600 doses destinadas aos profissionais da área da saúde, que não foram vacinados na primeira leva da Coronavac, e estão na linha de frente de combate ao Coronavírus.

Alegrete possui hoje 2.033 profissionais da área da saúde ativos e a perspectiva é entre 60% e 70% desse público sejam vacinados, ou seja, aproximadamente 1.200 a 1.400 pessoas.

O prefeito em exercício Jesse Trindade, acredita que “é importante dar continuidade na vacinação dos profissionais que estão atuando na linha da frente. Esperamos, em breve, poder noticiar o início da imunização da população em geral, mas, mesmo assim, não podemos deixar de cumprir as medidas de enfrentamento à pandemia, mantendo os protocolos sanitários e o distanciamento social”.

A previsão da chegada das novas doses da AstraZeneca na cidade será pela parte da tarde desta segunda-feira. O transporte será realizado pela 10ª CRS para receber as doses encaminhadas pelo governo do estado até Santa Maria.

Continue lendo

Corona Vírus

Seis casos positivos para Covid-19 neste domingo

Neste domingo, 24, foram registrados 06 casos positivos, sendo 02 mulheres e 04 homens, entre 16 e 70 anos. São 06 pacientes que estão na UTI covid e 06 no hospital de campanha.
São 3.790 casos confirmados, com 2.906 recuperados, 837 estão ativos (825 em isolamento domiciliar e 12 hospitalizados positivos de Alegrete) e 47 óbitos.
Foram realizados 16.157 testes, sendo 12.229 negativos, 3.790 positivos e 138 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.086 pessoas.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular