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Prefeito Marcio Amaral recebe representantes dos Mototaxistas na manhã desta Terça-feira

Na manhã desta terça feira, por volta das 10 horas, o Prefeito Marcio Amaral recebeu em seu gabinete representantes dos Moto taxistas e  moto entregadores de Alegrete.

No resumo da reunião, o prefeito mostrou interesse em uma possível liberação dos serviços seguindo algumas restrições preventivas. Ficou a cargo dos representantes dos mototaxistas a elaboração de um projeto/relatório que viabilize o retorno da atividade.

 

“Apontamos as dificuldades do que se está vivendo hoje no serviço de mototaxi, comparado ao que estamos vivendo desde o dia 20 de abril. Intensificou-se a fiscalização. Comentamos de como podemos ajudar e nos adequar a situação”, disse Adão Felisberto, presidente da Associação dos Moto Taxistas e Moto Fretistas Profissionais de Alegrete.

 

Uma das alternativas dos mototaxistas é a utilização do capacete tipo Coquinho, (capacetes abertos como mostra o exemplo na foto abaixo), outra alternativa, é que o cliente utilize seu próprio capacete. Estes detalhes serão estudados e anexados ao projeto/relatório, que no máximo até o dia 11 de maio será apresentado ao setor responsável do Município.

 

“Em momento algum discordamos do decreto, apenas nos colocamos no lugar do profissionais que são pais de família e tem seu compromissos a honrar. Tentamos encontrar uma maneira para que o serviço, que hoje é essencial a população, possa retornar de forma à se enquadrar nos quesitos básicos de prevenção a saúde dos nossos usuários” explicou o presidente.

Adão comentou também que esta descartado qualquer rumor a respeito de mobilização da categoria para o fechamento parcial ou total de qualquer que seja via publica.

Conforme o decreto nº 243 de 3 de Abril, as atividades de mototaxi no município foram suspensas devido a pandemia, ficando autorizado apenas o serviço de motofrete. Isto desagradou alguns profissionais da área e parte da população, que utiliza o serviço em horários diferentes ao horário do transporte coletivo.

Estiveram presentes, Adão Felisberto presidente da AMOPA, Marcelo Nardon proprietário da Telentrega Rapidinha, representando todos os moto-pontos da cidade, Vagner casado líder comunitário que intermediou e agendou a reunião.

 

Foto destaque: Grupo Sobre duas Rodas

 

 

 

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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