Contato

Corona Vírus

Vazamento de áudio sobre paciente infectado põe Alegrete em polvorosa

O vazamento deste áudio, por parte de uma funcionária da Prefeitura, nas redes sociais, caiu como uma bomba no meio da manhã desta terça-feira. O conteúdo do áudio expôs uma situação que está fora dos protocolos para quem atua na linha de frente ao combate à pandemia.
No áudio a pessoa demonstra estar muito preocupada com a situação de sua exposição, porque teria entrado em contato com um comerciante que deu positivo para o Covid-19.

O fato é que a notícia se espalhou como pólvora e em seguida começaram a postar fotos e identificar o paciente. Para piorar, identificaram o endereço onde o mesmo tem o pequeno bar. Nada disto é o que diz na cartilha para atuação neste serviço de risco que tem que ser feito por funcionários públicos.
Colocar pânico e medo na opinião pública é o que menos se recomenda nestes fatos. No início da tarde aconteceu o problema dois. Houve a divulgação de um segundo caso de uma senhora de 63 anos, também positivada. Automaticamente os internautas ligaram um fato ao outro. O filho do casal não deu positivo. A mãe, sim.

Imediatamente todos foram colocados em quarentena por sete dias. Primeiro porque o fato envolvendo o idoso de 63 anos, aconteceu há um mês. O EQ ouviu a Secretária de Saúde Bianca Casarotto, que confirmou que no dia 17 de abril ele procurou o posto de triagem, porque estava sem o olfato. Fez o exame, e foi recomendado que ficasse em isolamento social. O exame chegou na segunda-feira. Positivado.  Porém, já está com o vírus inativo. Prontamente, a partir do resultado foi submetida toda a família à exames.

Houve então, recomendação mais severa para que fechassem o estabelecimento, mesmo que o comerciante não ofereça nenhum risco neste momento, porque já está com os anti corpos. “Neste momento o que precisamos fazer é conter o possível vetor, para que ele não espalhe o vírus na área onde circula”, enfatizou a Secretária Bianca Casarotto.

A Secretaria de Saúde descartou a possibilidade de fazer testes rápidos em massa, na região do bar deste paciente. “Isto foge do protocolo. O que é importante saber é que aquelas pessoas que estiverem com algum dos sintomas procurem imediatamente o centro de triagem ou um posto de sua área residencial. Não é motivo pra pânico estamos fazendo todo o esforço para manter os episódios sob controle”, disse Bianca.

A boataria em grande escala nas redes sociais elevou a temperatura dos debates sobre o coronavírus em Alegrete, a cidade que tem se mantido com a melhor performance na contenção da pandemia na região. O único caso de hospitalização é de um paciente de 43 anos, oriundo de Quaraí, que chegou em estado crítico no sábado, está estabilizado, segundo apurou o EQ. Este paciente é diabético, com hipertensão e obeso.

 

O QUE DISSE O PREFEITO MÁRCIO AMARAL

“Hoje pela manhã me chegou a informação de que havia vazado esse áudio e fotos do bar do cidadão. Realmente não há como achar que isto seja uma conduta correta de um grupo de fiscais do município, onde a discrição e a impessoalidade devem ser norteadores do trabalho. Por outro lado, também não podemos ignorar que essa facilidade de comunicação através das redes sociais, onde se vive num reality show permanente, favorece esse tipo de caso. Além disso, é preciso que as pessoas entendam que, todos estamos expostos ao risco de contágio, ainda mais quando se recomenda que não façam aglomerações e alguns acabam por desmerecer o trabalho da fiscalização, achando que é exagero não permitir que as pessoas permaneçam em locais públicos, e a prova está aí. E finalmente, também é preciso considerar que o fato de termos pessoas com reação positiva aos testes, estas não precisam ser execradas como se fossem criminosos. Não! O vírus está circulando, a cada dia mais pessoas estarão infectadas, portanto, todo o cuidado é pouco e, cuidado ao acusar alguém, ou discriminar porque amanhã poderá ser um de nós que estejamos positivados ….grande abraço!”

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Semana abre com tendência de alta em novos casos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta terça feira (12/4) foram registrados 18 casos positivos, 11 mulheres e 07 homens, com idades entre 02 e 76 anos.

Até o fechamento deste boletim, foram registrados 14 recuperados.
Não foram registrados óbitos.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete.
Atualmente são 19.014 casos confirmados e 18.574 recuperados. Há 114 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.313 testes, sendo 35.299 negativos, 19.014 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 72 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

A pendular média de novos casos positivos esteve pra cima nesta sexta

Nesta sexta-feira (08/4) foram registrados 14 casos positivos, 08 mulheres e 06 homens, com idades entre 16 e 88 anos.
Até o fechamento deste boletim, foi registrado 02 recuperados.
 
Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.969 casos confirmados e 18.544 recuperados. Há 99 casos ativos no Município.
Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.
 
Foram realizados 54.177 testes, sendo 35.208 negativos, 18.969 positivos e há 01 pessoa aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 62 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Idoso não vacinado morre de Covid-19 em Alegrete

Nesta quinta-feira (07/4) foram registrados 12 casos positivos, 08 mulheres e 04 homens, com idades entre 08 meses e 83 anos.

Até o fechamento deste boletim, foi registrado 08 recuperados. Foi registrado o óbito de um homem com 87 anos sem histórico vacinal.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.955 casos confirmados e 18.542 recuperados. Há 87 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.163 testes, sendo 35.208 negativos, 18.955 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 47 pessoas.

Continue lendo

Popular