Contato

Cidade

Situação de Emergência em Alegrete devido aos estragos do temporal

Uma reunião realizada na manhã desta  segunda-feira, no gabinete do prefeito Márcio Amaral, com a presença  de secretários municipais, assessores e o coordenador regional da Defesa Civil, major Rinaldo Castro, foi decidido pela decretação de situação de emergência no Município devido  aos danos causados pelo  temporal da madrugada de domingo  na cidade. 

O  decreto deverá ser assinado pelo prefeito, com embasamento  nos estragos  causados pelo temporal  que atingiu pessoas e prédios tanto públicos  quanto particulares. O prefeito Márcio  determinou a seus secretários que deem celeridade  no levantamento  de dados sobre a extensão dos prejuízos  para conhecimento  da real situação.

O coordenador Regional da Defesa Civil, Major Castro, disse que  sua presença  na cidade é para verificar   a situação causada pelo temporal e dar assessoramento administrativo  na parte documental  para homologação e reconhecimento da situação de emergência. “É o Estado se colocando à disposição   de Alegrete  para apoio emergencial naquilo que o município necessitar”, disse o coordenador. Telhas  para recuperar residências afetadas o Estado tem condições de fornecer, para isso o município deverá realizar um levantamento com equipes das secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social e Infraestrutura junto às famílias que tiveram suas casas atingidas.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles,  avalia a situação das  escolas  que foram atingidas  pelo vendaval e  conclui  que no caso da Escola Princesa Isabel é o mais crítico  e  terá de correr contra o tempo no sentido de conseguir  espaço  para os alunos e voltarem às aulas e   salvar o ano letivo  ainda este ano. Será tentada verba para restauração da Escola  que foi a mais atingida,  mas o coordenador regional da  Defesa Civil alertou que em menos de 40 dias não se tem resposta para as demandas.

No levantamento preliminar da Educação, a Escola Lions Clube  teve salas de aula avariadas, a Escola Luiz de Freitas Valle Aranha teve destelhamento parcial;a na Escola Honório Lemes, uma árvore  caiu e bloqueou a saída emergencial do prédio; Escola Waldemar Borges teve também avarias.No interior do município, no Polo do Jacaquá, caiu a caixa d’água e  danos na estrutura do prédio. No Rincão do 28, postes caíram e deixaram a escola sem energia e no Polo da Conceição, parte dos alunos não conseguiram chegar na escola hoje porque o ônibus ficou no caminho  por problemas na estrada. As escolas José Antônio Vilaverde Moura e Antônio Saint Pastous de Freitas sofreram danos com o temporal, assim como na EMEI Menino Deus.

 Nas demais escolas, as aulas estão ocorrendo normalmente.

 

 

DepCom/PMA

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Secretaria de Segurança desenvolve ações no Passo Novo

A Prefeitura de Alegrete está intensificando o trabalho de melhoraria em diversas vias da cidade e no interior do município. No dia 26 de janeiro, a Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou a instalação de placas de sinalização e paradas de ônibus na localidade do Passo Novo.

Além de determinar o fluxo de trânsito, as placas de sinalização são fundamentais para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam as vias. O secretário de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Cidadania, Rui Medeiros, destacou o incansável trabalho das equipes do Setor de Sinalização e do Departamento de Trânsito.

Outras ações também estão em desenvolvimento para melhorias do trânsito de Alegrete, priorizando a qualidade de vida dos alegretenses.

Continue lendo

Cidade

O prefeito em exercício esteve em reunião na manhã de terça-feira com representantes da ONG OPAA

O prefeito em exercício, Jesse Trindade esteve em reunião na manhã de terça-feira (27/01) com a presidente da ONG OPAA (Organização de Proteção Animal de Alegrete), Nara Leite e a vereadora Dileusa Alves para abordar as demandas relacionadas aos animais em situação de vulnerabilidade e denúncias de maus tratos. Também esteve em pauta o funcionamento e administração do Canil Municipal de Alegrete.

