Contato

Polícia

Quase 30 bebês engasgados foram salvos pela BM neste ano

O primeiro choro de uma criança, ainda na sala de parto, na maioria das vezes é sinônimo de alívio aos pais. Segundo os médicos, o choro abre os pulmões do bebê, expulsando o líquido amniótico presente, possibilitando assim a troca por oxigênio. Já em casa, alguns pais voltaram a sentir esse alívio, dessa vez, graças à ação rápida de policiais militares da Brigada Militar (BM) diante do desespero daqueles que perceberam que os filhos, a maioria bebês recém-nascidos, haviam engasgado. Só no primeiro semestre deste ano, 28 crianças engasgadas com leite materno, medicamentos ou brinquedos foram salvas por brigadianos e brigadianas. O número representa aumento de 300% em relação aos sete casos ocorridos no semestre anterior, entre julho e dezembro de 2019.

A ação se inicia quando os pais ligam para o 190 na tentativa de algum socorro. O policial, rádio operador, prontamente tenta acalmar o responsável para que tenha clareza no entendimento do que irá fazer na sequência.

Após, é orientado a realizar a Manobra de Heimlich na criança. O militar estadual informa num passo-a-passo os procedimentos que devem ser realizados. Em outros casos, uma viatura se desloca até o local ou é abordada pelos pedidos de auxílio, e a própria guarnição efetua a manobra na criança ou a conduz o mais rápido possível para um hospital, onde uma equipe médica realizará os procedimentos necessários para desobstrução das vias aéreas.

Devido ao cotidiano policial, durante o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), uma das disciplinas tem como tema justamente noções de primeiros socorros. Suporte Básico de Vida em Urgências e Emergências tem como objetivo capacitar os alunos-soldados para atuarem no atendimento de pessoas acidentadas ou com suspeita de lesões que necessitem de ações imediatas de primeiros-socorros. No programa da disciplina constam os procedimentos a serem realizados quando obstruídas as vias aéreas de crianças.

A Brigada Militar se orgulha de ter em suas fileiras profissionais comprometidos em situações como esta, que são um diferencial no que se propuseram quando entraram para a carreira policial.
“Mesmo com o risco da própria vida”, é a frase final do juramento dos policiais durante formatura do CBFPM. Mas eles não param por aí, pois além de proteger, também salvam vidas quando é possível.
Para Sheila Ferreira, mãe do pequeno Joaquim, eles são anjos: “O policial é um anjo da guarda, ele é um herói para nós.”. Joaquim foi salvo em janeiro deste ano. O bebê havia se engasgado com leite materno e foi prontamente salvo por um PM.

PMs também atuam em partos de emergência

Ainda nos primeiros meses deste ano, dois partos de emergência foram realizados pela Brigada Militar. Um dos casos aconteceu na cidade de Uruguaiana, onde a soldado Lidiane da Rosa Dichete, pela primeira vez em seus 13 anos de serviço, ajudou uma mãe a dar à luz. O segundo caso ocorreu em São Sebastião do Caí, cidade em que o soldado Leonardo Harres Kindel auxiliou, por telefone, o parto de uma gestante. Enquanto acalmava e orientava a mulher, fazia o contato com a SAMU para enviar uma ambulância até o local.

Confira no vídeo a Manobra de Heimlich, explicada pelo Doutor otorrinolaringologista do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde da Instituição, capitão Rafael Rossell

Manobra de Heimlich para engasgamento de bebês e crianças

Confira no vídeo a Manobra de Heimlich, explicada pelo Doutor otorrinolaringologista do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde da Instituição, capitão Rafael Rossell Malinsky. Crédito: Brigada Militar

Dicas de primeiros-socorros

– Em primeiro lugar, procure ficar calmo. Sua tranquilidade será importante para que o socorro ocorra de forma rápida e com sucesso.
– Se você não se sentir apto a ajudar, ligue imediatamente para os serviços de emergência: 190 (BM), 192 (Samu) 193 (Bombeiros).
– Nunca recline a cabeça da criança para trás. Isso pode fazer com que o corpo estranho desça mais pela garganta.
– Nunca coloque os dedos dentro da boca do bebê. Isso também pode aprofundar a descida do corpo estranho que está obstruindo as vias aéreas.

A Manobra de Heimlich
Para crianças de até 1 ano ou menos de 10 kg
– Coloque a criança deitada com o peito para baixo sobre o antebraço não dominante de quem a segura.
– Com a mão desse mesmo braço sobre o qual a criança está deitada, use os dedos indicador e do meio em posição de V para abrir a boca da criança.
– Com a outra mão fechada, bata três vezes com punho sobre as costas da criança. Use força moderada. Esse impulso servirá para expulsar o corpo estranho para fora. Tente uma primeira vez. Abra novamente a boca do bebê e repita as três batidas.
– Se o corpo estranho não tiver sido expelido ou a respiração não tenha retornado, ligue imediatamente para os canais de emergência (190, 192 ou 193).

Para crianças com mais de 1 ano ou mais de 10 kg
– Coloque a criança sentada sobre um de deus joelhos, de costas para você.
– Em seguida, fechar sua mão não dominante, cobrindo o dedão com os demais dedos, e a posicione logo abaixo do tórax da criança.
– Mantendo a criança apoiada sobre seu joelho, com a outra mão aberta, bata forte três vezes sobre a mão que ficou fechada diante do tórax do engasgado. Essa pressão servirá para expelir o corpo estranho.
– Tente uma primeira vez e repita a sequência de três batidas mais duas vezes. Se o corpo estranho não for expelido ou a respiração não retornar, ligue imediatamente para o 190, 192 ou 193.

Texto: Soldado Adriély Escouto/Brigada Militar
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Brigada Militar prende abigeatário com três ovelhas no Caverá

Um homem foi preso pela BM na tarde desta Segunda 18/01 com três ovelhas em um mato próximo a localidade dos Boião na estrada do Caverá.

Um morador ao tomar conhecimento do furto, acionou a Brigada Militar que ao chegar no local indicado, entrou no mato e conseguiu prender um dos ladrões, que além da ovelhas ainda portava uma arma calibre 28 com uma munição.

Outros dois envolvidos, a perceberem a presença dos policiais, soltaram os ovinos e fugiram. Três animais ainda vivos foram encontrados, uma ovelha adulta, um carneiro e uma ovelha prenha. Após a ação, os animais foram devolvidos ao proprietário.

Depois de ouvido, o homem preso foi conduzido ao Presido Estadual de Alegrete.

 

 

 

Continue lendo

Manchete

Militar surpreende ladrões é atacado com faca e deixa um ferido

Um militar morador no bairro Jardim Planalto, surpreendeu dois ladrões que adentraram a sua casa que está em construção. O local já havia sido furtado duas vezes e o proprietário resolveu dormir no local para rondar os meliantes.

Por volta das 02 horas da madrugada, desta sexta-feira(15), ele surpreendeu dois ladrões, quando adentraram ao recinto.

Um deles fugiu e o outro investiu contra ele com uma faca. Ele conseguiu se esquivar dos golpes defendendo-se com um facão, cortando uma das mãos do ladrão e sua perna.

Ferido, o ladrão tentou fugir, mas, caiu logo em seguida em frente à casa em construção. O militar que não se feriu, chamou a Brigada Militar e o socorro à vítima.

Na Delegacia de Polícia, foi feito registro simples por furto tentado.

Continue lendo

Polícia

Número de casos desta quinta-feira no RS é de 4.923 infectados

O Rio Grande do Sul registrou 4.923 novos casos de Covid-19 e mais 91 mortes provocadas pela doença, de acordo com balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (14) pela Secretaria Estadual da Saúde.

Com essas novas ocorrências, o total de casos confirmados de coronavírus no Estado subiu para 495.585. Já o número de óbitos aumentou para 9.790.

Entre as pessoas infectadas pela Covid-19 no RS, 468.848 (95% dos casos) já se recuperaram da doença, que atinge todos os municípios gaúchos.

Os dados atualizados da pandemia no Estado podem ser acessados aqui.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular