Contato

Cidade

Diálogo e conciliação é a aposta da nova juíza da Vara Cível de Alegrete Dra. Marcela Pereira da Silva

O prefeito em exercício, Moisés Pereira Fontoura, prestigiou, na manhã desta quarta-feira, no auditório do Fórum local, a solenidade de apresentação da nova juíza de direito de Alegrete, Marcela Pereira da Silva. Paulista de nascimento, exerceu a advocacia até 2014 quando ingressou na magistratura no Rio Grande do Sul, tendo atuado nas comarcas de Tapes, Gravataí, São Francisco de Assis, São Sepé e agora Alegrete.

Ao ser apresentada pelo juiz Rafael Echevarria Borba, da 2a. Vara Cível e diretor do Fórum, a juiza Marcela disse que agora ela está onde gostaria de estar e que desejou muito por isso, ou seja, trabalhar numa vara especializada cível. A dra. Marcela afirmou também que aprendeu que é preciso estar perto da comunidade para entender seus anseios. Atuando numa Vara com 10 mil processos pediu paciência para eleger as urgências e prioridades. Para isso, montará uma estrutura de organização para atender aos anseios. E aproveitou para anunciar alguns projetos nas áreas de saúde, do consumidor para eliminar gargalos. Vai trabalhar muito com a conciliação para que a comunidade entenda que conciliar é o melhor caminho.

Em sua fala, a juiza Marcela abordou a questão da violência que só pode ser combatida com tolerância. Todo mundo quer a paz, mas não tolera seu vizinho, nem dentro do próprio lar com a família. Quem está bem dentro de casa não briga no trânsito, afirmou. A juíza disse esperar que a comunidade esteja aberta a esta nova proposta. Que está chegando na cidade de coração aberto e está sendo acolhida com carinho.

O prefeito em exercício, Moisés Pereira, disse que a vinda da dra. Marcela para Alegrete representa o desejo da comunidade de que a cidade tivesse aqui magistrados presentes, o que está acontecendo agora com três comarcas com juízes titulares.Desejou boas vindas à nova juíza e que, enquanto estiver em Alegrete que se considere em sua própria casa. E que a comunidade alegretense sabe muito bem acolher quem aqui chega.

Também se pronunciou o presidente da Câmara Municipal, Celeni Viana, afirmando que a independência dos poderes não os torna estanques, mas interligados, em favor da democracia e da verdade.

Dos juízes seus colegas que atuam na comarca, a dra. Marcela ouviu elogios. O juiz Rafael Echevarria Borba, diretor do Fórum, referiu-se à colega diferenciada e excepcional. O juiz Thiago Tristão Lima, da Vara de Família, disse que a nova juíza será recebida com todo o acolhimento e que terá a melhor impressão da cidade. Também se pronunciaram a promotora pública Luiza Trindade e a defensora pública Luiza Garcia.

 

 DPCOM-PMAlegrete

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular