Contato

Educação

Unipampa vai realizar concursos para tecnicos-administrativos

As vagas, de nível superior e intermediário, são para as cidades de Alegrete, Bagé e Uruguaiana

Estão abertas as inscrições para concurso público para provimento de vagas em cargos de técnico-administrativos em educação, de nível superior e intermediário, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 07 de fevereiro de 2020 por meio do site www.fundatec.org.br.

 

São nove vagas, sendo cinco para Uruguaiana; três para Bagé e uma para o Campus Alegrete. Os cargos são arquivista, médico nas áreas de clínico geral e psiquiatria, tecnólogo com formação de gestor público e técnico de laboratório nas áreas de biologia e de mecânica. O vencimento básico para os cargos de nível superior é R$ 4.180,66 e para os cargos de nível intermediário é R$ 2.446,96.

 

A data provável para realização da prova é 26 de abril de 2020. O município previsto para aplicação do concurso para todos os cargos é Bagé. Para mais informações, acesse: www.unipampa.edu.br ou www.fundatec.org.br.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

Dep. Zucco pede ao MEC a ampliação do número de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul

O deputado estadual Tenente-Coronel Zucco pediu ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, a ampliação do número de escolas cívico-militares no Rio Grande do Sul. O pedido foi feito ontem (26/1), durante audiência que o parlamentar manteve no MEC, em Brasília. Zucco é autor do projeto, transformado em lei sancionada pelo governador Eduardo Leite, que cria o modelo cívico-militar no RS e que tem servido de referência para outros Estados.
“O ministro elogiou o esforço do RS e se mostrou sensível ao nosso pleito. Saí do encontro com a convicção que os gaúchos serão contemplados com mais estabelecimento deste modelo de ensino que permite o resgate de valores e princípios como disciplina, amor à família e pátria, ale dos conceitos de direitos e deveres”, acrescenta Zucco.
Do programa federal, o RS já possui Escolas Cívico-Militares, em Caxias do Sul, Alegrete e Alvorada. Duas vagas já foram oferecidas para serem instaladas em 2021, cujo processo de indicação está em fase de realização de audiências públicas para a indicação definitiva, cabendo ao MEC referendá-las. Com relação ao programa estadual, em 2020 já foram lançadas a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Raul Oliveira, em Santa Rosa, e a Tancredo de Almeida Neves, em Flores da Cunha.
Segundo o coordenador do Programa de Escolas Cívico-Militares da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), Marcelo Dornelles dos Santos, oito municípios já formalizaram interesse na instalação de novas escolas do modelo cívico-militar a serem implementadas ainda no ano de 2021.
“Até 26 de fevereiro estaremos recebendo manifestações de interesse dos prefeitos com a indicação da escola e número de alunos, acompanhados da devida documentação para dar encaminhamento à solicitação”, explica o coordenador da SECUC. Ele acrescentou que o número de pedido de informações sobre o programa tem sido alta e que a tendência é haver um crescimento significativo no número de municípios aderindo ao programa estadual.

Continue lendo

Educação

Prefeitura de Alegrete recebe ônibus escolar do Governo Estadual

O prefeito em exercício de Alegrete, Jesse Trindade, esteve em Porto Alegre, na quinta-feira (21), onde participou do ato de entrega de 46 ônibus escolares, através do Programa Caminho da Escola. O município foi contemplado com 01 veículo, adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O ônibus comporta 44 alunos sentados e possui uma plataforma para receber estudantes cadeirantes, ideal para o transporte na zona rural.

O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, dos secretários da Educação, Faisal Karam, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal e do deputado federal Carlos Gomes, um dos articuladores do recurso junto ao Ministério da Educação.

O governador Eduardo Leite agradeceu a parceria do FNDE e disse que a segurança na educação também vem do transporte escolar.

O prefeito em exercício destaca que uma das maiores preocupações da gestão do prefeito Márcio Amaral é proporcionar uma educação de qualidade. “O município vem buscando fazer a sua parte, mas é importante o auxílio dos governos estadual e federal, pois estes recursos possibilitam oferecer uma melhor estrutura de transporte e segurança para os alunos”.

Continue lendo

Educação

Deputado Luiz Marenco destina cem mil para a Escola Lauro Dornelles

Na quarta-feira (20), estiveram em agenda no município, os assessores do Deputado Estadual Luiz Marenco (PDT), Edvar Junior e Marconi Barbosa que foram acompanhados pelo ex-vereador Rudi Pinto e por Julio Rocha.

Na oportunidade, os representantes do parlamentar visitaram na Câmara de Vereadores onde foram recepcionados pela presidente da Casa, Firmina Soares (PDT) e pelos vereadores da bancada do PDT, Eder Fioravante, Moisés Fontoura e Dileusa Alves. “Foi uma ótima conversa onde colocamos o gabinete do Deputado Marenco a disposição dos vereadores e também do povo Alegretense.

Queremos, cada vez mais, estar presentes no município, sabemos o quanto a metade sul, e principalmente, a Fronteira-oeste, é carente de recursos e de políticas públicas que requerem força política, e o deputado Marenco está pronto para brigar por está terra” disse Júnior.

Já a Presidente do Legislativo, Firmina Soares, em sua fala deixou claro que Alegrete precisa que mais deputados somem esforços para ajudar no desenvolvimento do município. “Esta Casa está sempre aberta para quem quer ajudar o Alegrete. Vocês são sempre bem-vindos porque vêm trazer recursos e apoio ao nosso município”, disse.

EMENDA PARLAMENTAR – A tarde, a comitiva política esteve junto a Escola Estadual Dr. Lauro Dornelles para ratificar o compromisso de uma emenda parlamentar impositiva no valor de 100 mil, destinada aquele educandário.

Estavam presentes a diretora Mirza Nunes e parte do seu corpo de gestão que fizeram uma extensa explanação das dificuldades que a escola enfrenta, mas também, da ótima prestação de serviço oferecida pela mesma que atende alunos das séries iniciais, ensino fundamental, médio e pós-médio além de uma constante preocupação em incentivar a cultura através da premiada Banda Musical Dr Lauro Dornelles e do Espaço qualificado (Sala de Dança) muito bem equipada e moderna, uma forma de manter os alunos voltados para a arte, música e a cultura.
“Esta emenda vem em boa hora. Estamos realmente precisando de recursos para ajudar a tocar a escola e o Deputado Marenco demonstrou que é muito preocupado com a Educação”, finalizou Junior.

Já no final da tarde, o grupo participou do programa na Rádio Web Tendências, Tô na Rádio, onde puderam conversar sobre os mais diversos assuntos de interesses da comunidade Alegretense e, com participação especial do Deputado Luiz Marenco de modo virtual, que comunicou com o apresentador Rudi Pinto.

PARCERIA – O Deputado Luiz Marenco tem como principais plataformas de trabalho a defesa da música, da cultura, da educação e da saúde, não esquecendo os trabalhadores e servidores públicos.

Neste sentido, Rudi Pinto, à época vereador, procurou o parlamentar e propôs um projeto para instituir Alegrete a Capital Estadual da Linguiça Tradicional Campeira. Luiz Marenco, então, protocolou o PL 312/2019 que foi aprovado pelos demais pares do Legislativo gaúcho.

De lá para cá, foram inúmeras ações conjuntas como o Seminário + Turismo RS realizado aqui no Alegrete, apoio ao Turismo Farroupilha, emendas parlamentares e, agora, com a possibilidade de uma assessoria de gabinete que se consolida pela representação regional de Julio Rocha a partir do mês de fevereiro.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular