Contato

Em Campo

Márcio vai ao Durasnal pra reverter crise com pequenos produtores rurais

O prefeito Márcio Amaral participou na tarde desta segunda-feira de uma reunião no CTG Oswaldo Aranha, organizada pela Comissão de Desenvolvimento do Durasnal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais para discutir sobre a comercialização de produtos produzidos pelos pequenos produtores da localidade.

O prefeito falou da importância dos produtores se adequarem a legislação vigente para que possam comercializar os produtos.

Márcio disse que o Executivo é parceiro dos produtores e que são falsas as notícias que as ‘feirinhas’ vão terminar. “A intenção é fortalecer a produção da agricultura familiar. As agroindústrias são fontes de geração de renda e oportunidades para os jovens do meio rural”.

O prefeito lembrou ainda que Alegrete é referência nacional na produção de produtos, citando como exemplo a linguiça e o charque.

O secretário de Agricultura e Pecuária Daniel Gindri disse que os técnicos da secretaria estão à disposição dos agricultores para orientações, destacou o aumento do número de agroindústrias e que o município tem, hoje, três espaços para comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Os técnicos da Secretaria de Agricultura, Gabriel Charão e Carlos Humberto da Conceição explicaram que os produtos caseiros podem ser produzidos para consumo próprio, mas que devem respeitar as regras na hora da comercialização, até por questões de saúde.

A diretora da Vigilância Sanitária, Adriana Sales, informou que é possível os produtores solicitarem uma pré- vistoria, onde os técnicos da Vigilância vão até o local para orientar quanto aos procedimentos. Adriana informou que os produtos de origem animal tem que passar pelo Serviço de Inspeção Municipal – SIM e estar devidamente rotulados.

O presidente da Câmara, vereador Cléo Trindade, disse que o poder legislativo é parceiro do executivo para trabalhar em prol dos produtores.

O produtor Joceli Alves Machado, proprietário de uma agroindústria de queijos, disse que após adequar a sua produção as vendas melhoraram 100%. Para Joceli, o produto formalizado é reconhecido pela qualidade, o que aumenta o faturamento.

Ficou definido na reunião que será encaminhada para a Secretaria de Agricultura uma relação dos produtores que desejam se adequar às normas, para receberem visitas técnicas de orientação para a formalização.

Também estavam presentes os vereadores Rudi Pinto e Vanda Dorneles; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jesus Alzir Fernandes; Gabriela Urbanetto, engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Fátima Marchezan, representando o Conselho Municipal Agropecuário; Enio Aurélio, gestor da Casa do Produtor e produtores da região do Durasnal.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Em Campo

Exposição Agropecuária será reformulada para se adequar à pandemia

O presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Luiz Plastina Gomes e demais diretores vem trabalhando numa formatação alternativa para a realização da 78ª edição da Exposição Agropecuária de Alegrete.

O evento tradicional, que sempre ocorre na metade do mês de outubro, tem fomentado reuniões semanais, reunindo produtores e expositores que deverão participar da feira.

O objetivo é planejar um formato reduzido do evento e que se adeque às exigências sanitárias e epidemiológicas em virtude da pandemia do Coronavírus.

A diretoria do Sindicato está dando prosseguimento à programação de remates que ocorrerá em outubro, no Parque Dr. Lauro Dornelles.

O objetivo é de que pelo menos aconteça a comercialização de animais através de leilões.

#SindicatoRural #ExpofeiraDeAlegrete #remates #leilões #genetica #pecuaria #somostodosagro #agro

Continue lendo

Em Campo

Geada marca o amanhecer em Alegrete

Cenas de campos brancos encobertos pela fina camada de gelo dão o tom desta quinta-feira no município.

O mês de agosto está chegando e julho foi um mês com todos os climas do ano. Chuva, calor, temperaturas negativas e até dias de brisa e temperatura na casa dos 20 graus centígrados.

As imagens desta manhã gelada com temperatura de zero grau são de Sérgio Dornelles.

Continue lendo

Em Campo

Gafanhotos se aproximam da fronteira do Brasil

A nuvem de gafanhotos que está na província de Corrientes, Argentina, pode chegar na próxima quarta-feira ao Rio Grande do Sul, segundo técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado.

O movimento migratório dos insetos foi impulsionado pela onda de calor que atingiu a região no último fim de semana.

Até a manhã de hoje, estimava-se que a nuvem esteja a 120 km ou 130 km da fronteira brasileira, do município gaúcho de Barra do Quaraí.

Continue lendo

Popular