O vice-prefeito Jesse Trindade enfatiza: “vamos trabalhar olhando com muito carinho com as prioridades para política pública de bem estar animal”.

As denúncias podem ser feitas pela ouvidoria municipal pelo telefone 0800.644.1621 e as emergências através do (55) 99149-0457.

Continue lendo

Cidade

Alegrete tem novo cronograma da Coleta Seletiva

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou o novo cronograma da coleta seletiva de resíduos no município, que está funcionando plenamente mesmo durante a pandemia. Hoje a cidade comporta pontos de coleta, distribuídos em 26 vias, com o objetivo de diminuir a poluição ao meio ambiente, gerando mais economia no consumo de energia, água, gastos com a limpeza urbana e o transbordo de rejeitos, além de oportunizar emprego e renda através da comercialização dos recicláveis pelas cooperativas de catadores.

A coleta seletiva é o recolhimento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou úmidos, recicláveis e não recicláveis que são previamente separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, a colaboração de todos é fundamental para êxito nas ações. “A coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado reduz custos e minimiza os impactos ambientais”, reforça.

A secretária solicita aos moradores que atentem para os dias e horários da coleta para que somente nesses dias coloquem o material para facilitar a ação dos agentes ambientais.

Confira a rota da Coleta Seletiva

A rota da coleta seletiva funciona de segunda a sábado, nos turnos da manhã e noite. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 07h30min, são contempladas as ruas Barão do Cerro Largo, avenidas Eurípides Brasil Milano, Dr. Lauro Donelles (da Praça Nova até a rua Venâncio Aires), Assis Brasil, Rondon e Centro Administrativo Municipal na rua Major Cezimbra Jaques. A partir das 19h, a coleta adere a Rua dos Andradas, General Vitorino (da Praça Getúlio Vargas até a Av. Dr. Lauro Dornelles), Venâncio Aires (Av. Dr. Lauro até a Tiradentes), Vasco Alves (Av. Dr. Lauro Dornelles até a Praça Getúlio Vargas), General Sampaio (Presidente Roosevelt até a Marquês de Alegrete) e Gaspar Martins (do calçadão até a Dr. Lauro Dornelles).

Nas terças, quintas e sábados, o itinerário inicia às 07h30min passando pelas ruas Bento Manoel, Vinte de Setembro (da Av. Dr. Lauro Dornelles até a Av. Eurípides Brasil Milano), Barão do Amazonas, Mariz e Barros (primeira quadra), Demétrio Ribeiro, José Bonifácio (primeira quadra), Dr. Quintana (duas quadras), Nossa Senhora do Carmo (primeira quadra), Luiz de Freitas (da rua Joaquim Nabuco até a Praça Getúlio Vargas), Coronel Cabrita (primeira quadra), Calçadão, Praça General Osório e Maurício Cardoso.

Diferença entre resíduos secos, orgânicos e rejeitos

Começar a reciclar não é difícil. Contudo, algumas informações básicas ajudam bastante o processo. Existem dois tipos de contentores: resíduos orgânicos (marrom) e resíduos secos (azul), onde os resíduos devem ser colocados embalados.

Na categoria orgânico, são contemplados os restos de alimentos (não temperados), cascas de frutas, cascas de ovos, borra de café e erva-mate. Neste mesmo contentor podem ser depositados os rejeitos que são papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, papel toalha, fezes de animais.
Além do descarte, existe a possibilidade de realizar em seu pátio a criação de uma composteira, que serve como adubo para a terra e outras plantações.

Nos contentores de resíduos secos, são coletados os materiais recicláveis como vidros, papel, plástico e metal. Estes são fundamentais que sejam descartados limpos, sem restos em seus recipientes, pois são utilizados para a comercialização em cooperativas de reciclagem.

Podem ser reaproveitados:

– Vidros (garrafas, copos, frascos, pratos e demais utensílios de vidro).
– Papel (jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, tetra pack).
– Plástico (embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral).
– Metal (latas de alumínio de bebidas, latas de condimentos, metais em geral (chumbo, fios, arames e objetos de cobre)).

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular