Contato

Corona Vírus

Equipes de pesquisa da UFPel são agredidas e detidas pelo país

A divulgação dos dados da pesquisa nacional sobre a velocidade de expansão da Covid-19 no Brasil irá atrasar. A realização do estudo de campo, liderado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em parceria com o Ministério da Saúde e Ibope, sofreu uma série de intercorrências pelo país neste final de semana. Equipes de, aproximadamente, 40 das 133 cidades do levantamento tiveram o trabalho impedido de diversas maneiras. Em alguns lugares, prefeitos e secretários da Saúde não autorizaram a realização das entrevistas e testes rápidos de coronavírus. Em outros municípios, os entrevistadores foram agredidos pela população e até detidos.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, houve prisões em cidades do Pará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Goiás, Santa Catarina e Mato Grosso. Em Mossoró (RN), pesquisadores foram agredidos pela população, que os acusava de violar o confinamento social. A falta de autorização de prefeituras, segundo a Folha, ocorreu em 42 municípios.

UFPel lamenta incidentes

O reitor da UFPel confirmou os ocorridos à Rádio Guaíba. Pedro Hallal criticou a postura de algumas autoridades que, segundo ele, se portam como “xerifes” impedindo o trabalho dos entrevistadores. O professor relembrou que o estudo conta com autorização do Ministério da Saúde e obteve o parecer positivo da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. “Os secretários e prefeitos dessas cidades estão impedindo que a pesquisa aconteça. Estão atrapalhando a ciência brasileira e prejudicando aquele que hoje é o maior estudo do mundo sobre Covid-19”, lamentou Hallal.

A coleta de dados da pesquisa, prevista para encerrar neste domingo (17), deve ser concluída apenas na terça-feira (19). O reitor Pedro Hallal ressaltou que todos os entrevistadores selecionados foram submetidos a exames e testaram negativo para o novo coronavírus. Além dos ataques, muitos profissionais foram assaltados, confirmou o professor. “Agressões e assaltos aconteceram muito esporadicamente”, relatou.

Bons exemplos

Apesar dos problemas, Pedro Hallal destacou que muitos municípios estão contribuindo para o andamento da pesquisa. No Rio Grande do Sul, o reitor da UFPel citou o caso de Uruguaiana como exemplar. Já no restante do Brasil, Manaus foi a primeira cidade a encerrar a coleta de dados. “A sensibilidade da prefeitura, que entende a gravidade do momento, a importância dos dados da pesquisa”, elogiou Hallal.

As cidades com o menor grau de entrevistas e testes pendentes são Petrolina (PE) e São Luís (MA), que não realizaram nenhum exame até a tarde deste sábado. Na outra ponta, a pesquisa já foi concluída nos municípios de Parintins, Manaus e Lábrea (AM); Barreiras (BA); Vitória (ES); Patos de Minas (MG); Uruguaiana (RS); e Cascavel (PR).

FONTE: Gustavo Chagas/Rádio Guaíba
Foto: Daniela Xu/UFPel
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Semana abre com tendência de alta em novos casos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta terça feira (12/4) foram registrados 18 casos positivos, 11 mulheres e 07 homens, com idades entre 02 e 76 anos.

Até o fechamento deste boletim, foram registrados 14 recuperados.
Não foram registrados óbitos.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete.
Atualmente são 19.014 casos confirmados e 18.574 recuperados. Há 114 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.313 testes, sendo 35.299 negativos, 19.014 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 72 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

A pendular média de novos casos positivos esteve pra cima nesta sexta

Nesta sexta-feira (08/4) foram registrados 14 casos positivos, 08 mulheres e 06 homens, com idades entre 16 e 88 anos.
Até o fechamento deste boletim, foi registrado 02 recuperados.
 
Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.969 casos confirmados e 18.544 recuperados. Há 99 casos ativos no Município.
Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.
 
Foram realizados 54.177 testes, sendo 35.208 negativos, 18.969 positivos e há 01 pessoa aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 62 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Idoso não vacinado morre de Covid-19 em Alegrete

Nesta quinta-feira (07/4) foram registrados 12 casos positivos, 08 mulheres e 04 homens, com idades entre 08 meses e 83 anos.

Até o fechamento deste boletim, foi registrado 08 recuperados. Foi registrado o óbito de um homem com 87 anos sem histórico vacinal.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.955 casos confirmados e 18.542 recuperados. Há 87 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.163 testes, sendo 35.208 negativos, 18.955 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 47 pessoas.

Continue lendo

Popular