Contato

Manchete

Polícia Civil lança o aplicativo “PC Alerta!”

Primeiro aplicativo lançado pela Polícia Civil traz alertas sobre golpes e ensina a não cair no conto do vigário

Proteger-se dos golpes que mais vitimaram gaúchos nos últimos anos agora ficou mais fácil. A partir desta terça-feira (24), usuários do sistema Android podem fazer o download para celular do primeiro aplicativo desenvolvido pela Polícia Civil, o PC Alerta!.

Por enquanto disponível apenas no Play Store, o app é baseado na cartilha sobre golpes virtuais, lançada pela Divisão de Comunicação Social (DCS) da Instituição em junho desse ano. “Os 15 golpes preferidos dos estelionatários têm seu modus operandi esmiuçado pelo aplicativo, que também traz dicas de como não cair no conto do vigário”, explica a idealizadora do app e diretora da DCS, a delegada Viviane Nery Viegas.

Golpes como o da extorsão sexual e da clonagem de cartões bancários estão entre aqueles que ganham destaque no app. No primeiro caso, as vítimas, geralmente homens solitários e de meia idade, são seduzidas por meio de um perfil falso em uma rede social. Convencidos a trocar fotos íntimas com o estelionatário, que, até então, assume a identidade de uma mulher jovem e bonita, passam a ser chantageados após a troca de imagens. As ameaças vão desde vazar as “nudes” na internet a enviar para familiares da vítima.

A clonagem de cartões bancários, por sua vez, tem como principal alvo os idosos. Nele, a vítima é convencida por um falso atendente de agência bancária de que seu cartão foi clonado. Por telefone, o golpista coleta a senha da vítima e informa que um motoboy irá até ela para recolher o cartão e fazer o devido cancelamento do mesmo. Só que o motoboy é, na verdade, comparsa do estelionatário.

 

Versão Web

Já quem prefere conferir o aplicativo pela versão Web, pode acessar o endereço https://applink.com.br/pcalerta e contar com todas as funcionalidades já disponíveis na versão para Android, que podem ser acessadas através do QR Code abaixo.

 

QR Code

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Delegacia Online

O PC Alerta traz ainda um link direto para o site da Delegacia Online (www.delegaciaonline.rs.gov.br), o que facilita para o cidadão realizar denúncias, o próprio registro de uma ocorrência envolvendo esses golpes, ou mesmo outros delitos.

 

2ª fase

Empenhada em difundir o novo aplicativo para o maior número de usuários possíveis, a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, prevê, para breve, a disponibilização do aplicativo para o sistema iOS, da Apple, numa segunda fase de lançamento. “Entendemos o ‘PC Alerta!’ como um meio de educar e alertar os cidadãos sobre aqueles crimes que já não deveriam vitimar tantas pessoas”, considera.  “Está mais do que na hora de entendermos que não existem atalhos nem soluções mágicas para os problemas e que o tipo de criminoso que aplica golpes é aquele carismático, sedutor, que fala justamente o que queremos ouvir ou oferece atalhos fáceis e praticamente irrecusáveis”, pontua.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

São 132 recuperados de Covid-19 nesta segunda feira

Nesta segunda-feira, 25, foram registrados 71 casos positivos, sendo 45 mulheres, 25 homens e uma criança entre 03 e 89 anos. São 132 recuperados, 07 pacientes que estão na UTI covid e 08 no hospital de campanha.

São 3.861 casos confirmados, com 3.038 recuperados, 776 estão ativos (761 em isolamento domiciliar e 15 hospitalizados positivos de Alegrete) e 47 óbitos.

Foram realizados 16.409 testes, sendo 12.447 negativos, 3.861 positivos e 101 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.057 pessoas.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura Municipal lança edital para concessão do Quiosque da Praça Getúlio Vargas

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração – Diretoria de Suprimentos e Gestão de Materiais, tornou público o edital de licitação, na modalidade de pregão, referente a concessão do Quiosque, localizado na Praça Getúlio Vargas de Alegrete.

O pregão presencial está previsto para o dia 05/02, a partir das 10h com o credenciamento, na Divisão de Abastecimento da Prefeitura Municipal. A abertura da sessão está prevista para às 11h.

As informações e documentações necessárias para participar do processo licitatório estão dispostos no site da prefeitura. Para baixar o edital, basta seguir o passo a passo:

1) Acesse o site da prefeitura www.alegrete.rs.gov.br;
2) Clique no link “LICITAÇÕES”;
3) Acesse o link do documento “concessão de uso do Quiosque da Praça Getúlio Vargas”;
4) Clicar no link “Edital de Abertura”;
5) Ao abrir a aba, preencha os dados necessários. Ao finalizar clique em “enviar”;
6) Após será aberta uma nova guia disponibilizando o edital para baixar.

O Contrato prevê a concessão de 5 anos (60 meses), com o valor mínimo de R$ 4.500,00, podendo ser estendida por mais cinco, totalizando 10 anos (120 meses).

Assim que for emitido o edital pela internet, é necessário preencher o “recibo de retirada de edital pela internet” e enviar pelo fax (55) 3961-1684 ou [email protected]

Continue lendo

Corona Vírus

Alegrete recebe 600 doses da vacina AstraZeneca/Oxford nessa segunda

Nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde, irá receber a segunda leva de imunização no combate a pandemia da Covid-19. As novas doses são referentes à vacina AstraZeneca/Oxford, que serão produzidas no Brasil numa parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz e o laboratório AstraZeneca.

Segundo a secretária de saúde Haracelli Fontoura, a cidade receberá a remessa de 600 doses destinadas aos profissionais da área da saúde, que não foram vacinados na primeira leva da Coronavac, e estão na linha de frente de combate ao Coronavírus.

Alegrete possui hoje 2.033 profissionais da área da saúde ativos e a perspectiva é entre 60% e 70% desse público sejam vacinados, ou seja, aproximadamente 1.200 a 1.400 pessoas.

O prefeito em exercício Jesse Trindade, acredita que “é importante dar continuidade na vacinação dos profissionais que estão atuando na linha da frente. Esperamos, em breve, poder noticiar o início da imunização da população em geral, mas, mesmo assim, não podemos deixar de cumprir as medidas de enfrentamento à pandemia, mantendo os protocolos sanitários e o distanciamento social”.

A previsão da chegada das novas doses da AstraZeneca na cidade será pela parte da tarde desta segunda-feira. O transporte será realizado pela 10ª CRS para receber as doses encaminhadas pelo governo do estado até Santa Maria.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular