Contato

Em Campo

Secretaria da Agricultura entrega equipamentos para a ACRIPILEITE

A Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP), fez a entrega, na manhã desta quarta-feira, de dois tratores e duas plantadeiras hidráulicas para a Associação de Criadores e Produtores de Leite de Alegrete – Acripileite, por cessão de uso. O ato foi realizado nas dependências da Secretaria de Agricultura e Pecuária, com a presença do prefeito Márcio Amaral, do presidente da Câmara Municipal, Cléo Trindade; da secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti, da presidente da Acripileite, Juliana Pedroso Soares; Carlos Eduardo Suertegaray, chefe do escritório da EMATER e servidores da SAP.

A entrega faz parte de um conjunto de equipamentos já repassados a produtores hortifruti e agora a produtores de leite, que incluem reboque, grades, semeadeiras, plantadeiras, globe aradoras, calcareadeira, pá hidráulica, pulverizador, carreta hidráulica, colhedor de forragem, controlador seletivo de plantas, entre outros.

O secretário Daniel Gindri destacou a importância dos equipamentos estarem na mão dos produtores para que tenha mais agilidade no processo de preparo do solo, plantio e colheita. Os tratores foram revisados e os equipamentos também, por isso eles podem ser colocados em uso imediato e com isso os produtores não perderão a janela de plantio, explicou o secretário.

A presidente da Acripileite, Juliana Pedroso Soares comemorou o recebimento dos tratores e plantadeiras que vão atuar nas regiões do Parové e Caverá. Eles chegam em boa hora, façam bom uso, é dinheiro público, uma responsabilidade muito grande, citou a dirigente.

Vai beneficiar as partes e contribuir muito com o trabalho de assistência técnica e extensão rural em que a EMATER é parceira, observou o chefe do escritório Carlos Eduardo Suertegaray.

O presidente da Câmara Municipal, Cléo Trindade, elogiou a iniciativa da Secretaria de Agricultura e Pecuária em repassar o equipamento aos produtores. Vem na hora que mais precisam e agora os produtores têm como se organizarem e se gerenciarem. Dá mais agilidade para a Acripileite e parceiros, acrescentou. Cléo lembrou também que projetos que se relacionam à melhoria para o Município são, votados no menor tempo possível na Câmara Municipal.

O prefeito Márcio Amaral apoiou a iniciativa, lembrando que outros municípios estão fazendo uso do sistema, mas que na região, as distâncias entre as propriedades são muito grandes e isso cria alguma dificuldade. O prefeito falou da importância da autonomia nas mãos dos produtores quando chega a época do plantio. Estando os equipamentos com os produtores, eles poderão virar a noite, se assim o desejarem, para realizar o plantio. Assim, os produtores vão tocar o serviço, enquanto o poder público estará cumprindo com seu papel de fomentador, apoiando no sentido de que a produção de leite em Alegrete cresça cada vez mais, mesmo diante da crise do setor. O prefeito ainda informou que quer ampliar o projeto fazendo parceria com grupo de pecuaristas.

Após os pronunciamentos, ocorreu a entrega simbólica dos tratores e plantadeiras que foram carregadas em um caminhão guincho para as regiões do Parové e Caverá onde vão atuar inicialmente.

DPCom PMA
Alair Almeida

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Em Campo

Exposição Agropecuária será reformulada para se adequar à pandemia

O presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Luiz Plastina Gomes e demais diretores vem trabalhando numa formatação alternativa para a realização da 78ª edição da Exposição Agropecuária de Alegrete.

O evento tradicional, que sempre ocorre na metade do mês de outubro, tem fomentado reuniões semanais, reunindo produtores e expositores que deverão participar da feira.

O objetivo é planejar um formato reduzido do evento e que se adeque às exigências sanitárias e epidemiológicas em virtude da pandemia do Coronavírus.

A diretoria do Sindicato está dando prosseguimento à programação de remates que ocorrerá em outubro, no Parque Dr. Lauro Dornelles.

O objetivo é de que pelo menos aconteça a comercialização de animais através de leilões.

#SindicatoRural #ExpofeiraDeAlegrete #remates #leilões #genetica #pecuaria #somostodosagro #agro

Continue lendo

Em Campo

Geada marca o amanhecer em Alegrete

Cenas de campos brancos encobertos pela fina camada de gelo dão o tom desta quinta-feira no município.

O mês de agosto está chegando e julho foi um mês com todos os climas do ano. Chuva, calor, temperaturas negativas e até dias de brisa e temperatura na casa dos 20 graus centígrados.

As imagens desta manhã gelada com temperatura de zero grau são de Sérgio Dornelles.

Continue lendo

Em Campo

Gafanhotos se aproximam da fronteira do Brasil

A nuvem de gafanhotos que está na província de Corrientes, Argentina, pode chegar na próxima quarta-feira ao Rio Grande do Sul, segundo técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado.

O movimento migratório dos insetos foi impulsionado pela onda de calor que atingiu a região no último fim de semana.

Até a manhã de hoje, estimava-se que a nuvem esteja a 120 km ou 130 km da fronteira brasileira, do município gaúcho de Barra do Quaraí.

Continue lendo

Popular