Contato

Educação

Em decisão inédita, Conselho Superior da DPE/RS aumenta para 30% o percentual de reservas de vagas para cotistas

Porto Alegre (RS) – Pela primeira vez na história da Instituição, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul aumentou de 20% para 30% o percentual de reserva de vagas para candidatos cotistas (negros e índios).

A medida já passa a valer para o próximo concurso de defensores(as) públicos(as), que será aberto nos próximos meses. A decisão do Conselho foi tomada durante sessão ocorrida na última quinta-feira (24).

No encontro, os Conselheiros também decidiram pela exclusão do ponto de corte para cotistas em todas as fases do concurso para carreira.

Foi aprovada ainda a redução da nota mínima de aprovação para classificação na segunda fase do certamente, já que, historicamente nos concursos públicos, é na primeira prova que ocorre o maior parte da reprovação.

O conselho definiu ainda pela exclusão, em todas as fases, da limitação de número de aprovados para os candidatos que concorrerem às vagas destinadas às pessoas com deficiência, aos negros e aos indígenas. Além disso, foi aprovada a Inclusão dos Direitos das Famílias como disciplina específica dentre as matérias da Primeira Fase do Concurso.

Participaram da sessão: Rafaela Consalter (Presidente em exercício), Alexandre Brandão Rodrigues (Subdefensor Institucional em exercício), Aline Corrêa Lovatto, Marcelo Bartmann de Oliveira, Neusa Maria Albrecht, Alessandro Genaro Soares Lema, Marcelo Martins Piton, Walter Luchese Willig, Daniel Vargas de Farias (Ouvidor-Geral) e Juliana Coelho de Lavigne (presidente da Adpergs).

A reunião teve ainda a participação de Alcindo Strelow (Presidente da Comissão do VI Concurso de Defensor) e Gizane Mendina Rodrigues (integrante do Grupo de Trabalho Permanente para Elaboração de Políticas de Combate à Discriminação Étnico-Racial).

POR FELIPE DAROIT – ASCOM DPE/RS

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

Prorrogadas às inscrições para ingresso por nota na Unipampa

Foram prorrogadas até 29 de abril as inscrições para ingressar na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) pela Chamada por Nota do Enem em 2021. O processo seletivo permite que se utilize as notas do Enem 2016, 2017, 2018, 2019 e 2020, independente de inscrição ou participação no Sisu 2021. Ao todo, são 1.000 vagas ofertadas nos cursos de graduação. Há oportunidades nos dez campi da Unipampa

Confira todos os cursos ofertados e os documentos necessários para inscrição no site do Processo Seletivo: ingresso.unipampa.edu.br

 

Continue lendo

Educação

Fábio Bocão pede apoio do Legislativo à escola do Silvestre

    O período da ordem do Dia da sessão ordinária da Câmara desta  quinta-feira foi marcado por manifestações dos vereadores  em apoio à diretora da Escolas Estadual Santa Inês, do Silvestre, Izabel Ferreira Vieira.  Moção de apoio de autoria do vereador Fábio Bocão  foi aprovada pelos pares da Casa, pelo fato de a diretora ter levantado a voz  em defesa de sua escola após o Estado determinar o cessamento das atividades da educação infantil naquela escola da zona rural. 

Nas manifestações dos vereadores, o autor da moção, vereador Bocão, disse do apoio à diretora Izabel que trabalha com o coração, com vocação, “uma guerreira que resgatou a educação  no Silvestre”, acrescentou. O vereador Anilton Oliveira afirmou que Izabel é uma diretora  corajosa, sem receio de denunciar que o Estado quer terminar com a educação infantil. A diretora Izabel realmente veste a camisa da instituição em que atua, assinalou o vereador João Leivas. Já o vereador Cléo Trindade chamou a atenção  no sentido do fortalecimento  da zona rural, apoiando que as  crianças  permaneçam  no campo.
                   Do mesmo vereador, Moção de Repúdio ao Governador do Estado e Secretaria de Educação do Estado pelo fechamento da turma de educação infantil da Escola Estadual Santa Inês, no Silvestre, teve pedido de vista do vereador Glênio Bolsson.

