Contato

Corona Vírus

Vazamento de áudio sobre paciente infectado põe Alegrete em polvorosa

O vazamento deste áudio, por parte de uma funcionária da Prefeitura, nas redes sociais, caiu como uma bomba no meio da manhã desta terça-feira. O conteúdo do áudio expôs uma situação que está fora dos protocolos para quem atua na linha de frente ao combate à pandemia.
No áudio a pessoa demonstra estar muito preocupada com a situação de sua exposição, porque teria entrado em contato com um comerciante que deu positivo para o Covid-19.

O fato é que a notícia se espalhou como pólvora e em seguida começaram a postar fotos e identificar o paciente. Para piorar, identificaram o endereço onde o mesmo tem o pequeno bar. Nada disto é o que diz na cartilha para atuação neste serviço de risco que tem que ser feito por funcionários públicos.
Colocar pânico e medo na opinião pública é o que menos se recomenda nestes fatos. No início da tarde aconteceu o problema dois. Houve a divulgação de um segundo caso de uma senhora de 63 anos, também positivada. Automaticamente os internautas ligaram um fato ao outro. O filho do casal não deu positivo. A mãe, sim.

Imediatamente todos foram colocados em quarentena por sete dias. Primeiro porque o fato envolvendo o idoso de 63 anos, aconteceu há um mês. O EQ ouviu a Secretária de Saúde Bianca Casarotto, que confirmou que no dia 17 de abril ele procurou o posto de triagem, porque estava sem o olfato. Fez o exame, e foi recomendado que ficasse em isolamento social. O exame chegou na segunda-feira. Positivado.  Porém, já está com o vírus inativo. Prontamente, a partir do resultado foi submetida toda a família à exames.

Houve então, recomendação mais severa para que fechassem o estabelecimento, mesmo que o comerciante não ofereça nenhum risco neste momento, porque já está com os anti corpos. “Neste momento o que precisamos fazer é conter o possível vetor, para que ele não espalhe o vírus na área onde circula”, enfatizou a Secretária Bianca Casarotto.

A Secretaria de Saúde descartou a possibilidade de fazer testes rápidos em massa, na região do bar deste paciente. “Isto foge do protocolo. O que é importante saber é que aquelas pessoas que estiverem com algum dos sintomas procurem imediatamente o centro de triagem ou um posto de sua área residencial. Não é motivo pra pânico estamos fazendo todo o esforço para manter os episódios sob controle”, disse Bianca.

A boataria em grande escala nas redes sociais elevou a temperatura dos debates sobre o coronavírus em Alegrete, a cidade que tem se mantido com a melhor performance na contenção da pandemia na região. O único caso de hospitalização é de um paciente de 43 anos, oriundo de Quaraí, que chegou em estado crítico no sábado, está estabilizado, segundo apurou o EQ. Este paciente é diabético, com hipertensão e obeso.

 

O QUE DISSE O PREFEITO MÁRCIO AMARAL

“Hoje pela manhã me chegou a informação de que havia vazado esse áudio e fotos do bar do cidadão. Realmente não há como achar que isto seja uma conduta correta de um grupo de fiscais do município, onde a discrição e a impessoalidade devem ser norteadores do trabalho. Por outro lado, também não podemos ignorar que essa facilidade de comunicação através das redes sociais, onde se vive num reality show permanente, favorece esse tipo de caso. Além disso, é preciso que as pessoas entendam que, todos estamos expostos ao risco de contágio, ainda mais quando se recomenda que não façam aglomerações e alguns acabam por desmerecer o trabalho da fiscalização, achando que é exagero não permitir que as pessoas permaneçam em locais públicos, e a prova está aí. E finalmente, também é preciso considerar que o fato de termos pessoas com reação positiva aos testes, estas não precisam ser execradas como se fossem criminosos. Não! O vírus está circulando, a cada dia mais pessoas estarão infectadas, portanto, todo o cuidado é pouco e, cuidado ao acusar alguém, ou discriminar porque amanhã poderá ser um de nós que estejamos positivados ….grande abraço!”

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Quatro pacientes recuperados de Covid-19 e 4 casos positivos

Nesta segunda-feira, 28, foram registrados de Covid-19 e 4 pacientes recuperados. Os positivos são 2 homens e 2 mulheres, com idades entre 35 e 61 anos, todos em isolamento domiciliar.

São 597 casos confirmados, com 529 recuperados, 53 ativos (todos em isolamento domiciliar) e 15 óbitos.

Foram 6.430 testes realizados, sendo 5.828 negativos, 597 positivos e 5 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 207 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Registrados 7 casos positivos de Covid-19 e 2 pacientes recuperados

Nesta quinta-feira, 24, foram registrados 7 casos positivos de Covid-19 e 2 pacientes recuperados. Os positivos são 4 mulheres e 3 homens, com idades entre 28 e 76 anos, todos em isolamento domiciliar.
São 587 casos confirmados, com 520 recuperados, 52 ativos (51 em isolamento domiciliar e 01 hospitalizado) e 15 óbitos.
Foram 6.292 testes realizados, sendo 5.705 negativos e 587 positivos. Neste momento não há pessoas aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 170 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

O óbito do fim-de-semana deu negativo para Covid-19

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta segunda-feira, 21, foram registrados 8 casos positivos de Covid-19 e 2 pacientes recuperados em Alegrete. Os positivos são 4 mulheres e 4 homens, com idades entre 15 e 63 anos, 6 estão em isolamento domiciliar e 2 hospitalizados.

Agora são 568 casos confirmados, com 500 recuperados, 53 ativos (49 em isolame e 4 hospitalizados) e 15 óbitos.

São 6.192 pessoas testadas, sendo 5.617 negativos, 568 positivos e 7 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 189 pessoas.

O resultado do exame da mulher que veio a óbito no domingo deu negativo. Nesta segunda, ocorreu o óbito de um homem que estava hospitalizado, foi coletado material e enviado ao laboratório.

Continue lendo

Popular