Contato

Manchete

MDB decidirá nesta noite sobre posição do PP de romper acordo

Como o MDB reagirá sobre a decisão do aliado PP de concorrer com candidato próprio e não cumprir o acordo firmado em 2016? É isto que uma reunião de videoconferência deverá decidir na noite desta terça-feira, segundo o Presidente do partido Airton Pacheco do Amaral.

Ele informou ao EQ que a partir desta noite é que o partido vai tomar uma posição com relação ao pleito municipal e à gestão do município, que por enquanto tem MDB e PP na direção.

Os dois partidos, mais o PSDB, firmaram um documento há quatro anos, inclusive definindo cada pasta a ser ocupada por cada sigla. Cleni Paz foi eleita, e faleceu dois anos depois. Márcio Amaral, o vice, assumiu e só poderia candidatar-se à Prefeito.

 

Com o rompimento unilateralmente do acordo o quadro ficou indefinido.
No sábado o PP definiu no voto que terá candidato à Prefeito, conforme este documento:

O Progressistas de Alegrete em reunião do Diretório Municipal de forma virtual na noite do dia 10 de julho decidiu que fosse realizada uma consulta aos membros do Diretório, a fim de deliberar a posição do Partido nas Eleições 2020.
A referida consulta aconteceu de forma secreta, sendo realizada das 09 hs as 13 hs da manhã deste sábado, 11 de julho na sede do Partido, sendo cumpridos todos os protocolos recomendados pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Estado do RS.
A pergunta feita aos membros do Diretório foi a seguinte:
“Eleições 2020 Majoritária: Prefeito ( )Sim ( ) Não
Após a apuração dos votos, foi obtido o seguinte resultado: Sim.
No ano de 2016, a Coligação “Alegrete pra frente” foi vencedora nas urnas, elegendo a primeira mulher Prefeita de Alegrete, Cleni Paz da Silva, que pelos motivos que todos os Alegretenses já conhecem, nos deixou muito cedo, administrando nossa cidade durante 1 ano, 11 meses e 23 dias.
Hoje estamos novamente em um ano eleitoral, onde os rumos da cidade estão sendo pensados e planejados por todos os partidos políticos, pois vivemos num Estado Democrático de Direito e muitas situações se alteraram.
Estamos pela primeira vez na história enfrentando uma pandemia sem precedentes e precisamos pensar primeiro nas pessoas. E é pensando nas pessoas, na nossa cidade que sempre teve nas administrações progressistas a marca da seriedade, transparência e respeito é que, nos dirigimos à comunidade Alegretense, para dizer que os Progressistas, terão candidato a Majoritária e estará aberto ao diálogo, a construção de um Alegrete que precisará estar forte e unido para enfrentar o que virá depois, pois a Pandemia afetou a vida de todos nós.
Reiteramos, o respeito a todas as agremiações partidárias, assim como a todo o povo Alegretense, que avalizou nas urnas o nosso Projeto de Governo, para uma cidade acolhedora, inclusiva e de oportunidades.
Alegrete é feita de homens e mulheres que fazem a grandeza dessa cidade, Estado e País.
Oportuno informar ainda, que assim que a decisão no dia de hoje foi tomada, de forma imediata foi comunicada aos partidos coligados, a fim de lhes dar conhecimento de que esta decisão, não significa uma ruptura na coligação existente, mas sim, deixar de forma transparente a intenção da maioria do Diretório dos Progressistas à Majoritária o que não impede o diálogo para um novo formato de coligação, não se sobrepondo a vontade de um partido, mas de todo o conjunto, pensando sempre no melhor para a nossa gente.
Que o Alegrete seja a nossa única bandeira.
Alegrete, 11 de julho de 2020.

GILBERTO MACIEL BRANDOLT
PRESIDENTE DO PROGRESSISTAS
ALEGRETE/RS

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Azul anuncia oito novas rotas regionais no Rio Grande do Sul

Começa em 23 de junho a venda de passagens para os oito novos voos regionais que a Azul Linhas Aéreas terá no Rio Grande do Sul. Eles ligarão Porto Alegre a Alegrete, Bagé, São Borja, Santa Cruz do Sul, Canela, Vacaria, Santa Rosa e Erechim. As rotas começam a funcionar nas seguintes datas:

01 de agosto: Canela, Erechim e Vacaria
03 de agosto: Alegrete, Bagé e Santa Cruz do Sul
04 de agosto: Santa Rosa e São Borja

A informação foi repassada ao presidente da Frente Parlamentar da Aviação e líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. Ele disse que, tendo início essas operações, a Azul terá voos regionais para 14 cidades gaúchas. A companhia aérea solicitou ao governo do Estado que as novas rotas entrassem no plano estadual de desenvolvimento da aviação regional (PDAR/RS). Enquanto isso, os municípios se comprometeram a realizar reparos necessários nos aeroportos até esta semana.

Os voos serão cumpridos com aeronaves Cessna Gran Caravan, de nove assentos. Canela contará com um voo diário para Porto Alegre, enquanto Bagé, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja receberão quatro operações semanais. Neste início das ligações com a Capital, Livramento e Vacaria terão a opção do modal aéreo três vezes por semana. Nenhuma dessas oito cidades recebem, hoje, voos comerciais de Porto Alegre. A operação da Azul terá 33 voos semanais com estas movas rotas – todas tendo a Capital gaúcha como destino ou origem.


O anúncio das novas rotas aconteceu ainda em fevereiro, quando o governador Eduardo Leite e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação regional, deputado Frederico Antunes viajaram as instalações da Azul Linhas Aéreas, em Barueri (SP), para se encontrar com o CEO da companhia, John Rodgerson e diretoria. A empresa diz que a ativação dos voos elevará o fluxo para uma média de 54 decolagens diárias, sendo 12 pela Azul Conecta. A partir de agosto, quando se efetivarem os novos roteiros Capital-Interior, o Rio Grande do Sul deve se transformar no estado com maior malha de voos regionais no Brasil, realizados dentro de uma unidade federativa no País.

Continue lendo

Manchete

Alegrete reativa aeroporto e vôos serão retomados

Na noite desta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Alegrete recebeu a confirmação de que o aeroporto de Alegrete será liberado para receber pousos e decolagens de voos comerciais. O anúncio foi realizado pelo presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado estadual Frederico Antunes.

Em 21 de janeiro deste ano, o vice-prefeito Jesse Trindade, representando o prefeito Márcio Amaral, entregou em mãos ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, documento com a demanda sobre as obras do Aeroporto Regional Gaudêncio Ramos. O vice-prefeito entregou um documento detalhado a respeito da necessidade de finalização da obra.

Após inúmeras tratativas e articulações, bem como esforços por parte do deputado estadual Frederico Antunes, que orientou o processo, a Azul Linhas Aéreas Regionais realizou uma vistoria na pista. A revitalização e manutenção da pista ficará a cargo da administração pública, enquanto os ajustes no terminal serão realizados por meio de uma parceria com o Centro Empresarial de Alegrete.

A Prefeitura de Alegrete desenvolveu um projeto de revitalização da pista orçado em torno de R$ 300 mil. O processo licitatório desse projeto ocorrerá em 31 de maio e a previsão de entrega da pista é para a primeira quinzena de junho, quando deve ocorrer o voo inaugural.

Para o vice-prefeito Jesse Trindade, o aeroporto tem grande importância, não só para a cidade e para a região, mas para todo o Estado. “Temos o apoio de 16 municípios e de nove universidades em um projeto que atinge cerca de 650 mil pessoas. “A expectativa é de que circulem milhares de passageiros por ano e o município gere empregos diretos e indiretos. É preciso destacar o esforço de todas as pessoas que atuaram para que o aeroporto de Alegrete voltasse a funcionar, como o Deputado Frederico Antunes, o Centro Empresarial e o Aeroclube de Alegrete, representado pelo Fernando Guerra”.

“Essa é uma grande conquista para Alegrete e região, a reativação do aeroporto proporcionará mais desenvolvimento regional. Estamos muito gratos a todos que se engajaram nesse projeto que era uma demanda importante há tanto tempo e que agora se torna uma realidade. É muito satisfatório ver projetos como esse saindo do papel e beneficiando a nossa cidade”, declarou o prefeito Márcio Amaral.

Continue lendo

Manchete

Vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 anos ou mais no interior do município

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, irá realizar a vacinação de idosos com 60 anos ou mais, com a primeira dose contra a Covid-19, nas localidades do interior do município. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF.

“Montamos esse esquema de vacinação especialmente para atender a população do campo que ainda não recebeu a primeira dose. Nosso município possui uma grande extensão territorial e sabemos que isso muitas vezes dificulta o deslocamento da população do campo até a cidade nos dias de vacinação, por isso vamos levar a vacina até eles”, declarou a secretária de Saúde Haracelli Fontoura.

Confira o cronograma abaixo:

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular