Contato

Manchete

Argentina coloca Fronteira Gaúcha em Alerta por nuvem de Gafanhotos

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agro-Alimentar (SENASA), do governo da Argentina, confirmou que uma nuvem enorme de gafanhotos vinda do Paraguai avança por províncias da Argentina. A nuvem é monitorada desde o dia 28 de maio.

A praga avançou da província argentina de Formosa, onde existem muitos produtores de mandioca, milho e cana de açúcar e do Chaco, até chegar finalmente à província de Santa Fé. Agora ruma para Entre Rios e Córdoba.

Há alerta na província de Corrientes, que faz fronteira com o Oeste do Rio Grande do Sul, e o território provincial, incluindo a fronteira gaúcha, foi colocada em estado de atenção pela SENASA.

O coordenador do programa nacional de gafanhotos do órgão, Héctor Medina, afirmou que a nuvem se moveu quase 100 quilômetros em um dia devido às altas temperaturas e ao vento.

O especialista enfatizou que é um gafanhoto sul-americano. Para ter uma idéia dos danos que podem causar, explicou que uma manga das características que foram monitoradas em um quilômetro quadrado tem até 40 milhões de insetos.

“Uma manga de um quilômetro quadrado pode comer o mesmo que 35.000 pessoas ou cerca de 2.000 vacas por dia, afetando principalmente pastagens e pastagens”, explicou Medina.

 

 

A extensão da nuvem detectada pode chegar a 10 quilômetros. Medina explicou: “Essa invasão pela qual estamos passando neste momento não é uma novidade, pois, nos anos anteriores, tivemos uma situação semelhante; era previsível que, em 2020, esse cenário se repetisse, estamos tentando acompanhar a situação”.

Além disso, a SENASA ressaltou que estão avaliando o comportamento da praga e as medidas a serem tomadas em conjunto com as autoridades provinciais. Tempo frio e chuvoso é aguardo pelas autoridades para frear o avanço dos gafanhotos.

POR:  METSUL/oestemania.net

 
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Primeira remessa de 50 mil seringas já chegaram em Alegrete

ALEGRETE começa a fazer história nesta terça-feira, 19, no combate ao coronavírus!
Depois de o país ter a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, no domingo (17), em São Paulo, após aprovação do uso emergencial pela Anvisa, agora chegou a nossa vez. 
Nossa logística está pronta para que os alegretenses comecem a receber as doses de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
Hoje, às 17 horas faremos a transmissão da chegada das  vacinas e  19h fará a transmissão das três primeiras pessoas a serem vacinadas em nossa cidade.
Nesta primeira remessa teremos 850 doses que serão destinadas aos profissionais da saúde, residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs.
 É importante lembrar que neste primeiro momento, será vacinado quem faz parte da linha de frente e atuam diretamente no combate à Covid-19 e os mais vulneráveis. 
50 mil seringas já chegaram em Alegrete
Daqui a 15 dias teremos a segunda dose para os primeiros imunizados e em breve a população em geral. Viva a ciência! Viva o SUS!
Continue lendo

Corona Vírus

Alegrete registra mais de 100 de casos de Covid-19 nesta Segunda Feira

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Nesta segunda-feira, 18, foram registrados 104 casos positivos da Covid-19 e 85 recuperados. Os positivos são 54 mulheres, 47 homens e três crianças do sexo feminino, entre 01 e 90 anos. 13 pacientes estão internados, 06 na UTI covid e 07 no hospital de campanha.
São 3.530 casos confirmados, com 2.643 recuperados, 843 ativos (830 em isolamento domiciliar e 13 hospitalizados positivos de Alegrete) e 44 óbitos.
Foram realizados 15.360 testes, sendo 11.726 negativos, 3.530 positivos e 104 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 907 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Confirmado o 43° óbito em decorrência da Covid-19 em Alegrete

Neste sábado, 16, foi confirmado o 43° óbito em decorrência da Covid-19. O paciente, homem, de 69 anos estava internado desde o dia 06/01.
Hoje foram registrados 14 casos positivos, sendo 07 mulheres, 06 homens e uma criança do sexo masculino, entre 07 e 88 anos. 07 pacientes estão na UTI covid e 13 no hospital de campanha.
São 3.409 casos confirmados, com 2.558 recuperados, 808 estão ativos (782 em isolamento domiciliar e 20 hospitalizados positivos de Alegrete) e 43 óbitos.
Foram realizados 15.196 testes, sendo 11.627 negativos, 3.409 positivos e 160 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 874 pessoas.
Continue lendo

Popular