Contato

Em Campo

Ponte do Capivari será reformada, mas RS 566 entra na fila

O DAER vai reformar e reforçar a ponte sobre o arroio Capivari na estrada do frigorífico. Esta é a garantia dada pelo diretor de obras, Luciano Faustino, à Associação dos Arrozeiros de Alegrete, segundo a presidente da instituição Fátima Marchezan, na saída do encontro acontecido em Porto Alegre nesta quinta-feira.

Os produtores vinham há tempos reivindicando esta reforma, porque são obrigados a desviar da ponte, passar por dentro do leito do Capivar e ainda patinar para subir o barranco e retomar à viagem.

O diretor do DAER deu um prazo de até o início da segunda quinzena de fevereiro estar com a troca das pranchas de madeiras pronta. Caberá aos produtores ajudar conseguindo um caminhão muck. O DAER entrará com material e o pessoal.

A ponte está com as tábuas soltas e com buracos. Hoje não comporta cargas acima de 24 toneladas, o que segundo Fátima Marchezan, inviabiliza o transporte de gado ou arroz, principalmente de caminhões bitrens.

O outro problema é com relação a RS 566 que está com as condições de trafegabilidade precária. No curto prazo não foi garantida obra emergencial.

“O diretor disse que não serão mais admitidos contratos como vinham sendo realizados. Agora, cada trecho licitado para pavimentação asfáltica terá que ficar pronto, acabado”, disse.

Nestes últimos anos eram licitados longos trechos, mas com etapas da obra de engenharia fragmentadas. O resultado é que foi feita uma base de cascalho num trecho de mais de 6 quilômetros, sendo que em alguns pontos colocaram a camada de brita.

A obra foi interrompida, então esta segunda camada foi carregada pela chuva e pelo trânsito intenso. Agora, a pista está pior. Com pedras pontiagudas expostas. Há relatos de caminhoneiros que já tiveram até dois pneus furados num único dia.

“O impacto é direto no custo do frete”, dispara Fátima Marchezan. Sequer a manutenção foi feita e como no dia 21 cada Superintendência apresentará o cronograma de obras para 2020 a expectativa é de alguma melhoria seja feita.

 

O encontro em Porto Alegre aconteceu com a articulação do gabinete do deputado Turra.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Em Campo

Exposição Agropecuária será reformulada para se adequar à pandemia

O presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Luiz Plastina Gomes e demais diretores vem trabalhando numa formatação alternativa para a realização da 78ª edição da Exposição Agropecuária de Alegrete.

O evento tradicional, que sempre ocorre na metade do mês de outubro, tem fomentado reuniões semanais, reunindo produtores e expositores que deverão participar da feira.

O objetivo é planejar um formato reduzido do evento e que se adeque às exigências sanitárias e epidemiológicas em virtude da pandemia do Coronavírus.

A diretoria do Sindicato está dando prosseguimento à programação de remates que ocorrerá em outubro, no Parque Dr. Lauro Dornelles.

O objetivo é de que pelo menos aconteça a comercialização de animais através de leilões.

#SindicatoRural #ExpofeiraDeAlegrete #remates #leilões #genetica #pecuaria #somostodosagro #agro

Continue lendo

Em Campo

Geada marca o amanhecer em Alegrete

Cenas de campos brancos encobertos pela fina camada de gelo dão o tom desta quinta-feira no município.

O mês de agosto está chegando e julho foi um mês com todos os climas do ano. Chuva, calor, temperaturas negativas e até dias de brisa e temperatura na casa dos 20 graus centígrados.

As imagens desta manhã gelada com temperatura de zero grau são de Sérgio Dornelles.

Continue lendo

Em Campo

Gafanhotos se aproximam da fronteira do Brasil

A nuvem de gafanhotos que está na província de Corrientes, Argentina, pode chegar na próxima quarta-feira ao Rio Grande do Sul, segundo técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado.

O movimento migratório dos insetos foi impulsionado pela onda de calor que atingiu a região no último fim de semana.

Até a manhã de hoje, estimava-se que a nuvem esteja a 120 km ou 130 km da fronteira brasileira, do município gaúcho de Barra do Quaraí.

Continue lendo

Popular