Contato

Corona Vírus

Cozinha comunitária tem aumento de demanda nos últimos dias

 
A Cozinha Comunitária de Alegrete, funcionando na Zona Leste da Cidade, atualmente fornece uma média de 950 refeições semanais, de segunda-feira a sexta-feira, mas a demanda está crescendo. Estas refeições são porcionadas em marmitex e distribuídas totalmente sem custo para famílias acompanhadas pela rede de serviços socioassistenciais.
 
Estão sendo realizadas ações de combate à fome e à falta de renda, mediante avaliação técnica dos assistentes sociais dos CRAS de cada território, localizados nas zonas Norte, Sul, Leste e Extremo Leste
 
Ocorre que a demanda está crescendo diariamente e as ações de combate à fome consistem, além da produção de marmitas pela cozinha comunitária, na distribuição de cestas alimentares, seguindo critérios para as concessões pois os custos saem do recurso livre.
 
O prefeito Marcio Amaral, diante da situação de emergência pela pandemia, validou o plano de ação da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social que deverá ser apresentado nesta quinta-feira para o Conselho Municipal de Assistência Social. Mais uma vez, o Conselho deverá ser parceiro conduzindo a aprovação do plano!
 
A cozinha comunitária é um equipamento de segurança alimentar em que sua construção ocorreu através de repasse de verbas do Governo Federal. A sua manutenção é por conta do governo municipal que também é responsável pelo quadro de servidores e pela compra de gêneros alimentícios e outros gastos indiretos.
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Unipampa divulga como ajudou com testagens durante a pandemia

 

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou, na quarta-feira, 30 de setembro, do debate on-line intitulado “Universidades Federais do Rio Grande do Sul nos Testes da Covid-19: Atuação conjunta com municípios”. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional Rio Grande do Sul.

O debate foi realizado entre os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eduardo Furtado Flores; da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Fábio Lopes; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ilma Brum; da Unipampa, Jeferson Franco; e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tiago Collares. A mediação ficou por conta da professora da UFRGS e secretária Regional da SBPC, Angela Wyse.

Os pesquisadores apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas universidades federais em relação aos testes RT-PCR, que são considerados como o padrão de referência, na identificação do vírus e confirmação da Covid-19. Na Unipampa, em São Gabriel, já foram realizados mais de 10 mil testes para a doença, detectando 1800 casos positivos. São 14 municípios atendidos pelo laboratório local.

O professor Jeferson Franco afirma que, inicialmente, o laboratório realizava uma média de 50 análises por dia. Atualmente, o número chega a 300 testes diários. “Nosso compromisso principal com os municípios é a agilidade”, afirma Franco. Segundo o docente, as amostras que chegam até às 9h conseguem o resultado no mesmo dia em, no máximo, oito horas. “Geralmente, o teste leva de quatro a seis horas. Essa agilidade é importante para a tomada de decisão dos municípios, para a adoção de medidas de prevenção e início do tratamento, quando positivado”, explica. Para Franco, a agilidade dessa prestação de serviço diminui os riscos de contágio e o número de pessoas atingidas.

Continue lendo

Corona Vírus

Quarta-feira fora da curva. 13 casos novos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Depois de um mês com casos positivos diários em queda, nesta quarta-feira, 30, foram registrados 13 casos positivos de Covid-19 e 4 pacientes recuperados.

Os positivos são 11 homens e 2 mulheres, com idades entre 14 e 80 anos, 10 estão em isolamento domiciliar e 01 hospitalizado. Dois pacientes receberam alta hospitalar e passaram para o isolamento domiciliar.

São 617 casos confirmados, com 548 recuperados, 54 ativos (52 em isolamento domiciliar e 2 hospitalizados) e 15 óbitos.

Foram 6.551 testes realizados, sendo 5.930 negativos, 617 positivos e 4 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 188 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Quatro pacientes recuperados de Covid-19 e 4 casos positivos

Nesta segunda-feira, 28, foram registrados de Covid-19 e 4 pacientes recuperados. Os positivos são 2 homens e 2 mulheres, com idades entre 35 e 61 anos, todos em isolamento domiciliar.

São 597 casos confirmados, com 529 recuperados, 53 ativos (todos em isolamento domiciliar) e 15 óbitos.

Foram 6.430 testes realizados, sendo 5.828 negativos, 597 positivos e 5 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 207 pessoas.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular