Contato

Corona Vírus

Mais uma vez a região está na bandeira vermelha

 

O mapa preliminar da 15ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (14/8), traz 16 regiões classificadas com alto risco epidemiológico de Covid-19, recebendo bandeira vermelha. As outras cinco regiões ficaram com risco médio (bandeira laranja). As bandeiras definitivas serão divulgadas na segunda-feira (17/8).

A partir desta semana, as associações regionais terão duas alternativas caso não concordem com a classificação preliminar. Além dos pedidos de reconsideração, em vigor desde a sétima rodada, as regiões Covid que quiserem adotar protocolos menos restritivos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior poderão elaborar planos estruturados próprios aprovados por no mínimo dois terços dos prefeitos e avalizados por uma equipe técnica.

Além disso, os documentos devem ser encaminhados para o Gabinete de Crise exclusivamente via formulário eletrônico, com no mínimo 48 horas de antecedência do início da vigência de seu plano, no endereço https://bit.ly/formulariocogestao.

O pedido de reconsideração à classificação da bandeira, que pode ser feito via associação regional ou pelo próprio município, também deverá ser encaminhado exclusivamente por meio de formulário eletrônico, no site https://forms.gle/qR6qg7TjGhBXvqiq5, no prazo máximo de 36 horas após a divulgação do mapa preliminar – ou seja, até as 6h de domingo (16/8).

Ambas as alternativas foram resultado do diálogo do governo do Estado com os municípios, que passam a ter cogestão do Distanciamento Controlado. “Estamos buscando ajustar o modelo a um novo momento, para melhor conciliar com a atividade econômica garantindo a proteção à saúde das pessoas”, explicou o governador Eduardo Leite na segunda-feira (10/8).

A adoção de protocolos alternativos não mudará as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (17/8). A vigência das bandeiras da 15ª rodada começa à 0h de terça-feira (18/8) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (24/8).
Municípios podem adotar bandeira laranja

Conforme o mapa preliminar da 15ª rodada, 397 municípios (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 9.679.669 habitantes, ou seja, 85,4% da população gaúcha (total de 11.329.605 habitantes).

Desses, 166 municípios (890.365 habitantes, 7,9% do RS) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

• Clique aqui e acesse a lista dos municípios que se enquadram na Regra 0-0.

RESUMO DA 15ª RODADA

Regiões que apresentam piora:
LARANJA > VERMELHO
• Uruguaiana
• Guaíba
• Santo Ângelo
• Cruz Alta
• Ijuí
• Santa Rosa
• Caxias do Sul

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Idosos já recebem vacinas desde cedo

O asilo Lar São Vicente de Paulo recebeu a equipe da Secretaria da Saúde nesta manhã, onde as idosas albergadas estão sendo vacinadas.

No local são 45 idosas e 14 funcionárias que receberam a primeira dose de CoronaVac. No total dos asilos serão vacinados 234 pessoas.

Em Alegrete 850 pessoas serão vacinadas entre esta quarta-feira e amanhã, segundo a estimativa da Secretaria da Saude.

A prioridade é para os idosos dos três asilos dacidade, profissionais da linha de frente da Santa Casa de Caridade, Hospital da Guarnição e dos postinhos(ESFs).

Continue lendo

Corona Vírus

4 mil doses chegam em Alegrete

 

Acabam de chegar em Alegrete as 4 mil doses da vacina CoronaVac que serão distibuídas em 11 municípios que compõem a 10 Coordenadoria Regional da Saúde.

Segundo Heilli Temp, coordenadora da saúde, agora haverá a conferência para cada município e já serão entregues as caixas.

A Prefeitura de Alegrete fará o início da vacinação em ato simbólico às 19h no PAM. Alegrete está recebendo um total de 850 doses que serão aplicados em abrigados em asilos e funcionários e, para funcionários da Santa Casa de Caridade, Hispital da Guarnição Federal e servidores dos postinhos.

Continue lendo

Corona Vírus

Primeira remessa de 50 mil seringas já chegaram em Alegrete

ALEGRETE começa a fazer história nesta terça-feira, 19, no combate ao coronavírus!
Depois de o país ter a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, no domingo (17), em São Paulo, após aprovação do uso emergencial pela Anvisa, agora chegou a nossa vez. 
Nossa logística está pronta para que os alegretenses comecem a receber as doses de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
Hoje, às 17 horas faremos a transmissão da chegada das  vacinas e  19h fará a transmissão das três primeiras pessoas a serem vacinadas em nossa cidade.
Nesta primeira remessa teremos 850 doses que serão destinadas aos profissionais da saúde, residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs.
 É importante lembrar que neste primeiro momento, será vacinado quem faz parte da linha de frente e atuam diretamente no combate à Covid-19 e os mais vulneráveis. 
50 mil seringas já chegaram em Alegrete
Daqui a 15 dias teremos a segunda dose para os primeiros imunizados e em breve a população em geral. Viva a ciência! Viva o SUS!
Continue lendo

Popular