Continue lendo

Educação

Entrega de boinas marca início do curso de sargentos no 6RCB

 

Na manhã do dia 09 de abril de 2021, ocorreu no 6º Regimento de Cavalaria Blindado “Regimento José de Abreu” a solenidade de entrada, pelo Portão das Armas, e entrega da boina azul-ferrete dos novos alunos no Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) 2021/2022.

 

Nesse ano, foram matriculados 101 alunos de diversas partes do País, sendo 01 de Alagoas, 01 de Amazonas, 03 da Bahia, 01 do Ceará, 02 do Distrito Federal, 02 do Espírito Santo, 01 de Goiás, 01 do Mato Grosso do Sul, 08 de Minas Gerais, 01 da Paraíba, 03 do Paraná, 01 de Pernambuco, 02 do Piauí, 04 do Rio Grande do Norte, 37 do Rio Grande do Sul, 26 do Rio de Janeiro, 01 de Rondônia, 01 de Santa Catarina, 04 de São Paulo e 01 de Sergipe.

A cerimônia militar iniciou com a abertura simbólica dos portões do quartel, realizada pelo aluno Tiago Buas Calixto, de 17 anos, o mais jovem da turma, juntamente com o Comandante do 6º RCB e o Adjunto de Comando. Na sequência, foi realizada a entrada dos jovens pelo Portão das Armas, trajando roupas civis, simbolizando o início do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.

 

Posteriormente, foi realizada a primeira formatura com os alunos incorporados ao efetivo do 6º RCB, trajando o uniforme camuflado, na qual ocorreu a entrega da Boina Azul Ferrete, símbolo dos Alunos dos Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro.

 

A cerimônia militar foi presidida pelo Senhor General de Brigada Jayro Rocha Junior, Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, acompanhado do Ten Cel Renato Fróes Medina, Comandante do 6º RCB, do Sr Márcio Amaral, Prefeito de Alegrete, dos Comandantes de Organizações Militares de Alegrete, Quaraí e Uruguaiana.

 

A formatura foi realizada sem a presença de público externo e com transmissão ao vivo pelas redes sociais (Facebook e Instagram) da Organização Militar.
Na oportunidade, o Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a entrega da Boina Azul Ferrete ao Aluno Douglas Alves da Rosa, que obteve o 6º lugar na classificação geral, em âmbito nacional, no Concurso de Admissão.

 

Na sequência, os demais alunos receberam a Boina Azul Ferrete dos padrinhos, constituída por militares do Efetivo Profissional do Regimento.
Em suas palavras o Ten Cel Fróes parabenizou os Alunos e familiares pela vitória alcançada e destacou a importância do desenvolvimento dos Valores, da Ética e do Dever Militar na formação dos futuros Sargentos.

 

O General Jayro ao fazer uso da palavra destacou a importância do esforço individual e da meritocracia na carreira militar e desejou sucesso aos instrutores, monitores e alunos durante o prosseguimento do curso.

O primeiro ano de formação no CFGS, realizado no Regimento, abrange a formação individual do combatente militar bem como aprendizado técnico e prático das funções do Sargento. Após o primeiro ano, os alunos podem optar por seguir para a Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no Rio de Janeiro, para o Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), em Taubaté (SP) ou para a Escola de Sargento das Armas (ESA), em Três Corações (MG), onde irão terminar sua formação obtendo o grau de tecnólogo e serão declarados Sargentos.

Quando formados Sargentos estarão à frente de pequenas frações na tropa, como combatentes do Exército Brasileiro, nas armas Cavalaria, Infantaria, Artilharia, Comunicações e Engenharia.

 

Também atuarão nas áreas de Aviação do Exército, Manutenção Automóvel, Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Armamento, Mecânico Operador, Intendência, Manutenção de Comunicações, Topografia e Saúde.
Em todas as atividades foram observadas e implementadas as medidas previstas, pelos protocolos das autoridades de saúde, na prevenção e combate à pandemia da COVID19.

 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular