Contato

Polícia

Quase 30 bebês engasgados foram salvos pela BM neste ano

O primeiro choro de uma criança, ainda na sala de parto, na maioria das vezes é sinônimo de alívio aos pais. Segundo os médicos, o choro abre os pulmões do bebê, expulsando o líquido amniótico presente, possibilitando assim a troca por oxigênio. Já em casa, alguns pais voltaram a sentir esse alívio, dessa vez, graças à ação rápida de policiais militares da Brigada Militar (BM) diante do desespero daqueles que perceberam que os filhos, a maioria bebês recém-nascidos, haviam engasgado. Só no primeiro semestre deste ano, 28 crianças engasgadas com leite materno, medicamentos ou brinquedos foram salvas por brigadianos e brigadianas. O número representa aumento de 300% em relação aos sete casos ocorridos no semestre anterior, entre julho e dezembro de 2019.

A ação se inicia quando os pais ligam para o 190 na tentativa de algum socorro. O policial, rádio operador, prontamente tenta acalmar o responsável para que tenha clareza no entendimento do que irá fazer na sequência.

Após, é orientado a realizar a Manobra de Heimlich na criança. O militar estadual informa num passo-a-passo os procedimentos que devem ser realizados. Em outros casos, uma viatura se desloca até o local ou é abordada pelos pedidos de auxílio, e a própria guarnição efetua a manobra na criança ou a conduz o mais rápido possível para um hospital, onde uma equipe médica realizará os procedimentos necessários para desobstrução das vias aéreas.

Devido ao cotidiano policial, durante o Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM), uma das disciplinas tem como tema justamente noções de primeiros socorros. Suporte Básico de Vida em Urgências e Emergências tem como objetivo capacitar os alunos-soldados para atuarem no atendimento de pessoas acidentadas ou com suspeita de lesões que necessitem de ações imediatas de primeiros-socorros. No programa da disciplina constam os procedimentos a serem realizados quando obstruídas as vias aéreas de crianças.

A Brigada Militar se orgulha de ter em suas fileiras profissionais comprometidos em situações como esta, que são um diferencial no que se propuseram quando entraram para a carreira policial.
“Mesmo com o risco da própria vida”, é a frase final do juramento dos policiais durante formatura do CBFPM. Mas eles não param por aí, pois além de proteger, também salvam vidas quando é possível.
Para Sheila Ferreira, mãe do pequeno Joaquim, eles são anjos: “O policial é um anjo da guarda, ele é um herói para nós.”. Joaquim foi salvo em janeiro deste ano. O bebê havia se engasgado com leite materno e foi prontamente salvo por um PM.

PMs também atuam em partos de emergência

Ainda nos primeiros meses deste ano, dois partos de emergência foram realizados pela Brigada Militar. Um dos casos aconteceu na cidade de Uruguaiana, onde a soldado Lidiane da Rosa Dichete, pela primeira vez em seus 13 anos de serviço, ajudou uma mãe a dar à luz. O segundo caso ocorreu em São Sebastião do Caí, cidade em que o soldado Leonardo Harres Kindel auxiliou, por telefone, o parto de uma gestante. Enquanto acalmava e orientava a mulher, fazia o contato com a SAMU para enviar uma ambulância até o local.

Confira no vídeo a Manobra de Heimlich, explicada pelo Doutor otorrinolaringologista do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde da Instituição, capitão Rafael Rossell

Manobra de Heimlich para engasgamento de bebês e crianças

Confira no vídeo a Manobra de Heimlich, explicada pelo Doutor otorrinolaringologista do Quadro de Oficiais Especialistas em Saúde da Instituição, capitão Rafael Rossell Malinsky. Crédito: Brigada Militar

Dicas de primeiros-socorros

– Em primeiro lugar, procure ficar calmo. Sua tranquilidade será importante para que o socorro ocorra de forma rápida e com sucesso.
– Se você não se sentir apto a ajudar, ligue imediatamente para os serviços de emergência: 190 (BM), 192 (Samu) 193 (Bombeiros).
– Nunca recline a cabeça da criança para trás. Isso pode fazer com que o corpo estranho desça mais pela garganta.
– Nunca coloque os dedos dentro da boca do bebê. Isso também pode aprofundar a descida do corpo estranho que está obstruindo as vias aéreas.

A Manobra de Heimlich
Para crianças de até 1 ano ou menos de 10 kg
– Coloque a criança deitada com o peito para baixo sobre o antebraço não dominante de quem a segura.
– Com a mão desse mesmo braço sobre o qual a criança está deitada, use os dedos indicador e do meio em posição de V para abrir a boca da criança.
– Com a outra mão fechada, bata três vezes com punho sobre as costas da criança. Use força moderada. Esse impulso servirá para expulsar o corpo estranho para fora. Tente uma primeira vez. Abra novamente a boca do bebê e repita as três batidas.
– Se o corpo estranho não tiver sido expelido ou a respiração não tenha retornado, ligue imediatamente para os canais de emergência (190, 192 ou 193).

Para crianças com mais de 1 ano ou mais de 10 kg
– Coloque a criança sentada sobre um de deus joelhos, de costas para você.
– Em seguida, fechar sua mão não dominante, cobrindo o dedão com os demais dedos, e a posicione logo abaixo do tórax da criança.
– Mantendo a criança apoiada sobre seu joelho, com a outra mão aberta, bata forte três vezes sobre a mão que ficou fechada diante do tórax do engasgado. Essa pressão servirá para expelir o corpo estranho.
– Tente uma primeira vez e repita a sequência de três batidas mais duas vezes. Se o corpo estranho não for expelido ou a respiração não retornar, ligue imediatamente para o 190, 192 ou 193.

Texto: Soldado Adriély Escouto/Brigada Militar
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Polícia

BM prende vovó que estava “pedida” pela Justiça

PRISÃO CUMPRIMENTO DE MANDADO

Em 22 de abril de 2024, às 19 h e 00 min no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento ostensivo no Bairro Nilo Soares Gonçalves, uma mulher de 63 anos, onde durante a consulta ao sistema foi constatado que possuía mandado de prisão em seu desfavor pela comarca de Alegrete Lei 2848, ART 217, sendo esta conduzida a UPA e posterior apresentada na DP.

PRISÃO CUMPRIMENTO DE MANDADO

Em 22 de abril de 2024, às 18 h e 40 min no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento ostensivo no Bairro Saint Pastous, abordou uma mulher de 38 anos, onde durante a consulta ao sistema foi constatado que possuía mandado de prisão em seu desfavor pela comarca de Alegrete, Lei 11343, Art. 33, sendo esta conduzida a UPA e posterior apresentada na DP.

 

Continue lendo

Popular