Cidade
Incêndios agitam a tarde escaldante de Alegrete
Uma tarde de calor intensa de mais de 36 graus centígrados em Alegrete já registrou dois fócos de incêndios.
O primeiro foi na avenida Assis Brasil onde um curto circuíto na rede elétrica provocou fagulhas que chegaram ao solo, causaram fogo na grama seca e em seguida as chamas atingiram toras de madeira de uma madereira.
O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente e debelou as chamas.
Enquanto os Bombeiros estava na cidade alta outro foco iniciou na rua Nossa Senhora do Carmo na região do Porto dos Aguateiros. Uma casa pegou fogo e a guarnição se deslocou para o local, que fica a 150 metros do quartel dos Bombeiros. Houve danos de grande monta.
Cidade
Secretaria de Segurança desenvolve ações no Passo Novo
A Prefeitura de Alegrete está intensificando o trabalho de melhoraria em diversas vias da cidade e no interior do município. No dia 26 de janeiro, a Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou a instalação de placas de sinalização e paradas de ônibus na localidade do Passo Novo.
Além de determinar o fluxo de trânsito, as placas de sinalização são fundamentais para garantir a segurança dos motoristas e pedestres que utilizam as vias. O secretário de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Cidadania, Rui Medeiros, destacou o incansável trabalho das equipes do Setor de Sinalização e do Departamento de Trânsito.
Outras ações também estão em desenvolvimento para melhorias do trânsito de Alegrete, priorizando a qualidade de vida dos alegretenses.
Cidade
O prefeito em exercício esteve em reunião na manhã de terça-feira com representantes da ONG OPAA
O prefeito em exercício, Jesse Trindade esteve em reunião na manhã de terça-feira (27/01) com a presidente da ONG OPAA (Organização de Proteção Animal de Alegrete), Nara Leite e a vereadora Dileusa Alves para abordar as demandas relacionadas aos animais em situação de vulnerabilidade e denúncias de maus tratos. Também esteve em pauta o funcionamento e administração do Canil Municipal de Alegrete.
O vice-prefeito Jesse Trindade enfatiza: “vamos trabalhar olhando com muito carinho com as prioridades para política pública de bem estar animal”.
As denúncias podem ser feitas pela ouvidoria municipal pelo telefone 0800.644.1621 e as emergências através do (55) 99149-0457.
Cidade
Alegrete tem novo cronograma da Coleta Seletiva
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou o novo cronograma da coleta seletiva de resíduos no município, que está funcionando plenamente mesmo durante a pandemia. Hoje a cidade comporta pontos de coleta, distribuídos em 26 vias, com o objetivo de diminuir a poluição ao meio ambiente, gerando mais economia no consumo de energia, água, gastos com a limpeza urbana e o transbordo de rejeitos, além de oportunizar emprego e renda através da comercialização dos recicláveis pelas cooperativas de catadores.
A coleta seletiva é o recolhimento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou úmidos, recicláveis e não recicláveis que são previamente separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento.
Conforme a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, a colaboração de todos é fundamental para êxito nas ações. “A coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado reduz custos e minimiza os impactos ambientais”, reforça.
A secretária solicita aos moradores que atentem para os dias e horários da coleta para que somente nesses dias coloquem o material para facilitar a ação dos agentes ambientais.
Confira a rota da Coleta Seletiva
A rota da coleta seletiva funciona de segunda a sábado, nos turnos da manhã e noite. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 07h30min, são contempladas as ruas Barão do Cerro Largo, avenidas Eurípides Brasil Milano, Dr. Lauro Donelles (da Praça Nova até a rua Venâncio Aires), Assis Brasil, Rondon e Centro Administrativo Municipal na rua Major Cezimbra Jaques. A partir das 19h, a coleta adere a Rua dos Andradas, General Vitorino (da Praça Getúlio Vargas até a Av. Dr. Lauro Dornelles), Venâncio Aires (Av. Dr. Lauro até a Tiradentes), Vasco Alves (Av. Dr. Lauro Dornelles até a Praça Getúlio Vargas), General Sampaio (Presidente Roosevelt até a Marquês de Alegrete) e Gaspar Martins (do calçadão até a Dr. Lauro Dornelles).
Nas terças, quintas e sábados, o itinerário inicia às 07h30min passando pelas ruas Bento Manoel, Vinte de Setembro (da Av. Dr. Lauro Dornelles até a Av. Eurípides Brasil Milano), Barão do Amazonas, Mariz e Barros (primeira quadra), Demétrio Ribeiro, José Bonifácio (primeira quadra), Dr. Quintana (duas quadras), Nossa Senhora do Carmo (primeira quadra), Luiz de Freitas (da rua Joaquim Nabuco até a Praça Getúlio Vargas), Coronel Cabrita (primeira quadra), Calçadão, Praça General Osório e Maurício Cardoso.
Diferença entre resíduos secos, orgânicos e rejeitos
Começar a reciclar não é difícil. Contudo, algumas informações básicas ajudam bastante o processo. Existem dois tipos de contentores: resíduos orgânicos (marrom) e resíduos secos (azul), onde os resíduos devem ser colocados embalados.
Na categoria orgânico, são contemplados os restos de alimentos (não temperados), cascas de frutas, cascas de ovos, borra de café e erva-mate. Neste mesmo contentor podem ser depositados os rejeitos que são papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, papel toalha, fezes de animais.
Além do descarte, existe a possibilidade de realizar em seu pátio a criação de uma composteira, que serve como adubo para a terra e outras plantações.
Nos contentores de resíduos secos, são coletados os materiais recicláveis como vidros, papel, plástico e metal. Estes são fundamentais que sejam descartados limpos, sem restos em seus recipientes, pois são utilizados para a comercialização em cooperativas de reciclagem.
Podem ser reaproveitados:
– Vidros (garrafas, copos, frascos, pratos e demais utensílios de vidro).
– Papel (jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, tetra pack).
– Plástico (embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral).
– Metal (latas de alumínio de bebidas, latas de condimentos, metais em geral (chumbo, fios, arames e objetos de cobre)).
-
Cidade4 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia2 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia4 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão5 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete4 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete3 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política2 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00