Contato

Manchete

Projeção é de chuva para os próximos 10 dias no estado

Alina Souza/Correio do Povo

Os maiores volumes de chuva no Sul do Brasil neste fim de agosto e no começo de setembro são esperados no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, especialmente na região de entorno da Lagoa dos Patos. Nestas áreas, diversos municípios devem ter entre 50 mm e 100 mm no período. A chuva alcançará partes de Santa Catarina e do Paraná, mas com volumes menores. 

Na maior parte do Brasil, entretanto, seguirá predominando uma grande massa de ar seco que inibe a ocorrência de chuva. Justamente esta massa de ar seco faz com que a umidade da Amazônia escoe pelo interior do continente e gere a chuva na região de transição entre as massas de ar mais quente e fria que estará no Uruguai e Rio Grande do Sul. 

Na Região Sudeste, a tendência é de chuva mais em áreas costeiras com tempo seco e quente predominando no interior da região. No Centro-Oeste do Brasil, os dias seguirão muito secos com sol, temperatura bastante alta e risco extremo de incêndios na grande maioria das localidades da região. Em alguns pontos, a umidade relativa do ar cairá a valores abaixo de 10% – índices de deserto – e com o forte calor e vento, criando condições muito perigosas para queimadas e incêndios em vegetação que podem crescer e se alastrar muito rapidamente. 

O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo canadense para dez dias a partir da rodada da 0Z deste domingo (30). Este e muitos outros mapas de precipitação estão disponíveis ao assinante com diversas atualizações diárias na seção de mapas. 

Informações: Metsul

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Boletim epidemiológico: 47° óbito em decorrência da Covid-19

Nesta sexta-feira, 22, foi confirmado o 47° óbito em decorrência da Covid-19. A paciente, mulher, de 70 anos, estava internada desde o dia 07/01.
Hoje foram registrados 36 casos positivos, sendo 21 mulheres, 14 homens e uma criança do sexo feminino, entre 06 e 82 anos. São 52 recuperados, 06 pacientes estão na UTI covid e 03 no hospital de campanha.
São 3.761 casos confirmados, com 2.906 recuperados, 808 estão ativos (799 em isolamento domiciliar e 09 hospitalizados positivos de Alegrete) e 47 óbitos.
Foram realizados 16.084 testes, sendo 12.180 negativos, 3.761 positivos e 143 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.086 pessoas.
Continue lendo

Cidade

Prefeitura entrega ao governador Eduardo Leite projeto de finalização das obras do aeroporto de Alegrete

O prefeito em exercício, Jesse Trindade, entregou em mãos ao governador Eduardo Leite, na manhã de quinta-feira (21/01), no Palácio Piratini, documento com uma das mais importantes demandas estruturais de Alegrete: as obras do aeroporto Regional Gaudêncio Ramos.

O prefeito em exercício entregou um documento detalhado a respeito da necessidade de finalização da obra. “Esmiuçamos o processo todo ao governador e vejo com muita clareza que o projeto precisa ser levado adiante pela obstinação da nossa gestão e do prefeito Márcio Amaral”, diz Jesse.

  Para Jesse, o aeroporto tem grande importância, não só para a cidade e para a região, mas para todo o Estado. “Temos o apoio de 16 municípios e de nove universidades em um projeto que atinge cerca de 650 mil pessoas. “A expectativa é de que circulem milhares de passageiros por ano e o município gere empregos, diretos e indiretos”, vislumbra .

O principal objetivo do encontro foi reforçar o diálogo com o Estado para viabilizar verdadeiras demandas estruturais do aeroporto nos aspectos de asfalto, acesso ao local, recapeamento da atual pista, iluminação para pousos noturnos, melhorias no cercamento de toda área e reparos no hangar construído em 1993. “É fundamental a parceria com o Governo do Estado, no sentido de nos apoiar junto ao Governo Federal, e dividir conosco essa obra”,

Continue lendo

Educação

Prefeitura de Alegrete recebe ônibus escolar do Governo Estadual

O prefeito em exercício de Alegrete, Jesse Trindade, esteve em Porto Alegre, na quinta-feira (21), onde participou do ato de entrega de 46 ônibus escolares, através do Programa Caminho da Escola. O município foi contemplado com 01 veículo, adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ônibus comporta 44 alunos sentados e possui uma plataforma para receber estudantes cadeirantes, ideal para o transporte na zona rural.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, dos secretários da Educação, Faisal Karam, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal e do deputado federal Carlos Gomes, um dos articuladores do recurso junto ao Ministério da Educação.

O governador Eduardo Leite agradeceu a parceria do FNDE e disse que a segurança na educação também vem do transporte escolar.

O prefeito em exercício destaca que uma das maiores preocupações da gestão do prefeito Márcio Amaral é proporcionar uma educação de qualidade. “O município vem buscando fazer a sua parte, mas é importante o auxílio dos governos estadual e federal, pois estes recursos possibilitam oferecer uma melhor estrutura de transporte e segurança para os alunos”.

Continue lendo

Popular