Contato
imagem

Cidade

Turismo e’ pauta dos municipios e Alegrete corre atras

A Federação das Associações de Municípios do RS – Famurs e o Conselho dos Dirigentes Municipais de Turismo (Codetur), realizaram um encontro na última sexta-feira (30), na Casa da Famurs na Expointer, para traçar ações de desenvolvimento de turismo nos municípios.

O assessor de Turismo da Famurs e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mario Ribas Nascimento, abriu os trabalhos da reunião que recebeu prefeitos, gestores de turismo do estado e municípios e entidades do setor, o coordenador-geral da Famurs, José Scorsatto, falou representando o presidente da entidade Dudu Freire, onde pontuou a importância do protagonismo da Federação nas lutas pelas principais demandas dos municípios. “Temos que criar dinâmicas de desenvolvimento por meio da Federação e dos conselhos. A Famurs está à disposição para dar suporte nas questões técnicas e políticas”, disse o dirigente.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Glademir Aroldi, informou que a Confederação Nacional do Município, lançou o Projeto CNM Qualifica, onde são realizados seminários de capacitação para servidores e funcionários com vários temas de interesse das administrações municipais e oferecidos diversos cursos, os quais poderão ser realizados em qualquer estado do Brasil, com o apoio das Entidades Estaduais de Municípios.

O diretor do Departamento de Turismo do RS, Marcelo Borella, informou os projetos para os próximos anos, entre eles o retorno do Salão Gaúcho, em 2020, que é a maior Feira de Turismo do Estado, além do novo projeto de Marketing para o Rio Grande do Sul como destino turístico que irá comportar novo site, vídeos institucionais e material gráfico de todas as regiões turísticas do estado e terá como tema “Viajando pelo Rio Grande”. Também informou aos dirigentes presentes a parceria entre Governo do Estado e Instituto Inovação para a realização do um Fórum de 2 dias para capacitação em Turismo, para dirigentes e agente de turismo.

Representando o Município de Alegrete, nesta reunião, o diretor de Inovação e Tecnologia, Alex de Souza, destaca que “o turismo é um importante agente transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera emprego e renda, e precisamos fomentar as discussões sobre o turismo, e para isso é necessária a parceria dos setores público e privado. Assim podemos discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jesse Trindade dos Santos, “Alegrete tem um dos maiores potenciais turísticos do estado, é um município rico em cultura, história e belezas naturais, cabe a poder público criar ferramentas para fomentar a economia com essa riqueza natural, isso gera renda, gera novas vagas de emprego, novas empresas do ramo turístico, hoteleiro e da alimentação, e essa a função principal da Secretaria, desenvolver a cidade economicamente”.

DPCom PMA  

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro

Ninguém esperava que na manhã deste domingo, 20 de setembro, data que recorda o dia em que teve início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 1835, um grupo de Cavalarianos desfilaria pelas ruas do Alegrete mantendo a tradição, mesmo em tempo de pandemia.

Aproximadamente 30 cavalarianos de diversas idades, se concentraram na Av Ibicuí, aos fundos do Parque de rodeios, a principio a cavalgada seguiria ao interior do município, mas de ultima hora decidiram seguir o caminho do desfile tradicional seguindo pela Av Ibicuí passando a ponte, subindo pela Barão do Amazonas, parando na Praça Getúlio Vargas, onde fizeram uma oração e Falaram um pouco sobre o motivo da cavalgada.

Logo depois os cavalarianos seguiram em direção a Praça nova, por onde passavam, a população e motoristas, aplaudiam e se solidarizavam com o evento dando prioridade nas preferencias para que a cavalgada passa-se.

Sem nenhum intuito politico, vinculo com instituição, apenas um grupo de amigos que se reuniu por whatsapp, o evento não teve nenhum transtorno, todos os cavalos estavam com o atestado veterinário em dia, os cavalarianos usando mascaras, e mantendo um distanciamento considerável entre eles.

A cavalgada dispersou na Praça Nova, logo após o agradecimento dos organizadores e a oração de um Pai Nosso.

Confira mais imagens e os videos da Cavalgada abaixo:

 

 

Fotos e Videos: Alex Stanrlei/Em Questão

 

Continue lendo

Cidade

Cerração encobre Alegrete nesta manhã

Clima ameno de 17 graus centígrados, cerração espessa e previsão de um dia ensolarado com temperatura acima de 26 graus centígrados.

A sexta-feira amanheceu assim em Alegrete. Um forte nevoeiro, que encobre toda a cidade.

Mas quem sair para trabalho ou passeio prepare roupas leves. Vai fazer calor. O famoso cerração baixa, sol que racha.

Continue lendo

Cidade

Servidores Municipais divulgam edital de convocação de Assembleia Geral Extraordinária

A mais de dois messes, um grupo de servidores municipais vem se preparando para formar uma chapa e disputar a Presidência do sindicato da categoria.

O grupo alega que o sindicato não está mais atuante e não resolve mais questões em relação aos servidores, além de estar envolvido em decisões políticas, tirando o foco da organização e não dá espaço para que novas chapas se inscrevam tendo em vista o espaço  de tempo previsto no edital de inscrição.

“Achamos que o processo eleitoral deve ser mais amplo e muito mais divulgado, para que todos os servidores associados possam ter acesso a todas as informações do edital.” nos escreveu por mensagem  um dos servidores.

Segundo relatos, o edital teria sido colocado na porte do sindicato, que compartilha sua sede com outra associação, por volta das 8 horas da manhã e retirado logo após o meio dia no 20 de agosto, favorecendo assim a chapa da atual Diretoria.

Já o atual presidente, Angelo Tertuliano, informou que o edital foi lançado de acordo com o Artigo 22 inciso 2º do Estatuto do Sindicato, que  de acordo com o Estatuto, a divulgação pode ser feita na sede do próprio Sindicato.

Confira o edital afixado na porta do Sindicato dos Municipários de Alegrete

“Nunca fizemos do sindicato, um braço politico, tratamos todo o processo de convocação, dentro dos prazos e clareza que prevê o estatuto , é um direito dos que estão descontentes, buscarem seus direitos na justiça” comentou o atual presidente do sindicato dos servidores municipais.

O grupo de municipário em reunião, decidiram convocar uma nova Assembléia Geral, que você pode conferir o texto na integra abaixo.

 

Continue lendo

Popular