Contato
imagem

Cidade

Internauta registra calor recorde em Alegrete

Você acha que o calor está insuportável? Não está enganado. Alegrete pode ter superado hoje uma sensação térmica inigualável. Um internauta enviou um registro de temperatura acima dos 60 graus centígrados na tarde deste dimingo, no asfalto da rua Bento Gonçalves, próximo ao Parque dos Aguateiros.

As 14h40 a foto do termômetro digital apontou esta temperatura inédita. Na sexta-feira já havia batido os 50 graus, enquanto o relogio digital próximo a ponte Borges de Medeiros marcava 46 graus centígrados conforme post do Em Questão em sua página no facebook.

 

A sala do SEMA apontou naquele dia Bagé como a cidade mais quente com 41C.

O calor intenso, porém, já estragou o verão de vários endereços em Alegrete porque a Prefeitura autorizou à RGE exterminar com dezenas de árvores na zona urbana. Seria um total de 348, mas a pressão da população nas redes sociais levou a Secretaria do Meio Ambiente recuar e suspender o abate de árvores.

Em troca a RGE plantaria um total de 800 mudas de espécie nativa nas margens do rii Ibirapuitã. A alegação da multinacional chinesa é de as árvores colocam em risco a segurança da população em dias de vendavais, uma vez que as vezes elas caem sobre a rede elétrica.

Na semana passada um poste quase tombou na rua Visconde de Tamandaré, no centro da cidade, sem ter árvore por perto, mas por negligência da empresa em não ter feito a substituição em tempo hábil.

Quem já teve árvore abatida pela RGE nada pode fazer. Arcou com o prejuízo da falta de sombra natural em frente à sua casa. Com um termômetro mostrando temperaturas acima de 50C é possivel imaginar o dano causado por esta desastrada ação.

O calor intenso destes últimos dias de dezembro coloca na pauta da cidade esta imprescindível demanda ambiental : Como conciliar ecológicamente o desenvolvimento sustentável frente ao novo cenário do clima?

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro

Ninguém esperava que na manhã deste domingo, 20 de setembro, data que recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 1835, um grupo de Cavalarianos desfilaria pelas ruas do Alegrete mantendo a tradição, mesmo em tempo de pandemia.

Aproximadamente 30 cavalarianos de diversas idades, se concentraram na Av Ibicuí, aos fundos do Parque de rodeios, a principio a cavalgada seguiria ao interior do município, mas de ultima hora decidiram seguir o caminho do desfile tradicional seguindo pela Av Ibicuí passando a ponte, subindo pela Barão do Amazonas, parando na Praça Getúlio Vargas, onde fizeram uma oração e Falaram um pouco sobre o motivo da cavalgada.

Logo depois os cavalarianos seguiram em direção a Praça nova, por onde passavam, a população e motoristas, aplaudiam e se solidarizavam com o evento dando prioridade nas preferencias para que a cavalgada passa-se.

Sem nenhum intuito politico, vinculo com instituição, apenas um grupo de amigos que se reuniu por whatsapp, o evento não teve nenhum transtorno, todos os cavalos estavam com o atestado veterinário em dia, os cavalarianos usando mascaras, e mantendo um distanciamento considerável entre eles.

A cavalgada dispersou na Praça Nova, logo após o agradecimento dos organizadores e a oração de um Pai Nosso.

Confira mais imagens e os videos da Cavalgada abaixo:

 

 

Fotos e Videos: Alex Stanrlei/Em Questão

 

Continue lendo

Cidade

Cerração encobre Alegrete nesta manhã

Clima ameno de 17 graus centígrados, cerração espessa e previsão de um dia ensolarado com temperatura acima de 26 graus centígrados.

A sexta-feira amanheceu assim em Alegrete. Um forte nevoeiro, que encobre toda a cidade.

Mas quem sair para trabalho ou passeio prepare roupas leves. Vai fazer calor. O famoso cerração baixa, sol que racha.

Continue lendo

Cidade

Servidores Municipais divulgam edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária

A mais de dois messes, um grupo de servidores municipais vem se preparando para formar uma chapa e disputar a Presidência do sindicato da categoria.

O grupo alega que o sindicato não está mais atuante e não resolve mais questões em relação aos servidores, além de estar envolvido em decisões políticas, tirando o foco da organização e não dá espaço para que novas chapas se inscrevam tendo em vista o espaço  de tempo previsto no edital de inscrição.

“Achamos que o processo eleitoral deve ser mais amplo e muito mais divulgado, para que todos os servidores associados possam ter acesso a todas as informações do edital.” nos escreveu por mensagem  um dos servidores.

Segundo relatos, o edital teria sido colocado na porte do sindicato, que compartilha sua sede com outra associação, por volta das 8 horas da manhã e retirado logo após o meio dia no 20 de agosto, favorecendo assim a chapa da atual Diretoria.

Já o atual presidente, Angelo Tertuliano, informou que o edital foi lançado de acordo com o Artigo 22 inciso 2º do Estatuto do Sindicato, que  de acordo com o Estatuto, a divulgação pode ser feita na sede do próprio Sindicato.

Confira o edital afixado na porta do Sindicato dos Municipários de Alegrete

“Nunca fizemos do sindicato, um braço politico, tratamos todo o processo de convocação, dentro dos prazos e clareza que prevê o estatuto , é um direito dos que estão descontentes, buscarem seus direitos na justiça” comentou o atual presidente do sindicato dos servidores municipais.

O grupo de municipário em reunião, decidiram convocar uma nova Assembléia Geral, que você pode conferir o texto na integra abaixo.

 

Continue lendo

Popular