Contato

Polícia

Chilenos presos pretendiam roubar lojas e caixas eletrônicos em Rosário do Sul

Cinco chilenos, 4 homens e uma mulher , foram presos por volta da 1 e 11 da madrugada desta sexta-feira(20) em Rosário do Sul pela Brigada Militar.

Um dos integrantes da quadrilha, ao ser interrogado, confessou que pretendiam  realizar furtos em lojas e caixas eletrônicos.

A BM já procurava os suspeitos após visualizarem filmagens de vídeo que mostravam os quatro homens em atitude suspeitas nas dependências das lojas do centro da cidade. Com a descrição do carro que usavam e das suas características, a BM passou a realizar averiguações de hotéis que hospedam estrangeiros.

 Os chilenos e  carro que eles usavam, um Citroen Berlingo com placas da Argentina,foram localizado em um Hotel da cidade . No veículo foram localizados vários objetos usados para cometimento de roubo a caixas eletrônicos, entre eles dois vergalhões, luvas de proteção, alavancas de ferro, discos para corte de ferro, além de um rádio transmissor na frequência da Brigada. Eles também tinham dinheiro de vários países como do Peru, Uruguai, Estados Unidos entre outros. Os cinco chilenos, o veículo e os equipamentos foram encaminhados à Polícia Civil.

Em virtude de serem estrangeiros, foi necessária a identificação através da Polícia Federal de Santana do Livramento, sendo constatado que dois deles, o casal, havia ingressado ilegalmente no Brasil, sem documento de migração. Os cinco estariam em Rosário do Sul há pelo menos três dias, conhecendo a rotina da cidade e observando estabelecimentos bancários e comércios que possuem caixas eletrônicos.

Alguns dos envolvidos já haviam sido presos em Santana do Livramento em julho deste ano com ferramentas usadas para roubo em caixas eletrônicos. Foi também realizado contato com a Polícia Argentina, os quais informaram que o veículo, embora legalizado, teria sido usado pelos criminosos para um roubo a caixa eletrônico na cidade do Paraná, província argentina de Entre Rios, no mês de setembro deste ano.

Como ainda não havia registros de delitos no Brasil, e sem pedidos de prisão pela INTERPOL, eles não poderiam ser presos, uma vez que portar ferramentas usadas para possíveis roubos não configura crime.

Com o vídeo e fotos dos suspeitos circulando em redes sociais, um mecânico de 57 anos viu as imagens e reconheceu o grupo que havia efetuado furto em sua oficina às 17h de quinta-feira (19), no Distrito Industrial. No momento em que a BM fazia o registro com os presos, o comerciante chegou e reconheceu alguns dos seus pertences, que foram devolvidos. O caso foi registrado como furto qualificado.

A quadrilha foi escoltada até a cidade de Uruguaiana, onde policiais de Passo De Los Libres, Argentina, aguardavam o grupo para efetuar sua prisão pelo roubo ocorrido em Entre Rios.

Fonte e imagem: Gazeta de Rosário

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular